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G. Ciências Humanas - 7. Educação - 12. Ensino de Ciências

OPINIÕES DE ALUNOS SOBRE O LIVRO QUÍMICA E SOCIEDADE

Sumara Teixeira Alves 1
Cândida Emanuela de Jesus 1
Wildson Luiz Pereira dos Santos 1
(1. de Química da Universidade de Brasília / IQ - UnB.)
INTRODUÇÃO:

O livro didático é ainda o principal recurso utilizado no ensino de ciências, tendo papel central de organização e direcionamento da prática em sala de aula, tanto para professores quanto para alunos. No Instituto de Química da Universidade de Brasília, têm sido produzidos materiais didáticos pelo Projeto de Pesquisa em Ensino de Química e Sociedade - PEQUIS - cuja coleção é denominada Química e Sociedade. Esses livros incorporam novas propostas metodológicas que vêm sendo desenvolvidas por outros materiais didáticos de Química inovadores desde a década de 1980. Essas propostas incluem atividades, experimentos e textos que buscam levar os alunos a compreenderem o significado conceitual, incentivando o espírito crítico, a interpretação e a proposição de modelos. Os livros do grupo PEQUIS apresentam ainda um diferencial por introduzir abordagem temática integrada ao conteúdo químico, buscando consolidar a formação dos estudantes como futuros cidadãos engajados com as questões relativas à ciência e à tecnologia. Além disso, o livro tem uma diagramação bastante arrojada, com amplas ilustrações em um formato que lembra uma revista. O objetivo deste trabalho é identificar e analisar opiniões apresentadas por alunos do Ensino Médio do Distrito Federal em relação a um dos livros da coleção “Química e Sociedade” adotado como livro texto em 2004. Os resultados apontam características importantes sobre o livro, fornecendo subsídios para a sua revisão e o seu papel enquanto livro inovador.

METODOLOGIA:
O livro analisado foi o módulo 1 da coleção “Química e Sociedade - A Ciência, os Materiais e o Lixo”. Os dados foram coletados a partir de questionário de avaliação do livro aplicado a quatro turmas de três escolas do Ensino Médio do Distrito Federal, sendo duas públicas e uma particular, em que o livro foi adotado como livro texto. O instrumento foi aplicado no final do ano letivo de 2004. No questionário, os alunos responderam as formas de uso do livro que fizeram do livro e avaliaram parâmetros dos livros como o seu formato, as suas ilustrações, a organização dos conteúdos químicos, a quantidade de conteúdo apresentado, a linguagem usada na apresentação dos conteúdos, a abordagem do tema “Lixo”, os exercícios quanto à sua quantidade e qualidade, as atividades experimentais sugeridas. Os alunos apontaram ainda aspectos positivos, negativos e sugestões. Foi feita uma análise de conteúdo das respostas dos alunos, a qual nos permitiu identificar os aspectos mais relevantes apontados pela maioria dos alunos a respeito da obra analisada
RESULTADOS:

Foram obtidas respostas de 84 alunos. Desses a maioria havia adquirido o livro. Segundo os alunos, a principal forma de utilização do livro em sala de aula foi a resolução de exercício e a leitura na sala de aula para acompanhar a aula. Em casa, o livro foi usado para resolver exercícios e rever a matéria. Dez estudantes relataram que sentiram necessidade de consultar o livro, pois o livro não continha todo o conteúdo, sendo que a maioria disse não ter consultado outros livros. Com relação à aprendizagem, nove alunos apontaram que o livro não ajuda na aprendizagem dos conceitos, enquanto a grande maioria considera que o livro ajuda na aprendizagem. Com relação aos parâmetros de análise do livro, todos os aspectos foram avaliados pela maioria dos alunos como sendo positivos. Os aspectos mais positivos destacados pelos alunos foram a abordagem temática, as ilustrações do livro, o formato do livro e os exercícios. Os aspectos que os alunos apresentaram maior grau de insatisfação forma em relação aos exercícios, a linguagem do livro e a quantidade de conteúdo do livro, sendo que os aspectos que tiveram menor grau de insatisfação foram em relação à abordagem do tema, as ilustrações do livro e a organização do livro. Quando solicitado para apresentar aspectos positivos, os dois parâmetros mais destacados foram as ilustrações e o conteúdo. Em relação aos aspectos negativos os alunos comentários o fato do formato do livro permitir que o livro rasgue facilmente, a existência de poucos exercícios, além de ter pouco conteúdo e a linguagem ser um pouco difícil.

CONCLUSÕES:

A maioria dos alunos está muito satisfeita com o livro e julga que ele apresenta mais aspectos positivos, do que negativos. O fato de os autores ter selecionados os conteúdos mais relevantes, excluindo conteúdos com menor significação e ter priorizado mais exercícios de compreensão conceitual do que exercícios de memorização e de cálculo fizeram com que alguns alunos identificassem o livro como tendo pouco conteúdo e pouco exercício. Todavia, deve-se destacar que para a maioria dos alunos, tanto a quantidade de conteúdo, quanto a quantidade de exercícios está suficiente. Constatou-se também que para os alunos, as ilustrações e o formato físico do livro são atributos importantes do livro. A abordagem metodológica usando textos, experimentos e atividades que auxiliam o aluno a compreender os conceitos e exploram o significado conceitual parece ter facilitado o processo ensino-aprendizagem, porém, isso gerou certo estranhamento, pois apesar de a maioria gostar da linguagem do livro, vários alunos comentaram que ela é um pouco complexa. Em relação á abordagem temática, essa se configurou como um ponto de destaque do livro que praticamente não foi vista como aspecto negativo, tendo sido o parâmetro positivo mais destacado pela grande maioria dos alunos. Os resultados indicam que mudanças pedagógicas nos livros são bem vistas pelos alunos, apesar de alguns manterem certa ressalva talvez por estranharem o livro em relação aos demais que eles já estão acostumados a trabalhar.

Instituição de fomento: CNPq
Trabalho de Iniciação Científica  
Palavras-chave: livro didático; análise de livro didático; ensino de Química.
Anais da 58ª Reunião Anual da SBPC - Florianópolis, SC - Julho/2006