IMPRIMIR VOLTAR
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 18. Educação
INTERDISCIPLINARIDADE:uma abordagem freireana
Solange Padilha Oliveira Guimarães 1
(1. Universidade Católica de Santos, UNISANTOS)
INTRODUÇÃO:
O presente estudo decorre de pesquisa que teve como ponto de partida a prática de uma educadora – professora e coordenadora pedagógica.  O objetivo desse trabalho é compreender a prática docente cotidiana no que se refere à questão da fragmentação dos saberes disciplinares. Partimos do pressuposto de que a desmotivação dos alunos pode estar relacionada à falta de sentido do que é ensinado, o que pode redundar em indisciplina.. O estudo está sendo fundamentado teoricamente no pensamento de alguns autores (MORIN, 2003; SANTOS, 2004; FAZENDA, 1999; FREIRE, 1995) que abordam a inadequação do ensino provocada por uma visão fragmentada das disciplinas, herdada do paradigma cartesiano, e que impede o aluno de reconhecer o elo significativo entre as várias informações. Paulo Freire é o autor mais enfocado, na medida em que nos propõe um olhar interdisciplinar a partir do diálogo entre o senso comum e o conhecimento científico, numa relação utópica e libertadora, permitindo o enriquecimento da relação com o outro e com o mundo. O objeto desse estudo é a interdisciplinaridade e seu objetivo é o de  verificar se a dialogicidade freireana é um elemento facilitador  da construção interdisciplinar, nas práticas de sala de aula.

METODOLOGIA:
Trata-se de uma pesquisa qualitativa, dentro de uma abordagem teórico-bibliográfica. O trabalho está sendo construído através da clarificação de três categorias fundamentais: religação dos saberes, interdisciplinaridade, dialogicidade. Para tanto estamos trabalhando a partir do pensamento complexo proposto por Morin e da possibilidade de religação dos saberes que esse autor apresenta. A categoria interdisciplinaridade está sendo abordada através dos estudos de Ivani Fazenda, entre outros autores. Para observar a concretude e aplicação, nas práticas docente/discente/social, destes pensamentos, temos como referencial teórico  Paulo Freire, através do conceito dialogicidade.

RESULTADOS:
Os resultados iniciais dessa pesquisa indicam que o pensamento freireano é um exemplo de prática pedagógica interdisciplinar, que revela os significados do pensamento complexo e da religação dos saberes.

CONCLUSÕES:
O Trabalho apresenta, até o momento, o indicativo de que o pensamento freireano da prática dialógica interdisciplinar revela os significados do pensamento complexo e da religação dos saberes, de Morin.

 
Palavras-chave: Religação dos saberes; Interdisciplinaridade; Dialogicidade.
Anais da 58ª Reunião Anual da SBPC - Florianópolis, SC - Julho/2006