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F. Ciências Sociais Aplicadas - 12. Serviço Social - 7. Serviço Social

Responsabilidade Social das empresas: instrumento de consolidação hegemônica do projeto neoliberal?

Mariana Pfeifer 1
(1. Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Serviço Social/UFSC)
INTRODUÇÃO:
Este trabalho tem como objeto de estudo as mudanças que vêm ocorrendo nas relações entre Estado e sociedade civil e sua manifestação específica nas propostas articuladas em torno da Responsabilidade Social das empresas. Parte-se da hipótese de que estas práticas vêm contribuindo para a formação de consensos que fortalecem a hegemonia do capital na atualidade. O presente estudo toma por referência as transformações societárias que atravessaram a virada do século XXI, onde o modelo de desenvolvimento que determinou a ampliação da esfera dos direitos sociais como expressão da cidadania passou a dar sinais de esgotamento. Para a superação da crise, ganharam corpo medidas de corte neoliberal que canalizam a redução do papel do Estado e o fortalecimento da esfera privada como setor de regulação social. Este cenário indica mudanças nas relações entre Estado e sociedade civil, ao que se inclui a Responsabilidade Social das empresas como uma nova proposta de sociabilidade e de resposta às expressões da questão social. Neste estudo, recupera-se as diversas posições teóricas a respeito da Responsabilidade Social, buscando situá-la como um novo esquema de atendimento onde as empresas capitalistas constroem em seu interior um espaço organizado de prestação de serviços sociais.
METODOLOGIA:
Considera-se que a formação de consensos, como base da hegemonia, evidencia mecanismos que produzem concepções éticas e políticas, visões de mundo e projetos societários, incorporando conteúdos de cunho ideológico. Portanto, para a investigação, optou-se pela metodologia de Análise de Discurso, importando reconhecer os conteúdos presentes no discurso da Responsabilidade Social. Este estudo constituiu-se por um grupo heterogêneo de sete empresas de grande porte, que atuam em Santa Catarina em diferentes setores da economia, que tem ampla participação nos mercados nacional, latino-americano e mundial, que apresentam procedência e propriedade diversas. Tomou-se como material de pesquisa o total de quatorze Balanços Sociais como fonte principal de informações, e outros nove relatórios institucionais que serviram de subsídio complementando a coleta de dados, todos documentos de caráter público e produzidos pelas empresas preliminarmente selecionadas. A partir destes, buscou-se identificar o ideário que fundamenta a concepção de Responsabilidade Social e suas expressões nos planos interventivo, político, cultural e ideológico.
RESULTADOS:
A análise permitiu identificar que é nesse campo que se lança no imaginário social a idéia de uma suposta preocupação dos empresários com o bem comum, na medida em que passam a assumir parcela da responsabilidade pela redução das desigualdades sociais. A Responsabilidade Social é evidenciada como uma epidemia no ambiente empresarial, afirmando-se como estratégia de negócio com impactos positivos na imagem corporativa e que fortalece sua dimensão econômica ao conferir incrementos a competitividade. Evidenciou-se, ainda, elementos que são incorporados pela força de trabalho mediante recursos discursivos e mecanismos participativos que levam o trabalhador coletivo a enquadrar-se às necessidades do processo produtivo atual. Por fim, identificou-se que os serviços sociais oferecidos pela Responsabilidade Social fortalecem o campo do voluntariado, da solidariedade e das instituições do terceiro setor, conferindo rebatimentos na esfera da cidadania, visto que permitem às empresas incorporar as demandas de reprodução social. Tais determinações, que circunscrevem a Responsabilidade Social, imprimem nela o predicado de formação de consensos em torno da ideologia neoliberal, pilar de sustentação do capitalismo na atualidade. Esta compreensão é possível na medida em que, materializada nas estruturas corporativas, a Responsabilidade Social é vista percorrendo o terreno da sociedade civil, ambiente no qual diferentes grupos sociais lutam pela hegemonia afirmando seus projetos societários.
CONCLUSÕES:
Revestida de elementos ideológicos, simbólicos e técnico-operativos, a Responsabilidade Social é formadora de consensos em prol do projeto neoliberal.
Instituição de fomento: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior/CAPES.
 
Palavras-chave: Responsabilidade Social; sociedade civil; cidadania.
Anais da 58ª Reunião Anual da SBPC - Florianópolis, SC - Julho/2006