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F. Ciências Sociais Aplicadas - 3. Turismo e Hotelaria - 1. Turismo e Hotelaria

PESQUISA E CAPTAÇÃO DE EVENTOS – UMA FORMA DE PROMOÇÃO LOCAL

Camila Aparecida de Carvalho  1
Ângela Cabral Flecha  1
(1. Departamento de Turismo – Detur/Universidade Federal de Ouro Preto- UFOP)
INTRODUÇÃO:

O setor do turismo é a atividade econômica de maior faturamento no mundo. Segundo estimativas da World Travel and Tourism Concil (2002) o setor deverá atingir, em 2007, um resultado bruto de U$$ 7,1 milhões de dólares. Neste contexto, destaca-se um desenvolvimento do Turismo de Eventos. No Brasil, tem-se um registro de expansão média anual de 7% de acordo com a Associação Brasileira de Organizadores de Eventos (2005). Tendo em vista esses dados e o fato da necessidade intrínseca da pesquisa para captação de eventos é que se cogitou a idéia de criar um futuro sistema de registros com a finalidade de proporcionar ao setor de turismo local a possibilidade de captar um maior número destes para a cidade de Ouro Preto. As pesquisas realizadas darão suporte para a criação de um futuro banco de dados. Porém, o objetivo latente é identificar a imagem relacionada à cidade de Ouro Preto pelos promotores de eventos e a capacidade dos espaços disponíveis à realização dos mesmos. Este estudo é relevante, pois tais informações oferecem embasamento para empresas como o centro de convenções, hotéis, convention and visitors bureau, etc. para a captação de um número maior de eventos, ocupando tais espaços em seus períodos de ociosidade (apartamentos de hotéis, restaurantes, museus em seus períodos de baixa estação) aquecendo, desta forma, a economia local. Além disso, possibilita o planejamento de uma campanha promocional do município com vistas à captação dos eventos almejados.

METODOLOGIA:

Para se alcançar o objetivo proposto e ocasionar uma conseqüente promoção da localidade analisada, foram pesquisados dois aspectos referentes à cidade de Ouro Preto. Estes foram à pesquisa da capacidade e da imagem. Para o procedimento de ambas, o estudo adotou uma metodologia que se concentrou em duas etapas. A primeira se concentrou em pesquisas bibliográficas, quando ocorreu o levantamento da capacidade dos meios de hospedagem e espaços disponíveis para a realização de eventos na cidade de Ouro Preto. A segunda se deu através de pesquisas de campo, no momento em que se confirmou a capacidade dos meios de hospedagens e dos locais aptos para a ocorrência de eventos, através da realização de entrevistas por telefone. A pesquisa de campo também se deu através da aplicação de questionários com os promotores que realizaram eventos na cidade de Ouro Preto durante o ano de 2005 para a verificação da imagem. Foi escolhido tal universo devido o estreito contato dos mesmos com realização de eventos e com a própria cidade. A amostragem da aplicação foi de 22 pessoas, com questionários compostos de perguntas abertas e fechadas. Posteriormente, se deu o processo de tabulação simples para entrada de dados para análise através do pacote estatístico SPSS (Statistical Package for the Social Sciences) para Windows versão 11.5.1.

RESULTADOS:

Em relação aos resultados referentes à capacidade hoteleira, a pesquisa constatou que a cidade de Ouro Preto possui 70 meios de hospedagens, dentre hotéis, pousadas, pensões e albergues. E somando os leitos disponíveis em todos estes estabelecimentos, os mesmos totalizaram em um número de 2820. Em relação aos espaços disponíveis à realização de eventos foi totalizado um número de 10740 assentos, incluindo o Centro de Artes e Convenções da UFOP, Estalagens das Minas, salões, teatros, auditórios e ginásios. Desse total, o Centro de Convenções e as Estalagens se destacaram em relação ao número significativo de assentos, com um total de 2210 e 1760, respectivamente. Em relação aos resultados da pesquisa da imagem obteve-se que 33,3% dos entrevistados indicaram como motivo de escolha da cidade o fato da mesma ser sede da instituição e 38,8% mencionaram a UFOP como referência. Sobre os canais de informação 52,4% responderam à Internet. Na relação da cidade com uma pessoa 85,7% indicaram uma cidade religiosa, 76,2% como instigante e festeira, 71,4% como culta, 66,6% madura e 33,3% como triste, fechada e jovem. Na relação da cidade com uma cor, o azul apareceu em 33,6%, seguido do amarelo, branco e dourado com 24% e o cinza com 14,4%.

CONCLUSÕES:

Quanto aos aspectos referentes à capacidade, verificou - se que não se pode realizar eventos com mais de 2210 pessoas, pois foi a capacidade máxima averiguada. Já em relação à imagem, o dado que é de relevância de análise é a cor azul, representativa do estilo colonial e presente em grande parte dos monumentos religiosos da cidade que foi a cor mais indicada. Portanto a cor, a semelhança com uma pessoa e os aspectos (históricos e culturais) fizeram uma combinação perfeita na construção da imagem. Ao se confrontar os dados relativos aos aspectos que influenciaram na escolha da cidade e os canais de comunicação, pôde-se concluir que o veículo mais utilizado foi a Internet. Portanto, a promoção de uma cidade, com as características de Ouro Preto, que queira captar eventos deve fazê-la, cuidadosamente, de forma a procurar eventos que se adequem a capacidade verificada e a imagem de uma cidade religiosa e que invoque temas histórico-culturais. . Enfim, a pesquisa para a captação tem o intuito final da promoção da localidade, tendo como conseqüência eventos planejados e a geração de rendas e emprego, visando sempre o benefício da comunidade autóctone e o seu patrimônio. Sendo assim, para criação de um banco de dados em uma fase posterior os eventos que a priori devem ser selecionados são aqueles que condizem com a imagem da cidade e a capacidade suporte da mesma.

 

Instituição de fomento: Universidade Federal de Ouro Preto – UFOP / Pró-Ativa
Trabalho de Iniciação Científica  
Palavras-chave: eventos; capacidade; imagem.
Anais da 58ª Reunião Anual da SBPC - Florianópolis, SC - Julho/2006