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G. Ciências Humanas - 7. Educação - 18. Educação

CONCEPÇÕES SOBRE A RELAÇÃO CORPO/MENTE DOS

PROFESSORES DO ENSINO ESTADUAL NO MUNICIPIO DE POA- RS

Clezio José dos Santos Gonçalves 1, 2
André Bonotto 2
Viviane Cardoso Silva 1
(1. Universidade Federal do Rio Grande do Sul; 2. Universidade Luterana do Brasil)
INTRODUÇÃO:

A implicações epistemológica e conceituais sobre as relações da mente e do corpo estão hoje na pauta do dia das pesquisas nas neurociências e nas Ciências Cognitivas. Porém tal discussão, apesar de permear a prática pedagógica dos professores ainda não encontra-se em evidência nos cotidianos escolares. Além disto, pouco se sabe sobre as concepções sobre a relação corpo e mente (seus conceitos, suas propostas, etc) dos professores do ensino fundamental e médio, cujas fundamentações irão implicar não apenas no tipo de metodologia que trabalharão, mas também na concepção de ser humano e de mundo que defendem.  O presente estudo, como trabalho de iniciação científica buscou identificar as concepções da relação Corpo/Mente dos professores de colégios da rede estadual de ensino de Porto Alegre/RS no ano de 2005.

METODOLOGIA:

O trabalho constitui-se numa investigação descritiva, onde utilizou-se um questionário composto por cinco questões fechadas e uma aberta, validado por profissionais da área. Este mesmo questionário foi aplicado a uma amostra de 37 professores duas escolas estaduais do municipio de Porto Alegre. Com quatro destes professores foi realizado uma entrevista gravada, e os demais responderam ao questionário por escrito. Os professores são das mais diversas áreas tanto da Educação Infantil, do Ensino Fundamental e do Ensino Médio. O objetivo deste estudo é analisar as respostas dos questionários entregues pelos professores e identificar as teorias Corpo/Mente em que os fundamentam buscando identificar a coerência conceitual e metodológica do professor. Portanto, para uma melhor consistência desta análise, no referencial teórico, foi exposto um capítulo sobre a educação, ou seja, o que alguns teóricos e autores pensam sobre a maneira de como deve ser trabalhada a educação, e outro abordando as teorias Corpo/Mente, juntamente com o problema Corpo/Mente e o Problema Corpo/Mente e a Educação.Algumas das perguntas do questionários procuravam identificar se a concepção do professor para a educação era de uma forma global e fragmentada, bem como se a mente e o corpo deveriam ser trabalhados juntos ou separadamente e também com uma questão de caráter subjetivo onde era solicitado ao professor um comentário a respeito das relações mente e corpo e a educação.

RESULTADOS:

O trabalho constitui-se numa investigação descritiva, onde utilizou-se um questionário composto por cinco questões fechadas e uma aberta, validado por profissionais da área. Este mesmo questionário foi aplicado a uma amostra de 37 professores duas escolas estaduais do municipio de Porto Alegre. Com quatro destes professores foi realizado uma entrevista gravada, e os demais responderam ao questionário por escrito. Os professores são das mais diversas áreas tanto da Educação Infantil, do Ensino Fundamental e do Ensino Médio. O objetivo deste estudo é analisar as respostas dos questionários entregues pelos professores e identificar as teorias Corpo/Mente em que os fundamentam buscando identificar a coerência conceitual e metodológica do professor. Portanto, para uma melhor consistência desta análise, no referencial teórico, foi exposto um capítulo sobre a educação, ou seja, o que alguns teóricos e autores pensam sobre a maneira de como deve ser trabalhada a educação, e outro abordando as teorias Corpo/Mente, juntamente com o problema Corpo/Mente e o Problema Corpo/Mente e a Educação.Algumas das perguntas do questionários procuravam identificar se a concepção do professor para a educação era de uma forma global e fragmentada, bem como se a mente e o corpo deveriam ser trabalhados juntos ou separadamente e também com uma questão de caráter subjetivo onde era solicitado ao professor um comentário a respeito das relações mente e corpo e a educação. Nas entrevistas gravadas a indecisão de responder às mesmas questões do questionário, revelou a falta de fundamentação do professor no conhecimento das implicações epistemológicas das relações mente e corpo no âmbito da educação.

CONCLUSÕES:

Este estudo foi um projeto piloto cuja finalidade é ampliar ainda mais a amostragem das entrevistas com o objetivo de realizar um levantamento ainda maior das concepções sobre as relações corpo e mente no âmbito da educação. Neste estudo piloto percebeu-se a grande confusão conceitual que os professores apresentaram revelando desconhecimento ou desinteresse pelas implicações epistemológicas que esta discussão representa na prática pedagógica. Apesar dos imensos avanços que estão sendo realizados por diferentes ciências (neurociências, ciências cognitivas, Inteligência Artificial, psicologia evolutiva) lançando novas formas de analisar tal questão o professor ainda se encontra à mercê de concepções simplistas baseadas em sua experiência própria e sem um maior aprofundamento conceitual com o objetivo de desenvolver sua prática de forma mais consistente, coerente e significativa.

Trabalho de Iniciação Científica  
Palavras-chave: Corpo/Mente; Epistemologia; Professores.
Anais da 58ª Reunião Anual da SBPC - Florianópolis, SC - Julho/2006