IMPRIMIR VOLTAR
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 6. Educação Especial
O PROCESSO DE IDENTIFICAÇÃO E ORIENTAÇÃO DE ALUNOS COM INDICATIVOS DE ALTAS HABILIDADES NA CIDADE DE SANTA MARIA/RS
Letícia de Brum Passini  1
Soraia Napoleão Freitas  2
Andréia Jaqueline Devalle Rech  3
Karine Sefrin Speroni  4
Luciana de Oliveira Fortes  4
Mirian de Oliveira Maciel  4
(1. Apresentadora e bolsista PIBIC. Acadêmica do Curso de Educação Especial/UFSM; 2. Coord. da Pesquisa, Profª. Drª. do Departamento de Educação Especial/UFSM.; 3. Participante do projeto. Educadora Especial, Mestranda em Educação/UFSM.; 4. Participante do projeto. Acadêmica do Curso de Educação Especial/UFSM.)
INTRODUÇÃO:
A Educação Especial voltada para o desenvolvimento e estimulação do potencial humano é uma das maiores preocupações do mundo moderno, que considera o indivíduo como uma de suas grandes fontes de recursos. Por isso, o presente projeto tem como principal objetivo identificar e orientar alunos com características de altas habilidades, matriculados em escolas da Rede Pública Estadual de Santa Maria-RS. Com isso, pretende-se conscientizar pais e professores sobre a importância de valorizar potencialidades, melhorando assim, as relações sociais das crianças com a comunidade nas quais estão inseridas. A identificação dos alunos com altas habilidades não é uma forma de rotular esses sujeitos, mas sim de estabelecer ações pedagógicas adequadas que venham ao encontro das necessidades educacionais, sociais e emocionais das quais eles carecem.
METODOLOGIA:
Para dar início à pesquisa foram contatadas quatro escolas da rede estadual que haviam, previamente, demonstrado interesse em participar. Através de leituras discutidas e palestras de conscientização ministradas pelas participantes do projeto, a temática foi esclarecida a fim de preparar a comunidade envolvida no trabalho. Orientados por uma lista de indicadores, os professores destacaram alguns de seus alunos. Em um segundo momento, realizou-se um sociograma com o propósito de selecionar as crianças com indicativos de altas habilidades. Em uma próxima etapa, entrar-se-á em contato com os responsáveis por essas crianças, com intuito de conscientizá-los sobre a importância de estimular e desenvolver talentos, obtendo, posteriormente, autorização para trabalhar diretamente com elas. Após a identificação dos alunos com características de altas habilidades, estes serão encaminhados ao Programa de Incentivo ao Talento (PIT), projeto de extensão vinculado a esta pesquisa, para que tenham suas necessidades educacionais atendidas na medida do possível. É válido ressaltar que o presente projeto encaminha anualmente crianças com características de altas habilidades ao PIT.
RESULTADOS:
Registra-se que somente uma das quatro escolas contatadas não demonstrou interesse em dar continuidade com a pesquisa. Nas outras três interessadas, através da lista de indicadores foram identificados 207 alunos. Após a realização do sociograma, 67 crianças foram selecionadas por terem maior probabilidade às altas habilidades. Com a temática esclarecida, esses alunos foram mais compreendidos por seus educadores e pais, melhorando então sua auto-estima e suas relações sociais. Na próxima fase da pesquisa, os responsáveis por essas crianças serão consultados e, através dos dados recolhidos, novos alunos serão selecionados. Dessa forma, os novos selecionados terão a oportunidade de receber um atendimento diferenciado, no qual lhes será proporcionado um ambiente estimulante e enriquecedor.
CONCLUSÕES:

Os resultados demonstram a grande relevância do estudo, já que várias crianças tiveram a oportunidade, fora do espaço escolar, de ampliarem seus conhecimentos, sendo mais estimuladas e incentivadas. Identificar esses alunos é uma forma de proporcionar a criação de novas atitudes no meio social e escolar, melhorando a qualidade de vida dos mesmos dentro e fora da escola. Com a continuidade do projeto, mais crianças terão a chance de desenvolver suas capacidades. Assim, espera-se que a pesquisa incentive a população a pensar a respeito das altas habilidades, a fim de que tais alunos consigam ajustar-se socialmente e realizar-se pessoalmente. Atender as necessidades educacionais especiais destas crianças, identificando-as e orientando-as, é uma responsabilidade de todas as pessoas ligadas à educação, e, principalmente, dos educadores.

Instituição de fomento: Projeto de Pesquisa desenvolvido com auxílio do PIBIC/CNPq.
Trabalho de Iniciação Científica  
Palavras-chave: Altas Habilidades; Identificação; Orientação.
Anais da 58ª Reunião Anual da SBPC - Florianópolis, SC - Julho/2006