IMPRIMIR VOLTAR
D. Ciências da Saúde - 1. Enfermagem - 7. Enfermagem
A IMPORTÂNCIA DA PESQUISA PARA A FORMAÇÃO DO PROFISSIONAL DE ENFERMAGEM
Paulo Fábio Pereira 1
Aline Sturmer 1
Jacqueline Hermes 1
Angélica Aparecida da Costa Güllich 2
Cleusa Mara Werkhauser 1
Roque Ismael da Costa Güllich 3
(1. Acadêmico do Curso Bacharelado em Enfermagem: Núcleo de Pesquisa em Saúde - NUSA da Faculdade Três de Maio - SETREM; 2. Acadêmica do Curso Bacharelado em Farmácia e Bioquímica URI - Santo Ângelo; 3. Professor Orientador, Mestre em Educação nas Ciências - Faculdade Três de Maio - SETREM)
INTRODUÇÃO:
A pesquisa em Enfermagem envolve pode ser um aparato/base de desenvolvimento do perfil dos egressos se difundida e aplicada, proporcionando uma relação entre o teórico e o prático, produzindo assim conhecimento. Esta investigação científica foi realizada com o objetivo de identificar a relevância que os acadêmicos de Curso Bacharelado em Enfermagem de uma instituição de Ensino Superior da Região Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul atribuem a pesquisa científica na formação inicial: Graduação e na suas Práticas Profissionais.
METODOLOGIA:
Partindo do pressuposto que a pesquisa em Enfermagem contribui para a formação do profissional enfermeiro, buscou-se realizar uma pesquisa bibliográfica e de campo, com abordagem quanti-quanlitativa. Utilizou-se um questionário semi-fechado e a análise estatística e de conteúdo foram o suporte para compreensão dos resultados.
RESULTADOS:
Constatou-se que a maior parte dos entrevistados é do sexo feminino, destacando-se a faixa etária de dezessete a vinte e sete anos, onde se confirmou que um número relevante dos acadêmicos passou a utilizar a pesquisa científica a partir da faculdade. Na questão proposta sobre as dificuldades encontradas na realização da pesquisa, sobressaiu-se o resultado referente à falta de conhecimento correlacionado a metodologia da pesquisa. Melhoria de escrita e autonomia intelecto-social forma categorias que apareceram com menor ênfase na análise dos dados, mas suscitam a necessária discussão aprofundada sobre a temática.
CONCLUSÕES:
A necessidade da pesquisa científica foi apontada pelos acadêmicos como incentivadora a estudos e descobertas e também como contribuinte para o aprimoramento/aprofundamento de conhecimentos na área. Comprovou-se a hipótese de que realmente os acadêmicos acreditam que há necessidade de pesquisa para sua formação e atuação prática na vida profissional e que a pesquisa pode e deve ser o alicerce da formação universitária nos tempos atuais, onde a produção de conhecimento é indispensável para a sobrevivência da humanidade.
Trabalho de Iniciação Científica  
Palavras-chave: Pesquisa; Formação do Enfermeiro; Pesquisa em Sáude.
Anais da 58ª Reunião Anual da SBPC - Florianópolis, SC - Julho/2006