IMPRIMIR VOLTAR
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 4. Educação Básica

PROJETO BURAREIRO: POLITECNIA E EDUCAÇÃO INTEGRAL À LUZ DA PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA

Antônio Carlos Maciel  1
Rute Moreira Braga  2
(1. Universidade Federal de Rondônia-UNIR; 2. Grupo de Pesquisa FEPHC-CEPED/ UNIR)
INTRODUÇÃO:

Este trabalho trata dos resultados de uma experiência pedagógica, o Projeto Burareiro de Educação Integral, realizada no Município de Ariquemes, Estado de Rondônia, que teve por objetivo demonstrar a aplicabilidade do princípio de politecnia aos processos de ensino-apredizagem de uma proposta de educação integral, concebida pela perspectiva histórico-crítica. Assim, a relevância dessa pesquisa consiste em desenvolver uma experiência pedagógica de educação integral, que se coloque como alternativa às propostas oficiais de “jornadas ampliadas”, “tempo integral” e de “atividades diversificadas”, destinada aos setores mais empobrecidos da sociedade. Ora, levando em consideração que o objetivo da educação integral, por essa perspectiva, é a superação dos efeitos causados às faculdades humanas pela divisão social e técnica do trabalho, desenvolve-se o conceito de politecnia a partir das concepções marxianas de educação elaboradas para a OIT e orientadoras da política educacional da Comuna de Paris, como forma de resgatar as potencialidades das faculdades humanas, através de processos pedagógicos integradores da racionalidade, enquanto desenvolvimento das dimensões lógico-cognitivas; de habilidades físico-motoras, enquanto expressão de habilidades; da sensibilidade, como potencialização de todos os sentidos; e de sociabilidade, como participação produtiva e política na sociedade.

METODOLOGIA:
A pesquisa teórica concentrou-se na revisão bibliográfica e documental de dois períodos históricos: o da era das revoluções européias 1848-1971 e o da emergência dos CIEPs no Rio de Janeiro. No primeiro período, o foco da investigação foi centrado na interpretação acerca da unidade entre educação intelectual, física e tecnológica, cujos desdobramentos vão determinar a noção de educação integral; no segundo período, na concepção original dos CIEPs. Na pesquisa de campo, utilizou-se uma adaptação do laboratório social às concepções metodológicas da pedagogia histórico-crítica, surgindo, então, o laboratório social histórico-crítico, constituído por três movimentos intercomplementares: a preparação, o laboratório e o monitoramento. A preparação consiste de quatro ações: o levantamento, o diagnóstico, os cenários e o planejamento estratégico-situacional; o laboratório consiste de outras quatro ações: os cursos de formação teórica, a demonstração, a avaliação e a experimentação; o monitoramento, de duas ações: verificação de desempenho por escopo integrado (atividades afins e metas) e a avaliação de desempenho integral por objetivo. Assim, pode-se verificar: é possível uma educação integral de caráter politécnico? Se for, quais as condições para a sua viabilidade em áreas da periferia urbana em situação de extrema pobreza?
RESULTADOS:

Do ponto de vista teórico: as interpretações da concepção marxiana de educação integral restringem-se à unidade de educação e trabalho por uma escola unitária; dados os três fundamentos conceituais: educação intelectual, física e tecnológica, este último é identificado com o de politecnia; na medida em que a reconstituição das faculdades humanas fragmentadas só pode se dá pela superação da divisão social e técnica do trabalho, através de processos educativos integradores, a politecnia ultrapassa a dimensão tecnológica, consistindo-se na unidade das três dimensões. Assim, politecnia é o principio pedagógico que se constitui de processos educativos integradores das dimensões intelectual, física e tecnológica, transformada nesse estudo em racionalidade, habilidade, sensibilidade e sociabilidade. Do ponto de vista experimental: a reconstituição das faculdades humanas (particularmente de alunos e professores) é possível através de processos de aprendizagem interdisciplinar com base num currículo multidimensional, tanto integrando conhecimentos parcelados (disciplinas), quanto áreas (educação, cultura, esporte, saúde, profissionalização e cidadania) supostamente estanques, por meio da interação prática-teoria-prática; em situações de supervisão e orientação pedagógicas intensivas, nas quais os processos pedagógicos são sistematicamente acompanhados, de acordo com os objetivos de formação e competição por área, os resultados são alcançados em curto espaço de tempo.

CONCLUSÕES:
O conceito de politecnia está classicamente associado ao de tecnológico e tem sido utilizado para enfatizar a importância do trabalho na educação do trabalhador. De acordo com esse estudo, em função do desenvolvimento tecnológico da sociedade, esta concepção é insuficiente para superar a fragmentação humana, cabendo não só recuperar as fissuras no âmbito da divisão técnica, mas também no da divisão social, o que conceitualmente é possível transformando-se politecnia em unidade das dimensões intelectual, física e tecnológica da educação, segundo a noção marxiana, ou, atualizando, em unidade das dimensões de racionalidade, habilidade, sensibilidade e sociabilidade. Nessa perspectiva existem várias experiências de educação integral nos sistemas de ensino para as classes abastadas e arremedos dessas experiências, muito localizadas, nos sistemas públicos de ensino. Esse experimento pedagógico comprova: é possível aos sistemas oficiais de ensino instituir a educação integral politécnica; desde que os recursos humanos sejam capacitados (particularmente professores e gestores), os resultados pedagógicos, em termos de desempenho e satisfação, são imediatos; os custos variam entre 136%, no primeiro ano, e 81%, a partir do segundo ano, mais caro que os custos do ensino regular, custos, todavia, que implicam diretamente no aumento de renda das famílias dos alunos e, indiretamente, na diminuição de gastos com saúde, delinqüência infanto-juvenil, além de eficientizar a formação profissional.
Instituição de fomento: Prefeitura Municipal de Ariquemes
 
Palavras-chave: Politecnia; Educação Integral; Pedagogia Histórico-Crítica.
Anais da 58ª Reunião Anual da SBPC - Florianópolis, SC - Julho/2006