IMPRIMIR VOLTAR
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 14. Ensino Superior

REDES DE AÇÃO INTEGRADA: SOLIDARIEDADE NA GESTÃO E ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO NA EDUCAÇÃO SUPERIOR

Adriana Moreira da Rocha Maciel 1
João Dal Bello 1
Maria Helena da Silva Ramalho  1
Emir José Redaelli 1
Sérgio Augustin 1
(1. Faculdade da Serra Gaúcha)
INTRODUÇÃO:

Este estudo descreve o processo de construção de redes de desenvolvimento acadêmico, como dinâmicas emergentes das necessidades de gestão e organização do trabalho pedagógico na Educação Superior. 

METODOLOGIA:

À medida que se estabelecem os cenários decorrentes da implantação do Plano de Desenvolvimento Institucional e dos Projetos Políticos Pedagógicos dos diferentes cursos, surgem as demandas de apoio entre as diferentes áreas do conhecimento cujos limites epistemológicos são transpostos e formam elos, muitas vezes surpreendentes em sua natureza e funcionalidade. A abordagem prática da investigação-ação integrada guia o pensamento dos gestores do processo, permitindo uma constante leitura da realidade, pautada também no PE e na avaliação processual, utilizando indicadores quantitativos e qualitativos com resultados sistematizados semestralmente.

RESULTADOS:

As principais redes formadas são originárias da articulação institucional da RADEPE – Rede Acadêmica de Desenvolvimento Profissional e Educacional e tratam de focos específicos como: Investigação-ação Educacional, Segurança Pública e Cidadania, Práticas Jurídicas e Sociais, Práticas e Estágios Profissionais. 

CONCLUSÕES:

Conclui-se que as redes de conhecimento instituem uma ação integrada, otimizam recursos, estabelecem contextos de inovação em uma inteligência organizacional sistêmica e integral, estabelecendo elos interdisciplinares em uma Pedagogia Universitária que se constrói a partir da ação nas áreas específicas do conhecimento científico e práxico.

 
Palavras-chave: Educação Superior; Redes de Ação Integrada; Trabalho Pegagógico.
Anais da 58ª Reunião Anual da SBPC - Florianópolis, SC - Julho/2006