IMPRIMIR VOLTAR
D. Ciências da Saúde - 3. Saúde Coletiva - 5. Saúde Coletiva

Perfil das Condições de Saúde de Universitários de uma Fasculdade do Interior Paulista

Eduarda Gimenes Corrêa 1
Célia Regina Covolan 1
Gustavo José Luvizutto 1
(1. Faculdade Marechal Rondon)
INTRODUÇÃO:
A atividade física é de fundamental importância na manutenção da saúde, pois é fator de prevenção de vários agravos. Sua falta, por outro lado, pode causar e agravar certas patologias. O objetivo deste trabalho foi descrever e analisar o perfil de atividade física, a auto-percepção de saúde e os desconfortos referidos por universitários adultos jovens da área de saúde de uma faculdade no interior de São Paulo.
METODOLOGIA:

Cada estudante respondeu dois formulários, um com questões relacionadas aos desconfortos músculo-esqueléticos (Nordic Musculoskeletal Questionnaire - NMQ) e outro sobre a prática de atividade física (IPAQ).

RESULTADOS:

207 estudantes dos cursos de fisioterapia e enfermagem formaram a casuística. Destes, 51 são do sexo masculino e 156 do sexo feminino, com idade entre 17 e 44 anos, tendo estudado em média 13,5+1,2 anos, sendo as ocupações administrativas as mais referidas pelos estudantes de fisioterapia e as da área da saúde as mais referidas pelos estudantes de enfermagem. A percepção geral da saúde percebida foi referida como “excelente, muito boa ou boa”, sendo a melhor percepção encontrada na faixa de idade entre 25 a 29 anos (85%). Quanto às regiões mais referidas por desconforto nos últimos 12 meses, temos: região dorsal (67), lombar (60), joelhos (45), tornozelo cervical e punho/mão (32), ombros (25). Sendo que as regiões: lombar e ombros (9), dorsal e joelhos (6) são as que mais causam impedimento de realização de atividades. O nível de atividade física, mostrou maior concentração das categorias de alta atividade na idade de 20 a 29 anos, sendo os acima e abaixo desta faixa etária considerados insuficientemente ativos.

CONCLUSÕES:

1) A aplicação do questionário demonstrou bom nível de satisfação dos estudantes em relação a sua saúde 2) Não foi observada diferença expressiva entre a auto-percepção da condição de saúde e o perfil de atividade física; 3) Maior atenção deve ser direcionada ao estimulo às atividades físicas dos grupos insuficientemente ativos e sedentários.

Trabalho de Iniciação Científica  
Palavras-chave: Desconforto; Percepção; IPAQ.
Anais da 58ª Reunião Anual da SBPC - Florianópolis, SC - Julho/2006