IMPRIMIR VOLTAR
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 11. Ensino-Aprendizagem

PRÁTICAS, CRITÉRIOS E MÉTODOS DE AVALIAÇÃO A PARTIR DOS VALORES ADOTADOS PELA TAXONOMIA DE BLOON NO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS DA UNESC

 

Vanilda Maria Antunes Berti 1
Paulo Rômulo de Oliveira Frota 1
(1. UNIVERSIDADE DO EXTREMO SUL CATARINENSE/UNESC)
INTRODUÇÃO:
A avaliação é um dos pontos cruciais no processo ensino-aprendizagem; presente na vida dos indivíduos, sendo exercida com ação e viviência. A avaliação começa dentro do mundo escolar, dirigindo e refletindo-se no mundo fora dela, antes de ser uma técnica, é um procedimetno que leva o educador a refletir sobre as questões da sociedade e suas interferências na vida de cada pessoa, ação/reflexão, processo/produto, teoria/prática. A presente pesquisa tem como objetivo conhecer critérios adotados pelos professores do Curso de Adminsitração de Empresas da UNESC no processo de avaliação, utilizando a Taxonomia de Bloon, que considera o domíno cognitivo, afetivo e psicomotor, oportunizando a valorização da atividade humana em todo o seu conjunto. As metas e os objetivos educacioansi são auxiliados pela avaliação, permitindo o desenvolvimento do conhecimento.
METODOLOGIA:
A pesquisa teve como procedimento entrevista realizada com um questionário, contendo 17 perguntas fechadas, a 10 professores; sendo 09 homens e 01 mulher, com idade média de 31 a 40 anos, destes 05 são mestres, 02 com MBA e 03 especialitas, demonstrando uma boa capacitação docente; dos 09 dentre os 10 professores atestam ter efetuado treinamento referente à docência e conhecimento didático. Os entrevistados são professores do Curso de Adminsitração de Empresas da UNESC-Universidade do Extremo Sul Catarinense.
RESULTADOS:
O questionário apresentou os seguintes resultados: no quesito critério de avaliação 01 professor valoriza o aspecto motor, 01 o afetivo, 04 o cognitivo e 04 todos igualmente.Quanto ao conceito de avaliação 01 respondeu ser um instrumento escolar, 09 forma de verificar aprendizagem. Práticas para avaliar o aluno: 01 considera importante apresentações realizadas pelos alunos e 09 consideram importantes paralelamente provas, trabalhos e apresentações. Quanto a justiça nas avaliações, a amostra se divide,  05 afirmam que são justas e 05 afirmam que quase sempre suas avaliações são justas. Após a avaliação os entrevistados são unânimes em realizar um feedback com os alunos.
CONCLUSÕES:

De acordo com os dados apresentados verificou-se que a maioria dos professores privilegiou o conjunto do domínio cognitivo, afetivo e psicomotor, sendo que  uma parcela valoriza apenas o domíno cognitivo propriamente dito, que consiste na avaliação, síntese, análise, aplicação, compreensão e conhecimento adquirido no processo.

 

Trabalho de Iniciação Científica  
Palavras-chave: avaliação; ensino-aprendizagem; conhecimento.
Anais da 58ª Reunião Anual da SBPC - Florianópolis, SC - Julho/2006