IMPRIMIR VOLTAR
A. Ciências Exatas e da Terra - 4. Química - 4. Química de Produtos Naturais

COMPOSIÇÃO DO ÓLEO ESSENCIAL DAS CASCAS DE Croton cajucara BENTHAM

 

Fabiano Rosa da Silva 1
Domingos Sávio Nunes  1
Valdir Cechinel Filho  2
Alberto Wisniewski Junior  3
Clélia Akiko Hiruma-Lima 4
(1. UEPG - Depto. de Química, Ponta Grossa, PR; 2. UNIVALI - NIQFAR, Itajaí, SC; 3. FURB - IPTB, Blumenau, SC; 4. UNESP - IB - Depto. de Fisiologia, Botucatu, SP)
INTRODUÇÃO:
A espécie Croton cajucara BENTHAM (Euphorbiaceae), conhecida principalmente como sacaca, é um arbusto grande de até 6 m de altura, nativo da Amazônia e com centro de dispersão no estado do Pará. Trata-se de uma espécie pioneira - que dá início a recuperação da cobertura vegetal em áreas devastadas. A presença de linalol nas folhas desta arvoreta em proporções acima de 60% foi demonstrada há trinta anos, trazendo a esperança de que um sucedâneo para o pau-rosa (Aniba duckei) tivesse sido encontrado - o que, entretanto, não se confirmou. Por outro lado, o chá das cascas de sacaca é utilizado tradicionalmente na Amazônia contra diabetes, inflamações do fígado, vesícula e rins, para baixar o índice de colesterol, como auxiliar no tratamento de malária, e contra azia, gastrite e má digestão causadas pela ingestão de bebidas alcoólicas. Já demonstramos anteriormente que os principais componentes bioativos apolares das cascas desta espécie vegetal são o óleo essencial (~1%) e o diterpeno desidrocrotonina (~0,85%). Obtivemos novamente uma amostra grande do óleo essencial das cascas, suficiente para permitir o prosseguimento do estudo das suas atividades biológicas. Apresentamos aqui a identificação dos constituintes químicos presentes nesta amostra de óleo essencial das cascas de C. cajucara, utilizando análises por cromatografia gasosa acoplada a espectrometria de massas.
METODOLOGIA:
Galhos e caules de sacaca foram coletadas em Santarém - PA, separando-se as cascas do material vegetal ainda fresco. Foram obtidos ~27 Kg de cascas após secagem a temperatura ambiente. O material já moído foi identificado inequivocamente pela demonstração cromatográfica (CCD) da presença simultânea de desidrocrotonina e do triterpeno ácido acetilaleuritólico. Para a extração do óleo essencial foi construído um extrator de arraste de vapor com peças de alumínio e vidro. As condições de operação do extrator foram ajustadas experimentalmente, passando-se a extrair 2 Kg de cascas secas e moídas em cada partida, com um rendimento médio de 0,9%. Os componentes do óleo essencial homogeneizado foram analisados utilizando-se um sistema composto por cromatógrafo gasoso VarianÒ CP-3800 acoplado a um espectrômetro de massas SaturnÒ. Foi utilizada uma coluna capilar apolar CP-Sil 8 CB Low Bleed/MS de 30 m, 0,25 mm de espessura e filme de 0,25 µm, com hélio como gás de arraste num fluxo constante de 1 mL/min. A temperatura do injetor foi fixada em 250oC, programando-se o aquecimento do forno para 60oC por 3 min, subindo 5oC/min até 220oC e aí permanecendo por mais 15 min. Os componentes foram identificados comparando-se seus índices de Kováts com dados publicados e em seguida seus espectros de massas com dados sugeridos pelo sistema.
RESULTADOS:
O óleo essencial apresentou composição terpenoídica com alta proporção de sesquiterpenos. O linalol (1,4%) e o borneol (1,1%) aparecem como os representantes majoritários dos monoterpenos. Os principais sesquiterpenos encontrados são: a-copaeno (18,9%), cipereno (8,5%), a-santaleno (5,2%), (+)-ciclosativeno (4,7%), trans-a-bergamoteno (4,0%), d-cadineno (3,9%), a-calacoreno (3,6%), alo-aromadendreno (2,8%), espatulenol (2,7%) e a-cubebeno (1,2%).
CONCLUSÕES:
A composição encontrada para o óleo essencial seria uma explicação nova para as atividades antiulcerogênica (com notável efeito curativo) e antiinflamatória, que foram determinadas em nosso grupo de pesquisas anteriormente. Além disto, a razoável proporção de a-copaeno presente sugere que sejam realizados testes para atração e controle de insetos do gênero Sitophilus (Coleoptera, Curculionideae) - pragas do milho e do arroz estocados.
Instituição de fomento: CNPq
Trabalho de Iniciação Científica  
Palavras-chave: Croton cajucara; óleo essencial da casca; CG-EM.
Anais da 58ª Reunião Anual da SBPC - Florianópolis, SC - Julho/2006