IMPRIMIR VOLTAR
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 12. Ensino de Ciências
PROPOSTA DE ATIVIDADE DIDÁTICA PARA A ANÁLISE DA DIVERSIDADE DE FAUNA DE SOLO
Sandra Camile Almeida Mota 1
Eduardo Barroso de Souza 1
Tânia Tarabini Castellani  1
Benedito Cortês Lopes 1
(1. Centro de Ciências Biológicas, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC))
INTRODUÇÃO:
O solo é o habitat de um grande conjunto de organismos que estão em constante interação e cujas atividades determinam, em grande parte, as propriedades físicas, químicas e biológicas do solo por alterá-las de diferentes modos. Vários exemplos mediados por esses organismos contribuem, por exemplo, para a fertilidade de um solo, seja pela mineralização de nutrientes a partir da matéria orgânica, pela fixação de nitrogênio, ou pela solubilização de fosfato. Dentre os artrópodos estão os insetos da macrofauna de solo que atuam na ciclagem de nutrientes por fragmentação e ingestão de material presente no folhiço. Estes animais interagem com outros microorganismos, os quais decompõem e mineralizam os detritos, afetando a estrutura do solo e alterando as suas propriedades físicas e biológicas.
METODOLOGIA:
Foi realizada na disciplina ECZ-5105 (Ecologia de Comunidades II) do Curso de Ciências Biológicas da UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina), uma atividade que pode servir como base didática para o ensino de ciências, com ênfase na análise da diversidade da fauna de solo. Para isso, a turma de 25 alunos foi dividida em 5 equipes de 5 integrantes. Cada equipe escolheu um local aleatoriamente e recolheu cinco amostras ao acaso. A amostra consistiu numa área de 20 x 20 cm onde todo o folhiço foi recolhido. Este folhiço foi colocado em uma bandeja branca e 2 integrantes da equipe procuraram pelos animais ali presentes durante 5 minutos, recolhendo-os com o auxílio de pinças e pincéis. Os animais encontrados eram capturados e conservados em tubos de vidro com álcool etílico a 70ºGL para posterior identificação. Este estudo foi realizado na UCAD (Unidade de Conservação Ambiental Desterro) em Florianópolis, SC, porém ele poderia ser feito em qualquer local, como o próprio pátio da escola.
RESULTADOS:
Numa prática escolar, após estes procedimentos, os alunos avaliariam a variedade de animais encontrados (classificando-os por classe ou até onde for possível), podendo utilizar lupas para auxiliá-los na identificação.
CONCLUSÕES:
Assim, eles observariam a imensa atividade biológica do solo (tanto o número de indivíduos quanto as variadas espécies; por exemplo: diferentes espécies de formigas num mesmo local), e também pode servir como princípio para explicar a ciclagem de nutrientes na natureza, sucessão ecológica, entre outros temas que podem ser abordados.
 
Palavras-chave: ensino de ciências ; diversidade biológica; fauna de solo.
Anais da 58ª Reunião Anual da SBPC - Florianópolis, SC - Julho/2006