IMPRIMIR VOLTAR
B. Engenharias - 1. Engenharia - 14. Engenharia
ACIONADOR SONORO SELETIVO PARA DEFICIENTES FÍSICOS.
Jean Carlos Rodrigues 1
Fernando Girodo Brito  1
(1. Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais/CEFETMG/DES)
INTRODUÇÃO:

O projeto, acionador sonoro seletivo, surgiu com o objetivo de contribuir para melhoria de vida dos portadores de necessidades especiais ou aumentar a comodidade da sociedade em geral.

O acionador sonoro seletivo, em termos gerais, é um circuito utilizado para acionar determinados aparelhos eletro-eletrônicos equipados para tal. O acionamento é feito através de uma fonte sonora com freqüência constante. Um dispositivo muito usado como fonte de onda sonora é um apito cuja freqüência depende da posição do êmbolo.

O acionador deve ser ajustado de forma a escolher a nota que sensibilizará e acionará a carga (eletro-eletrônico). Esse projeto poderá ser implantado com diversos fins tais como: abertura de portas, acionamento de luzes e várias outras cargas que possa aumentar o grau de autonomia de um portador de necessidades especiais ou mesmo para o conforto daqueles que desejarem obter o acionador sonoro.

METODOLOGIA:

Circuito acionador da carga: circuito gerador do apito (tom). O diagrama do aparelho pode ser dividido em três Blocos: 1)Circuito de alimentação composto por uma fonte de baixa tensão. 2) Circuito de oscilação composto por um oscilador de duplo T, ajustado para produzir uma oscilação amortecida. Isso significa que para entrar em funcionamento, o circuito precisa de um estímulo inicial que é dado justamente pelo sinal de um microfone. O oscilador opera com máxima intensidade, apenas se o sinal excitador tiver a mesma freqüência para o qual o duplo T é sintonizado. 3) Circuito de potência, recebe os sinais obtidos na saída do oscilador de duplo T dispara um SCR que aciona uma pequena lâmpada de aviso que indicará a recepção do sinal de freqüência correta, indicando o reconhecimento do sinal pelo circuito e acionando a carga desejada.

O projeto foi montado no Laboratório Aberto de Ciência, Tecnologia, Educação e Arte (LACTEA), com componentes comerciais, onde usamos a bancada do laboratório para realizarmos os testes ainda em protobord. Primeiramente testamos o apito com o êmbolo ajustável, depois testamos com o apito eletrônico. Depois de realizados os testes, instalamos o projeto no laboratório onde a luz é acessa através do apito eletrônico.

RESULTADOS:

O projeto foi implantado no Laboratório Aberto de Ciência, Tecnologia, Educação e Arte (LACTEA) do Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET-MG). O acionador sonoro seletivo depois de ajustado apresentou uma ótima seletividade e sensibilidade, pois atendeu com boa precisão os comandos sonoros além de desprezar os ruídos do ambiente. A carga que usamos no teste foi uma lâmpada, mas estamos pesquisando a viabilidade desse projeto ser empregado em varias outras aplicações e lugares. Este objeto faz parte de uma série de projetos desenvolvidos no Laboratório Aberto de Ciência, Tecnologia, Educação e Arte (LACTEA) do Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET-MG), aonde um trabalho de investigação sobre pedagogia de projetos vem servindo de base à proposição de novos processos de ensino-aprendizagem, voltados para o desenvolvimento científico, tecnológico e humanístico de estudantes de Engenharia, bem como para o incentivo às inovações de materiais, equipamentos e tecnologias.

CONCLUSÕES:

O projeto desenvolvido muito beneficiará os portadores de necessidades especiais facilitando o seu deslocamento e agilizando as tarefas cotidianas, além do mais esse projeto possui um baixo custo de o que torna viável a sua implementação em residências e instituições de auxilio a pessoas com necessidades especiais. Dessa forma podemos contribuir para a melhoria de vida de várias pessoas e alcançar o objetivo social dos alunos envolvidos neste projeto.

Instituição de fomento: Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais/CEFETMG
 
Palavras-chave: Acionador sonoro; Comando sonoro; Deficientes físicos .
Anais da 58ª Reunião Anual da SBPC - Florianópolis, SC - Julho/2006