IMPRIMIR VOLTAR
B. Engenharias - 1. Engenharia - 8. Engenharia Elétrica
PROJETO DE CONTROLADORES ROBUSTOS MULTIOBJETIVO: DECISÃO SOBRE O CONJUNTO PARETO-ÓTIMO
Bruno Baêta e Souza 1
Oriane Magela Neto 2
(1. Universidade Federal de São João del Rei; 2. Universidade Federal de Minas Gerais)
INTRODUÇÃO:
A energia elétrica representa cerca de 40% da energia consumida, atendendo a cerca de 85% da população brasileira. É necessário aumentar a capacidade de transferência de potência nas linhas de transmissão como também aumentar o desempenho de operação. Em busca de soluções para estes problemas foram propostos dispositivos, tais como os FACTS, para aumentar a flexibilidade e a capacidade dos sistemas elétricos em CA. A coordenação do controle destas estruturas se torna fundamental para o bom desempenho do sistema. Assim, projetos de controladores para os dispositivos FACTS utilizando a técnica de controle robusto torna-se relevante e constitui-se o objetivo deste trabalho.
METODOLOGIA:
Para o projeto de controladores robustos foi utilizado o Algoritmo Genético Multiobjetivo(AG) e um sistema de energia elétrica simulado pelo SIMULINK. Este AG tem a característica de buscar dentro de um espaço de soluções aquelas que são consideradas ótimas para um dado problema. Assim, foram obtidas soluções que otimizassem os controladores possíveis, atendendo a alguns objetivos, para o sistema de energia testado. Com este conjunto de controladores otimizados, foi utilizado o algoritmo de decisão para obter uma única solução aplicável.
RESULTADOS:
Os resultados obtidos foram controladores que atendiam a certas especificações de projeto, como over-shut; rise time; settling time. Estes controladores são representados pelo conjunto Pareto-Ótimo, que são as possíveis soluções ótimas para um problema multiobjetivo. Operadores genéticos específicos para o projeto de controladores robustos foram também resultados deste trabalho.
CONCLUSÕES:
Os controladores obtidos mostraram-se muito bons para o dado sistema de energia, foi possível obter controladores que minimizassem as funções objetivos (over-shut; rise time; settling time). Estes resultados mostraram que os AG’s podem ser utilizados para projetos de controladores robustos em sistemas de energia quando for necessário e útil além do atendimento às necessidades inerentes ao projeto de controladores robustos baseado na minimização das normas do sistema em malha fechada, também atender a objetivos importante do ponto de vista do usuário.
Instituição de fomento: CNPq
Trabalho de Iniciação Científica  
Palavras-chave: Otimização Multi-Objetivo; Controle Robusto; Sistemas de Energia Elétrica.
Anais da 58ª Reunião Anual da SBPC - Florianópolis, SC - Julho/2006