IMPRIMIR VOLTAR
B. Engenharias - 1. Engenharia - 3. Engenharia Civil
SOFTWARE EM LINGUAGEM DELPHI PARA O DIMENSIONAMENTO DE ELEMENTOS FLETIDOS DE MADEIRA
Fernanda Ferra Andrade 1
Daniele da Conceição Coelho 1
Geraldo Donizetti de Paula 1
Jaime Florêncio Martins  1
(1. Departamento de Engenharia Civil, Escola de Minas, UFOP)
INTRODUÇÃO:

O dimensionamento de elementos estruturais de madeira, formados por espécies de madeiras nativas e de reflorestamento, por meio do método dos estados limites, leva em consideração a influência das propriedades físicas, de elasticidade e de resistência da madeira. Na determinação das propriedades de resistência devem-se considerar os valores característicos das propriedades de resistência e de elasticidade das mais diversas espécies de madeiras encontradas no mercado brasileiro, posteriormente, determinam-se os valores de cálculo, admitindo os coeficientes de modificação e de ponderação, que dependem das propriedades de resistência e do estado limite adotado. Admite-se ainda a combinação das ações que é função dos coeficientes de majoração das ações permanentes e variáveis principais, bem como minoração das ações variáveis secundárias. Observa-se que o dimensionamento de elementos estruturais de madeira pelo método dos estados limites recomendado pela norma brasileira torna-se um processo bastante trabalhoso sendo importante o desenvolvimento de programas computacionais para esta finalidade. Neste trabalho, apresenta-se um software desenvolvido em linguagem DELPHI para a determinação das propriedades geométricas, de resistência e para o dimensionamento de elementos fletidos de madeira.

METODOLOGIA:

O software desenvolvido em linguagem Delphi determina as propriedades geométricas das seções transversais, realiza a combinação das ações e verifica a estabilidade dos elementos submetidos às seguintes solicitações: compressão paralela às fibras; tração paralela às fibras; cisalhamento paralelo às fibras e flexão simples, salvando os resultados em arquivos que poderão ser lidos em qualquer editor de texto. Permite ainda, uma análise mais específica dos elementos, por levar em consideração os valores característicos para a resistência da madeira por espécie e não por classe. O programa tem por finalidade ser uma alternativa que auxilie o usuário no dimensionamento e otimização de elementos estruturais, a partir de uma interface simples, constituindo uma importante ferramenta didática complementar na abordagem dos assuntos relacionados com as estruturas de madeira.

RESULTADOS:
Destaca-se que o tempo necessário para a solução analítica de um elemento fletido de madeira, viga à flexão simples, é de aproximadamente 50 (cinqüenta) minutos, enquanto que utilizando o programa o tempo estimado é reduzido para 05 (cinco) minutos. Daí a importância da utilização do programa por parte dos profissionais que lidam com projetos de estruturas de madeira. Comparando os resultados obtidos através dos métodos analítico e numérico, percebe-se que eles são aproximadamente iguais, demonstrando a validade do programa. Esta aproximação ocorre porque o mesmo foi desenvolvido levando em consideração todas as prescrições normativas. Apresentam-se também os valores das cargas pd e p otimizadas, respectivamente, para o estado limite último e de utilização, através do software desenvolvido, para vigas de madeira com as extremidades articuladas. Para a otimização das vigas foram levados em consideração o comprimento do vão, a seção transversal e espécie de madeira. As espécies consideradas foram escolhidas por serem as mais utilizadas pela construção civil na região dos Inconfidentes, localizada no estado de Minas Gerais.
CONCLUSÕES:
O programa desenvolvido demonstrou-se bastante eficaz tanto na precisão dos resultados obtidos, como na redução significativa do tempo necessário ao dimensionamento e otimização de vigas de madeira. A otimização das vigas em função do comprimento, seção transversal e da espécie é importante para um eventual consulta por parte de estudantes, Engenheiros Civis, e Arquitetos que lidam com estruturas de madeira, pois é possível um estabelecimento prévio a respeito da carga máxima para o estado limite último e de utilização para determinadas espécies do mercado madeireiro.
Instituição de fomento: Programa de Educação Tutorial/SESu - PET/Civil
Trabalho de Iniciação Científica  
Palavras-chave: madeiras; elementos fletidos; dimensionamento.
Anais da 58ª Reunião Anual da SBPC - Florianópolis, SC - Julho/2006