G. Ciências Humanas - 7. Educação - 14. Ensino Superior |
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REDES DE AÇÃO INTEGRADA: SOLIDARIEDADE NA GESTÃO E ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO NA EDUCAÇÃO SUPERIOR |
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Adriana Moreira da Rocha Maciel 1 |
João Dal Bello 1 |
Maria Helena da Silva Ramalho 1 |
Emir José Redaelli 1 |
Sérgio Augustin 1 |
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(1. Faculdade da Serra Gaúcha) |
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INTRODUÇÃO: |
Este estudo descreve o processo de construção de redes de desenvolvimento acadêmico, como dinâmicas emergentes das necessidades de gestão e organização do trabalho pedagógico na Educação Superior. |
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METODOLOGIA: |
À medida que se estabelecem os cenários decorrentes da implantação do Plano de Desenvolvimento Institucional e dos Projetos Políticos Pedagógicos dos diferentes cursos, surgem as demandas de apoio entre as diferentes áreas do conhecimento cujos limites epistemológicos são transpostos e formam elos, muitas vezes surpreendentes em sua natureza e funcionalidade. A abordagem prática da investigação-ação integrada guia o pensamento dos gestores do processo, permitindo uma constante leitura da realidade, pautada também no PE e na avaliação processual, utilizando indicadores quantitativos e qualitativos com resultados sistematizados semestralmente. |
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RESULTADOS: |
As principais redes formadas são originárias da articulação institucional da RADEPE – Rede Acadêmica de Desenvolvimento Profissional e Educacional e tratam de focos específicos como: Investigação-ação Educacional, Segurança Pública e Cidadania, Práticas Jurídicas e Sociais, Práticas e Estágios Profissionais. |
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CONCLUSÕES: |
Conclui-se que as redes de conhecimento instituem uma ação integrada, otimizam recursos, estabelecem contextos de inovação em uma inteligência organizacional sistêmica e integral, estabelecendo elos interdisciplinares em uma Pedagogia Universitária que se constrói a partir da ação nas áreas específicas do conhecimento científico e práxico. |
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Palavras-chave: Educação Superior; Redes de Ação Integrada; Trabalho Pegagógico. |
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Anais da 58ª Reunião Anual da SBPC - Florianópolis, SC - Julho/2006 |