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F. Ciências Sociais Aplicadas - 3. Turismo e Hotelaria - 1. Turismo e Hotelaria

ANÁLISE DE SATISFAÇÃO DO TURISTA EM RELAÇÃO Á OFERTA TURÍSTICA DE

OURO PRETO

Ana Caroline de Cabral Perdigão 1
Candice Tâgari Andrade 1
Ângela Cabral Flecha 1
Humberto Fois Braga 1
(1. Departamento de Turismo, Universidade Federal de Ouro Preto/UFOP)
INTRODUÇÃO:
Ouro Preto, desde que deixou de ser capital de Minas Gerais, em 1897, se fixou como relicário da História. É visitada, anualmente, por milhares de turistas do mundo todo. Em 1980, recebeu o título de Patrimônio Cultural Mundial da Humanidade, conferido pela UNESCO. É, por isto, conhecida no mundo inteiro, simbolicamente pelo que representa em termos de patrimônio e história. Em vista desses aspectos e da análise de estatísticas do segmento turístico nacional, nos últimos anos, o governo brasileiro está atuando de maneira significativa no desenvolvimento da atividade turística com a finalidade de aumentar a demanda e gerar divisas. Pode-se dizer que houve um aumento modesto, mas o setor tende a se aquecer a cada ano e já apresenta bons resultados. Todavia, para que os turistas sejam fidelizados à destinação e, assim, se transformarem em canal informal de promoção do local, a qualidade do serviço e a satisfação dos visitantes devem ser questões constantes nas estratégias turísticas. Assim, compreender o grau de satisfação dos turistas em relação à oferta turística de Ouro Preto é uma premissa fundamental quando se pretende melhor estruturar a oferta do turismo local.
METODOLOGIA:
O método utilizado foi o método de survey ou levantamento, já que permite realizar inferências a toda uma população a partir do estudo de uma amostra representativa desse universo. Além disso, permite o questionamento direto do turista cujo comportamento se deseja conhecer. O modelo de amostragem utilizado é a amostra aleatória simples, onde cada elemento da população de turistas (universo da pesquisa) tem a mesma probabilidade de ser entrevistado e, portanto, de estar incluído na amostra, permitindo a realização de inferências representativas para o universo. A ferramenta de pesquisa utilizada foi o questionário, aplicado em fluxo de rua, na região central da cidade (Centro Histórico).
RESULTADOS:

De maneira geral o grau de satisfação do turista que visita a cidade de Ouro Preto é boa e a grande maioria demonstrou vontade de retornar a cidade.Os números verificados para a opção ótimo foram expressivos no caso dos museus (32,2%), igrejas (47,1%), minas de exploração de ouro (19,3%) e monumentos históricos (46,5%). Já 58,7% considerou os bares e restaurantes como bons. A segurança foi avaliada como boa por 62,8%. A limpeza pública foi classificada como boa por 52,1% dos turistas, sendo que 25,8% a consideraram regular. O trânsito e os estacionamentos foram avaliados como bons, 36,6% e 28,3% respectivamente, e 29,2% e 16,3% representaram aqueles que os avaliaram como regular. 18,0% classificou os postos de informações turísticas como bons. A sinalização turística obteve opiniões divididas entre bom (34,8%) e regular (24,7%). 21,4% optou pela opção ruim. A hospedagem obteve uma avaliação positiva, uma vez que 32,8% a classificou como boa. Ao serem perguntados sobre a conservação do patrimônio em Ouro Preto, 47,0% classificaram como boa, 26,9% como regular e 10,3% ruim. Por fim, no que diz respeito às expectativas e satisfação com a viagem a Ouro Preto em geral, 79,3% respondeu que estas foram atendidas.

CONCLUSÕES:

Compreende-se a partir do que foi analisado em relação à oferta turística de Ouro Preto que o município apresenta insuficiências principalmente quanto à sinalização. Isto foi verificado através de resultados como os seguintes: 58,0% não utilizou sanitários públicos; 46,9% não utilizou postos de informações turísticas; 63,7% não utilizou as cachoeiras. Segundo os respondentes, eles não usufruíram desses atrativos e serviços porque não avistaram sinalização correspondente. Vale ressaltar também que 47,7% dos turistas respondeu que não utilizou o serviço dos guias locais. A infra-estrutura urbana apresentou resultados razoáveis para segurança e limpeza pública, porém houve críticas relacionadas ao intenso fluxo do trânsito no centro histórico, além de estacionamentos insuficientes. Observa-se que alguns aspectos da infra-estrutura turística e urbana ainda precisam ser estudados e avaliados da melhor maneira possível, a fim de que se identifique toda a deficiência para, então, realizar melhorias. Contudo, no que diz respeito a expectativas satisfeitas em relação à viagem, quase 80% dos turistas respondeu que estas foram atendidas, sendo que 93,3% manifestou o interesse em voltar à cidade.

 

Instituição de fomento: Universidade Federal de Ouro Preto-Proex
Trabalho de Iniciação Científica  
Palavras-chave: oferta turística; satisfação; método survey,.
Anais da 58ª Reunião Anual da SBPC - Florianópolis, SC - Julho/2006