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F. Ciências Sociais Aplicadas - 6. Planejamento Urbano e Regional - 3. Serviços Urbanos e Regionais
O SUPER PORTO DO ESPADARTE NO IMAGINÁRIO DA POPULAÇÃO DO MUNICIPIO DE CURUÇÁ NO ESTADO DO PARÁ.
Jacqueline Santana Cordeiro da Rosa 1
Dalton Davis Favacho da Rocha 1
André Luiz Torquato Carneiro 1
(1. UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ)
INTRODUÇÃO:
Distante 130 Km da capital paraense, Belém, o município de Curuçá, de aproximadamente trinta mil habitantes, abrigará a possível construção do quarto maior porto Off-shore do mundo, o Porto do Espadarte. O terminal portuário será construído em uma área de preservação ambiental, Ponta da Romana na Ilha dos Guarás a 10 Km da sede do município.O projeto começou a ser pensado há 25 anos pela iniciativa privada após o estudo de viabilidade técnica de construção de um porto que atendesse a demanda de exportação da Companhia Vale do Rio Doce (CVRD). O estudo constatou que o local possui o maior calado da América Latina (25 m), onde navios de até quatrocentas mil toneladas poderiam atracar, além da área está livre de assoreamentos. Entretanto, por questões de influência política, o estado do Maranhão acabou por ser priorizado como local de construção do porto que servisse principalmente ao escoamento da produção de grãos e minérios paraenses. Para a Companhia que administra os portos paraenses (Companhia Docas do Pará - CDP), o Porto do Espadarte apresenta várias vantagens em relação aos outros terminais do estado e do país por possuir uma localização geográfica próxima dos grandes produtores de grão e minérios e dos mercados internacionais. O empreendimento volta às discussões fundamentadas no momento em que o Brasil vive a euforia do aumento de suas exportações. Os seus portos operam no limite de sua capacidade, então, o escoamento produtivo via Espadarte, se apresenta como uma alternativa plausível. Este estudo tem por objetivo aferir o grau de expectativa dos munícipes a respeito da provável construção do super porto nas proximidades da sede municipal. A pesquisa é relevante pois embasa e fomenta análises que atualmente vem sendo feitas por políticos e sociedade organizada a respeito dos impactos ambientais, sociais e econômicos decorrentes da possível inauguração do empreendimento.
METODOLOGIA:

O trabalho desenvolveu-se em três etapas de coleta de dados que vão de fevereiro de 2004 a Fevereiro de 2006, os dois primeiros em Curuçá-Pa e o último na capital do estado. Primeiramente constou de entrevista com três intelectuais, sendo dois da própria localidade e um de Belém-Pa. Em seguida aplicou-se formulários de pesquisa a cinqüenta moradores –homens e mulheres– representantes da população tradicional (agricultores, pescadores, coletores de caranguejo). Por fim, pesquisa em periódicos e acompanhamento de entrevistas de políticos da região em programas radiofônicos e televisivos; o esforço resultou na hipótese das expectativas das classes empresarial, comercial e política curuçaense.

RESULTADOS:

Constatou-se que no âmbito de intelectuais curuçaenses entrevistados e/ou dos que lançam suas análises ao município, há e sempre houve uma preocupação de não se permitir a reprodução dos males sociais e econômicos resultantes dos grandes projetos pensados para a região amazônica nas últimas décadas (prostituição, exclusão da mão-de-obra local, desequilíbrio ambiental, abandono de atividades econômicas tradicionais, culturais, folclórica etc.). Para a população tradicional o super porto apresenta-se – no imaginário da maioria – como ponto inicial de um desenvolvimento que irá atingir a todos indistintamente dinamizando a mobilidade social; retirando-a, assim, da inércia sócio-econômica em que estivera envolvida historicamente. No que tange aos empresários e comerciantes, classes que se confundem com a dos políticos, a perspectiva é de evolução e incremento do poder econômico e político através da pretensão preservacionista de suas posições de destaque e mando verificados desde agora.

 

 

CONCLUSÕES:

A população do município de Curuçá-Pa, representada pelos informantes contactados, independentemente da posição que ocupa na pirâmide social espera com otimismo e pouca reserva o início das obras anunciadas. Excetuando-se os intelectuais que ponderam cautelosamente diante de tal otimismo, as expectativas dos habitantes do município está num macro-reaparelhamento dos aspectos que compõem a sociedade local deslanchando de vez a região como uma das mais importantes áreas portuárias, e logísticas regional, nacional e internacional. Apesar de tanta euforia, até o momento, período em que o projeto ganha cada vez mais apoio político e empresarial, ainda não se verifica a existência de nada concreto que assegure a participação popular nos benefícios do projeto.

 

 

Trabalho de Iniciação Científica  
Palavras-chave: SUPER PORTO; ESPADARTE; CURUÇÁ.
Anais da 58ª Reunião Anual da SBPC - Florianópolis, SC - Julho/2006