IMPRIMIR VOLTAR
H. Artes, Letras e Lingüística - 4. Lingüística - 1. Lingüística Aplicada

Crenças de uma Professora no Ensino/ Aprendizagem de Língua Inglesa e seus Aspectos Socioculturais

Débora Mendes Neto 1
(1. UNIVERSIDADE FEDERAL DE OURO pRETO)
INTRODUÇÃO:

Este estudo busca investigar aspectos socioculturais das crenças relacionados ao processo de ensino/aprendizagem de língua inglesa, bem como as possíveis influências que tais crenças podem exercer neste processo. Segundo Barcelos (2001), crenças são opiniões e idéias que os participantes da sala de aula têm a respeito do processo de ensino/aprendizagem. Tendo em vista o fato de que tais crenças têm relação direta com as ações do professor em sua prática pedagógica, é de grande relevância o estudo e a análise crítica não somente do comportamento do professor, mas também das variáveis que fundamentam e permeiam tais comportamentos.

METODOLOGIA:

O trabalho encontra-se dividido em duas etapas: a primeira etapa consiste da investigação das crenças de uma professora de língua estrangeira, através da observação de uma de suas aulas e de dados coletados por meio de um questionário respondido por ela, bem como das informações obtidas através de uma entrevista semi-estruturada, que foi previamente elaborada e logo após a aplicação, transcrita pelo grupo de pesquisa. Já a segunda parte inclui a análise de dados através do processo de trainagulação para posteriores discussões e conclusões da pesquisa.

RESULTADOS:
Neste trabalho, foi possível identificar algumas crenças de uma professora de língua inglesa: o relacionamento entre aluno e professor, o acompanhamento das atividades pelo professor, a correção de erros orais e escritos, bem como a participação dos alunos durante as aulas, e a apresentação de feedback aos alunos durante todo o processo de ensino/aprendizagem. Outros pontos de destaque observados a partir das crenças desta professora foram a influência da experiência pessoal dela enquanto aprendiz de língua inglesa em sua prática pedagógica, além de crenças sólidas e significativas sobre o uso do material didático e outros recursos no decorrer desse processo.
CONCLUSÕES:

Após análise das relações existentes entre tais crenças e as possíveis influências que elas podem exercer nas ações dessa professora em sala de aula, é possível afirmar que, a partir do estudo e da análise das crenças, temos a possibilidade de encontrar meios para aprimorar a prática pedagógica no processo de ensino/aprendizagem de língua inglesa e até mesmo realizar possíveis intervenções de forma a tornar tal ensino mais realista e eficaz, adequando-o assim, às necessidades dos diferentes grupos de aprendizes.

Instituição de fomento: PIVIC/PROPP/UFOP
Trabalho de Iniciação Científica  
Palavras-chave: crenças de professores; aspectos socioculturais ; ensino/aprendizagem de língua inglesa.
Anais da 58ª Reunião Anual da SBPC - Florianópolis, SC - Julho/2006