IMPRIMIR VOLTAR
C. Ciências Biológicas - 8. Genética - 6. Genética
ALTERAÇÕES CROMOSSÔMICAS EM LINFÓCITOS PERIFÉRICOS DE RATOS TRATADOS COM DIETA CONTENDO BROTO DE SAMAMBAIA (Pteridium aquilinum var. arachnoideum).
Dalton Giovanni Nogueira da Silva 1
Renata N. Freitas 2
Rita de C. Stocco dos Santos 3
Marcelo E. Silva 4
Cláudia Carneiro 5
(1. Aluno Bolsista (PIBIC-CNPq) Universidade Federal de Ouro Preto; 2. 1. Profa. Dra. (Departamento de Nutrição Clínica e Social – Escola de Nutrição -; 3. 1. Dra. Departamento de Genética do Instituto Butantan, São Paulo - Co-orientado; 4. 1. Prof. Dr. (Departamento de Alimentos – Escola de Nutrição - DEALI/ENUT/UFOP) ; 5. 1. Profa. Dra. (Departamento de Análises Clínicas – Escola de Farmácia - DEACL/E)
INTRODUÇÃO:
A samambaia (Pteridium aquilinum) tem demonstrado capacidade de induzir tumores malignos em animais domésticos e experimentais. O broto desta samambaia é consumido como prato típico por moradores da cidade de Ouro Preto e região. Alguns relatos epidemiológicos têm demonstrado associação entre a exposição direta (por ingestão) ou indireta (consumo do leite de bovinos expostos, por exemplo) à samambaia e o aumento da incidência de tumores de esôfago e estômago em humanos em várias regiões do mundo. Entretanto, quase nada se sabe a respeito dos eventos moleculares envolvidos na carcinogênese induzida pela samambaia. Trabalhos do nosso grupo não encontraram mutações nos genes p53 e Ras, nem instabilidade de microssatélites em tumores de íleo e bexiga induzidos pelo broto de samambaia em ratos. O efeito clastogênico da samambaia foi descrito em gado e recentemente encontramos alterações cromossomais em linfócitos de indivíduos consumidores crônicos de broto de samambaia moradores de Ouro Preto, MG. Assim, marcadores moleculares da ação das toxinas da samambaia no DNA são necessários para a realização de estudos de epidemiologia molecular, nos quais o risco da exposição humana possa ser definitivamente demonstrado e acuradamente quantificado. O objetivo é investigar, em ratos, alterações clastogênicas em linfócitos periféricos induzidas pela samambaia que possam ser usadas como marcadores moleculares da ação da samambaia.
METODOLOGIA:
Utilização de Citogenética de linfociotos periféricos, tecidos tumoral e tecidos adjacentes. Citogenética de tecidos correspondentes no grupo controle tambem.
RESULTADOS:
As culturas de linfócitos periféricos do tempo 0 apresentaram crescimento regular, apesar dos índices mitóticos obtidos serem abaixo do esperado. As análises não revelaram diferenças qualitativas e/ou quantitativas nos cromossomos obtidos de ambos os grupos. As análises citogenéticas do tempo 2 (8 meses) não foram satisfatórias visto que as culturas de linfócitos apresentaram baixa produção de metáfases. O hemograma completo realizado 30 dias depois não revelou alterações embora os animais de ambos os grupos apresentassem baixo número total de linfócitos quando comparados com animais obtidos de outro biotério. Entretanto não descartamos a possibilidade de que uma infecção generalizada tenha afetado os animais de ambos os grupos comprometendo a qualidade das culturas. Para controlar esta variável, antes das próximas análises será realizado hemograma completo de todos os animais cujo sangue for coletado.
CONCLUSÕES:
De acordo com o protocolo experimental foram planejadas análises citogenéticas em pelo menos 4 tempos diferentes de tratamento: no início (tempo 0), aos 8 meses (tempo 2), aos 16 meses (tempo 3) e por ocasião do sacrifício dos animais que será realizado quando apresentarem sinais de deterioração da saúde no caso dos animais tratados e ao final do experimento no caso dos animais do grupo controle. Até o momento apenas os experimentos dos tempos 0 e 1 foram realizados. Assim, os resultados obtidos não permitem conclusões a respeito do possível efeito clastogênico do broto de samambaia sobre linfócitos periféricos de ratos.
Instituição de fomento: CNPq
Trabalho de Iniciação Científica  
Palavras-chave: Citogenética; aberrações cromossomais; broto de samambaia.
Anais da 58ª Reunião Anual da SBPC - Florianópolis, SC - Julho/2006