IMPRIMIR VOLTAR
G. Ciências Humanas - 8. Psicologia - 10. Psicologia Hospitalar e Psicossomática

UM ESTUDO INTERDISCIPLINAR DOS TRANSTORNOS PSICOSSOMÁTICOS

Raquel Cristina Boff 1
Helena Maria Rizzon Mariani 1
(1. Departamento de Psicologia, Universidade de Caxias do Sul / UCS)
INTRODUÇÃO:

O que o paciente quer dizer com seu sintoma orgânico no momento em que existe algo na sua queixa que persiste? Essa questão foi recortada do projeto de pesquisa interdisciplinar “Escola da Clínica -Transtornos psicossomáticos: ações e intervenções de responsabilidade coletiva”, cuja meta foi criar um espaço, no universo acadêmico, para que o diálogo interdisciplinar se cruzasse, estimulando a pesquisa, a produção escrita e a organização de programas de ação e intervenção no campo da psicossomática, a partir da caracterização e compreensão dos transtornos psicossomáticos na estruturação do sujeito contemporâneo.  O objetivo foi investigar, a partir do olhar da psiquiatria e da escuta psicanalítica, os sinais que se inscrevem no corpo, destacando-se no discurso dos sujeitos as relações entre transtornos psicossomáticos e vivências significativas, a fim de propor ações e intervenções que favoreçam a qualidade de vida das pessoas que padecem desse mal-estar.

 

METODOLOGIA:

A proposta interdisciplinar utilizou-se de aportes teóricos psiquiátricos e psicanalíticos como suporte das investigações e das análises dos achados, o método utilizado foi clínicoqualitativo e quantitativo, e os instrumentos foram uma ficha de identificação dos participantes e entrevistas semi-estruturadas. Fizeram parte da pesquisa uma amostra de vinte participantes apresentando transtornos psicossomáticos, derivados do Ambulatório de Psicossomática e Serviço de Psicologia Aplicada da UCS, com os quais foi realizado um estudo de caso, a partir do diagnóstico psiquiátrico e da análise do discurso fundamentada na teoria psicanalítica.

RESULTADOS:

A análise das informações referidas pelos participantes permitiu levantar hipóteses diagnósticas, e a análise dos discursos permitiu verificar uma maior incidência de transtornos psicossomáticos relacionados a vivências traumáticas com pessoas significativas (perdas reais, imaginárias e simbólicas). Verificou-se também que o sofrimento dos participantes mobilizou a busca por várias especialidades médicas na tentativa de cura e que nem todos os participantes da amostra apresentaram diagnóstico médico, confirmando a causa orgânica dos sintomas.

CONCLUSÕES:

Os achados refletem a importância do trabalho interdisciplinar na prevenção e tratamento desse mal-estar que tanto afeta as pessoas na contemporaneidade.

Instituição de fomento: Funcação de Amparo à Pesquisa do Rio Grande do Sul - FAPERGS
Trabalho de Iniciação Científica  
Palavras-chave: transtornos psicossomáticos; interdisciplinariedade; investigação quantitativa e qualitativa.
Anais da 58ª Reunião Anual da SBPC - Florianópolis, SC - Julho/2006