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F. Ciências Sociais Aplicadas - 3. Turismo e Hotelaria - 1. Turismo e Hotelaria

Análise espacial e percepção sobre a demanda turística do evento da EXPOZEBU-Uberaba-MG.

Idelma Maria de Oliveira  1
Paulo Sergio da Silva  1, 2
Ana Paula Cunha de Oliveira  1
(1. Universidade de Uberaba; 2. Universidade Federal de Uberlândia/Doutorando Geografia do Turismo)
INTRODUÇÃO:

O artigo que segue é resultado de uma pesquisa de percepção aplicada durante o evento da Exposição de Gado Zebu-EXPOZEBU na cidade de Uberaba-MG no ano de 2005, através de uma parceria entre a Universidade de Uberaba-UNIUBE e a Associação Brasileira dos Criadores de Gado Zebu-ABCZ, objetivando fazer uma avaliação sobre a demanda turística envolvida durante a realização do evento. Diante da importância que a EXPOZEBU assumiu ao longo de sua história como um evento responsável pelo aumento significativo de visitantes e de renda para a economia local, sentimos a necessidade de elaborar um estudo que fosse capaz de fazer um esboço sobre os seus valores agregados, condicionando a formulação de diretrizes para os próximos eventos. Os dados coletados foram apresentados tanto para a Associação como para a Prefeitura Municipal como subsídio para o setor público e para o trade no sentido de criar oportunidades e incentivar a melhoria na infra-estrutura hoje oferecida. Os objetivos norteadores para a realização deste trabalho partiram inicialmente da coleta de informações em pontos estratégicos da cidade de Uberaba-MG sobre o evento e outros aspectos como trânsito, hospedagem, segurança e gasto per capita e após foi elaborada a tabulação dos dados repassá-los para os setores envolvidos.

METODOLOGIA:
Os procedimentos adotados para coleta de dados constituíram em duas etapas. Na primeira etapa efetuamos o planejamento e a coleta dos dados. Elegemos 5 Pontos de Coletas de Dados-PCD (URRY 1998), como o terminal rodoviário, o aeroporto e outras três vias de fluxo importantes na malha urbana. Após isso aplicamos 477 questionários com 20 perguntas fechadas e alternativas de 1 a 5 entre os dias 4 e 10 de maio de 2005. Na segunda etapa analisamos, tabulamos e formatamos o relatório.
RESULTADOS:
O público estimado de estrangeiros no evento foi da ordem de 702 pessoas, 25 mil pecuaristas e cerca de 400 mil pessoas. Esse fluxo geraram negócios de cerca de R$ 80 milhões de reais em leilões, R$ 900 mil reais nas áreas comercializadas no interior da feira, R$ 60 mil entre expositores, tecnologia e insumos, R$ 60 mil em alimentação, R$ 700 mil bilheteria e R$ 540 mil com expositores de Animais. Do outro universo de respostas obtidas destacamos que 77% dos entrevistados são do gênero masculino, no qual 54% afirmaram vida conjugal casados, em uma faixa etária entre 34 a 50 anos. 36% do publico afirmou nível de escolaridade superior, com uma renda de 30% de até 11 salários mínimos e 23% acima de 33 salários mínimos e um gasto médio diário de R$200,00 a R$ 500,00. Sobre o evento, 27% declararam que já vieram mais de quatro vezes, com média de dois a três dias de permanência e mostraram muito satisfeitos com a sua organização. Sobre a cidade, os índices que renderam maiores expressões indicaram para a segurança com 63% muito satisfeitos, a limpeza urbana com 56% totalmente satisfeitos, sinalizações e trânsito com 71% muito satisfeitos.
CONCLUSÕES:

A pesquisa apresentou como importante instrumento para ações no turismo local e regional. A Expozebu, como principal evento do município de Uberaba e também de âmbito mundial, traz para cidade visitantes de várias partes do país e do mundo. Atraídos, tanto para o evento principal, como os paralelos como: os leilões, os shows e as festas.

Instituição de fomento: Universidade de Uberaba/ABCZ-Associação dos Criadores de Gado Zebu/Prefeitura Municipal de Uberaba
 
Palavras-chave: Expozebu; Trade; Percepção.
Anais da 58ª Reunião Anual da SBPC - Florianópolis, SC - Julho/2006