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G. Ciências Humanas - 7. Educação - 15. Formação de Professores (Inicial e Contínua)
ANALISANDO OS CURSOS DE LICENCIATURA: A QUALIDADE NA  FORMAÇÃO DE PROFESSORES DA UFOP
Sanzio Caldeira do Carmo  1
Célia Maria Fernandes Nunes 2
Rosana Areal de Carvalho 3
(1. Aluno orientado da graduação UFOP; 2. Orientadora Professora Doutora DEDU; 3. Co- Orientadora Professora Doutora DEHIS)
INTRODUÇÃO:

Este trabalho teve como finalidade analisar os cursos de licenciatura oferecidos pela Universidade Federal de Ouro Preto-UFOP  Atende aos aspectos legais, principalmente a LDB 9394/96 e as DCNs quando fizemos o paralelo com os planos pedagógicos dos cursos de Licenciatura procurando verificar como tem sido feita a adequação na UFOP. Discutimos o papel da universidade na formação de professores aproximando o que a literatura concernente sugere..Nessa pesquisa enfocamos as matrizes curriculares dos cursos de licenciatura oferecidos pela Universidade Federal de Ouro Preto correlacionando com as demais instituições federais de ensino superior no estado de Minas Gerais.

METODOLOGIA:

Para efetuar esta pesquisa adotamos os seguintes procedimentos: Dentre as IFES no Estado de Minas Gerais, selecionamos aquelas que possuíam no mínimo três cursos de licenciatura semelhantes aos cursos oferecidos pela UFOP: Artes Cênicas, Ciências Biológicas, Filosofia, História. Letras, Matemática e Música. Definidas as instituições a serem pesquisadas efetuamos o levantamento das matrizes curriculares dos cursos em questão e comparamos com as respectivas matrizes da UFOP avaliando principalmente os seguintes critérios: quantidade de disciplinas pedagógicas oferecidas por curso, período em que iniciam a serem ministradas em cada curso, quantidade de disciplinas pedagógicas optativas em cada curso nas diferentes instituições. Através do cruzamento desses dados avaliamos com maior clareza o perfil das diversas IFES mineiras assim compreendendo melhor o perfil de cada curso de licenciatura oferecido pela UFOP. Através de todo o universo de informações elaboradas, efetuamos as considerações no que tange às mudanças necessárias na estrutura curricular dos cursos. Observando também a literatura pertinente ao assunto e parâmetros jurídicos foi possível a proposição de mudanças que poderiam ser efetuadas nos cursos.

RESULTADOS:

Como resultados observamos que os cursos oferecidos pela UFOP possuem numericamente o seguinte perfil de disciplinas pedagógicas: Artes Cênicas 7 disciplinas, Ciências Biológicas 8 disciplinas, Filosofia 5 disciplinas, história 6 disciplinas, letras 6 referentes ao curso de língua inglesa e 4 ao de língua portuguesa, matemática 22 disciplinas e música 10 disciplinas.

Comparando com as demais instituições selecionadas averiguamos a necessidade de ampla reformulação  curricular principalmente nos cursos que foram criados em uma época em que o sistema “3+1” vigorava como referencia de organização curricular nas diferentes IFES. Na UFOP observa-se uma formulação curricular adequada às exigências legais atuais e as necessidades sociais quanto a formação do professor principalmente nos cursos de licenciatura em matemática e ciências biológicas. Nos demais que se fazem indispensáveis as modificações é importante assimilar aspectos positivos da organização curricular de alguns cursos ministrados nas demais IFES  e aumento no número de disciplinas optativas nestes cursos oferecidos pela UFOP.

CONCLUSÕES:

É fundamental a reformulação curricular, mas para que tal estrutura torne-se funcional, é imperativo uma mudança cultural interna nestas instituições; rompendo o paradigma vigente, construído no decorrer dos anos, alicerçado na preferência, averiguada nos próprias matrizes, pelos cursos de bacharelado. Deve-se tomar os devidos cuidados para que as propostas educacionais não sejam submissas aos preceitos do capital internacional, conforme ocorre em algumas instituições privadas. É importante que exista um aumento do número de disciplinas optativas para que o aluno desfrute de maior autonomia quanto a definição da diretriz pretendida por ele para seu preparo profissional. Atendendo assim, principalmente à necessidade de flexibilização curricular ainda encontra-se muito aquém das expectativas, assim, sugerimos a ampliação desta modalidade de disciplina por parte de cada curso e que estas sejam oferecidas a todos os cursos de licenciaturas adequando-se os conteúdos ministrados às perspectivas gerais ou específicas da formação de professores dos diversos setores. Assim como que as disciplinas obrigatórias de caráter pedagógico sejam ministradas nos períodos iniciais dos cursos. Também é importante o aumento das relações entre a UFOP e instituições públicas de ensino básico, utilizando-se principalmente o estágio supervisionado para que o trabalho de reformulação curricular seja contínuo e procure atender as necessidades e expectativas da sociedade quanto à formação de professores.

 

Instituição de fomento: PIBIC/CNPQ/UFOP
Trabalho de Iniciação Científica  
Palavras-chave: Formação de Professores; Educação.; Organização Curricular das Graduações em Licenciatura.
Anais da 58ª Reunião Anual da SBPC - Florianópolis, SC - Julho/2006