IMPRIMIR VOLTAR
D. Ciências da Saúde - 3. Saúde Coletiva - 2. Medicina Preventiva
INCIDÊNCIA DE ALTERAÇÕES NO COLO UTERINO EM MULHERES DO MUNICÍPIO DE ITUIUTABA/MG NA REDE PÚBLICA DE SAÚDE
Thaís Pádua Vilela Porto 1
Mariah Arantes Franco de Queiroz 2
Rosy Iara Maciel de Azambuja Ribeiro 1, 2
(1. Ciências Biológicas, ISEDI, Fundação Educacional de Ituiutaba/FEIT-UEMG; 2. Agronomia,ISEPI, Fundação Educacional de Ituiutaba/FEIT-UEMG)
INTRODUÇÃO:
O colo uterino é revestido por várias camadas de células epiteliais pavimentosas, arranjadas de forma ordenada. O câncer de colo de útero é uma afecção progressiva iniciada com transformações intra-epiteliais que podem evoluir para um processo invasor. Esta é a terceira neoplasia maligna mais popular entre a população feminina e a quarta causa de morte por câncer em mulheres. Algumas variáveis estão relacionadas com o aparecimento do câncer de colo uterino e devem ser levadas em consideração na determinação da população alvo no programa controle: início da atividade sexual em idade precoce; multiplicidade de parceiros (ambos os sexos); história de doenças sexualmente transmissíveis, principalmente as decorrentes de infecções por Papilomavirus ( HPV 16,18,31,35, etc) e herpes vírus tipo 2 (HSV – 2); baixo nível sócio-econômico; tabagismo e carências nutricionais, como a hipovitaminose A, higiene íntima inadequada, uso de contraceptivos orais (o uso destes pode levar a não utilização de preservativos). O HPV tem papel relevante no desenvolvimento da displasia das células cervicais e na sua transformação em células cancerosa. Para se prevenir toda mulher que tem ou já teve atividade sexual deve submeter-se ao exame preventivo do colo do útero. Dentre todos os cânceres o que tem o maior potencial de prevenção e cura é o de colo uterino, sendo que quando diagnosticado precocemente, a chance chega a aproximadamente 100%.
METODOLOGIA:
Foram pesquisados e analisados nos arquivos da unidade referência em prevenção de colo da rede publica do município de Ituiutaba - Centro de Saúde da Mulher Ituiutabana “Irmã Savina” - os resultados de citologia e biópsia realizados nos anos de 2004 e 2005. Das citologias foram analisados os seguintes parâmetros: HPV (Vírus Papiloma Humano), ASCUS/ASGUS (Atipias de significado indeterminado em células escamosas e/ou glandular, NIC I (Neoplasia Intra-epitelial Cervical I – displasia leve), NIC II (Neoplasia Intra-epitelial Cervical II – displasia moderada), NIC III (Neoplasia Intra-epitelial Cervical III – displasia intensa ou carcinoma in situ), Carcinoma Escamoso Invasivo e Adenocarcinoma. Das biópsias realizadas, os resultados se enquadram nas seguintes categorias: NIC I, NIC II, NIC III, Carcinoma Escamoso Invasivo e Adenocarcinoma.
RESULTADOS:
No ano de 2004 foram realizadas 4362 citologias com os seguintes resultados: 72 sugerindo HPV, 40 com HPV, 10 com ASGUS/ASCUS, 60 com NIC I, 01 com NIC II, 06 com NIC III, 01 com Carcinoma Invasivo e 05 com Adenocarcinoma. Foram realizadas 60 Cirurgias de Alta Freqüência (CAF) e/ou Biopsias, das quais 16 resultaram em NIC I, 07 NIC III, 05 Carcinoma e 01 Adernocarcinoma. No ano de 2005 foram realizadas 4442 citologias das quais 36 sugeriram HPV, 26 resultaram em HPV, 9 em ASGUS/ASCUS, 23 em NIC I, 2 em NIC II, 2 em NIC III, 01 em Carcinoma Invasivo e nenhuma em Adenocarcinoma. Das 55 CAF e/ou Biopsias realizadas neste ano, confirmaram-se 15 NIC I, 2 NIC II, 5 NIC III, 3 Carcinomas e nenhum Adernocarcinoma.
CONCLUSÕES:
Nos dois últimos anos (2004 e 2005) o número de citologias realizadas pelo Centro de Saúde da Mulher Ituiutabana “Irmã Savina” aumentou enquanto que o de CAF e/ou Biópsias diminuiu Os resultados das análises laboratoriais revelam uma diminuição no número de casos de câncer do colo do útero e também do número de HPV, cujo vírus está intimamente ligado ao aparecimento de lesões do colo uterino. Isso se deve, em parte, às campanhas de prevenção, uso de preservativos e repetição dos exames.
 
Palavras-chave: Cancer Uterino; Vírus Papiloma Humano; Citologia.
Anais da 58ª Reunião Anual da SBPC - Florianópolis, SC - Julho/2006