IMPRIMIR VOLTAR
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 15. Formação de Professores (Inicial e Contínua)
A FORMAÇÃO E O SABER DOS PROFESSORES DE ENSINO MÉDIO
Lilian Mara Dal Cin dos Santos 1
Célia Nunes 1
(1. Universidade Federal de Ouro Preto)
INTRODUÇÃO:
A partir da década de 80 e, principalmente na década de 90, identificamos o desenvolvimento de pesquisas que passam a analisar a prática docente, buscando resgatar o papel do professor e destacando a importância de se pensar a sua formação numa abordagem que vá além da acadêmica, envolvendo o desenvolvimento pessoal, profissional e organizacional da profissão docente. Foi nesta direção que caminhou a pesquisa que desenvolvemos, em que procuramos considerar o professor como um profissional que adquire e desenvolve conhecimentos a partir da prática e no confronto com as condições da profissão.
METODOLOGIA:
A partir de entrevistas realizadas junto a docentes de Mariana e Ouro Preto, buscamos investigar o saber dos professores de Língua Portuguesa que atuam no Ensino Médio, levando em consideração a contribuição do seu curso de formação inicial na construção dos saberes e na prática pedagógica que desenvolvem no cotidiano escolar. Decidimos analisar, além do saber dos professores, as suas práticas pedagógicas, devido às recentes discussões acerca do ensino de Língua Portuguesa. Essas reflexões sobre novas perspectivas para o ensino da língua apontam para uma nova forma de ensinar a gramática e os demais assuntos relacionados à área, seguindo as sugestões dos Parâmetros Curriculares Nacionais do Ensino Médio (PCNEM), que propõem que o ensino da língua nas escolas considere a produção de textos – orais ou escritos – como ponto de partida para o aprendizado da língua.
RESULTADOS:
Os dados levantados nos demonstraram que a maioria dos professores, em suas práticas, recorrem ao ensino tradicional de Língua Portuguesa.
CONCLUSÕES:
Devemos ressaltar, no entanto, que, embora ainda reste um longo caminho a ser percorrido pelos professores para que estes atinjam os objetivos propostos pelos PCNEM (1998) e assim adquiram uma prática pedagógica mais condizente com a realidade dos alunos, algumas mudanças em suas práticas já começaram a ocorrer, como pudemos depreender das entrevistas. Uma delas refere-se a importância que os professores têm dado à formação de seus alunos de ensino médio, que vai além da simples transmissão dos conhecimentos de sua matéria em detrimento de uma prática educativa, preocupando-se com o ritmo de aprendizagem de cada um e com a real construção do conhecimento.
Instituição de fomento: FAPEMIG
Trabalho de Iniciação Científica  
Palavras-chave: FORMAÇÃO DE PROFESSORES; LÍNGUA PORTUGUESA; ENSINO.
Anais da 58ª Reunião Anual da SBPC - Florianópolis, SC - Julho/2006