IMPRIMIR VOLTAR
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 3. Educação Ambiental
A PRESENÇA DA IES (INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR) EM UMA ÁREA DE PRESERVAÇÃO AMBIENTAL (APA) NA REGIÃO METROPOLITANA DE CURITIBA: A INTERDISCIPLINARIDADE E A RESPONSABILIDADE AMBIENTAL
Edilson da Costa 1
Marcio Antunes 1
(1. Faculdade de Campina Grande do Sul/FACSUL)
INTRODUÇÃO:

A Área de Proteção Ambiental da Bacia do Rio Iraí (APA do Iraí) está localizada na porção nordeste da Região Metropolitana de Curitiba e possui uma área de 11.536 ha que abrange parte dos municípios de Colombo, Pinhais, Piraquara, Quatro Barras e Campina Grande do Sul. Abastece 40% da população da Grande Curitiba, o que corresponde a 1.000.000 de habitantes. Foi criada em 1996 para a proteção e a conservação da qualidade ambiental e dos sistemas naturais ali existentes, em especial a qualidade e quantidade de água para fins de abastecimento público. Tem como característica grande diversidade paisagística e ambiental, destacando-se a Serra do Mar e os campos de várzea pela sua biodiversidade. Neste contexto, a educação ambiental é realizada na região visando a capacitar a comunidade na identificação e entendimento dos problemas ambientais, e geralmente está voltada ao ensino fundamental e médio. Na definição de soluções técnicas insere-se a IES (Instituição de Ensino Superior) que na região tem como representante a Faculdade de Campina Grande do Sul (FACSUL). Esta pesquisa tem, portanto, o objetivo de demonstrar a importância da IES na preservação ambiental, desenvolvimento sustentável e foco de disseminação da Educação Ambiental entre os educadores e gestores nela formados.

METODOLOGIA:
A pesquisa ocorreu durante os anos de 2003 a 2005, a partir de levantamento documental realizado nas avaliações dos alunos, do corpo docente e da comunidade. Tendo como ponto de partida a preocupação da IES com a opinião de todos os envolvidos no processo educativo, foi possível detectar os problemas existentes e também verificar as expectativas existentes  acerca da presença de uma IES na região e mais especificamente no município de Campina Grande do Sul. Dessa forma, o discurso ecológico sai de um ambiente apenas acadêmico (professor cursando doutorado em Meio Ambiente e Desenvolvimento) e passa a ser trazido para a prática da sala de aula e também para o trabalho realizado pelos profissionais formados e ainda em formação na IES.
RESULTADOS:
Dentre as atividades realizadas pela IES destacam-se principalmente aquelas voltadas às questões ambientais: as pesquisas acadêmicas relacionadas à educação e à vida empresarial de Campina Grande do Sul e Quatro Barras, valorizando em seu currículo disciplinas como Educação Ambiental e Gestão Ambiental; os eventos científico-acadêmicos em que a comunidade está diretamente envolvida, através de trabalhos interdisciplinares com ênfase na sustentabilidade, como Reciclagem, Turismo Ecológico, Impactos Ambientais; os cursos de pós graduação e de extensão universitária que visam a levar para o público em geral os conhecimentos produzidos na instituição de ensino superior, sem deixar de lado as grandes discussões interdisciplinares relacionadas ao ambiente; a valorização de discussões e questionamentos sobre a questão ambiental levando à elaboração de novos paradigmas e de novos conceitos úteis a uma melhor compreensão do mundo complexo de hoje, bem como a uma identificação de meios capazes de levar a sociedade a agir sobre ele.
CONCLUSÕES:
Atualmente, a IES está construindo um campus próprio, com edificações modernas, práticas e agradáveis aos que nela convivem;  no planejamento de sua expansão física tem por princípio o respeito ao Ambiente no qual está inserida (Área de Preservação Ambiental do Iraí). Sua expansão em novos cursos valoriza questões diretamente relacionadas ao Ambiente, em atividades de ensino, pesquisa e extensão. Também  suas indispensáveis expansões físicas  (biblioteca, laboratórios e demais recursos tecnológicos) necessárias ao bom andamento dos cursos respeitam padrões ambientais, estando assim de acordo com a legislação e buscando ir além dela, através do conhecimento produzido em atividades que lhe são pertinente, como o debate de idéias, a produção científica e a abertura à população.
 
Palavras-chave: Ambiente; Instituição de Ensino Superior; Interdisciplinaridade.
Anais da 58ª Reunião Anual da SBPC - Florianópolis, SC - Julho/2006