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B. Engenharias - 1. Engenharia - 3. Engenharia Civil

ESTUDO DE CAMPO PARA DETERMINAÇÃO DA MACROTEXTURA DE DIFERENTES REVESTIMENTOS ASFÁLTICOS

Fábio Hirsch 1
Thiago de Matos Rozek 2
Luciano Pivoto Specht 3
(1. Graduando Engenharia Civil / UNIJUÍ - Bolsista BIC / FAPERGS 2005/2006; 2. Graduando Engenharia Civil / UNIJUÍ - Bolsista PIBIC / CNPq 2005/2006; 3. Orientador / Professor Doutor do Departamento de Tecnologia da UNIJUÍ)
INTRODUÇÃO:
Com o grande e crescente aumento na frota de veículos e caminhões em todo o mundo e, conseqüentemente, o elevado número de acidentes, muito se tem falado nos custos que esses trazem a toda a população; Pesquisas relevam que até mesmo quem não se envolve diretamente em acidentes acaba penalizado, seja por atrasos em congestionamentos, perda de tempo, de compromissos, desgaste de veículos, poluição sonora, visual e atmosférica. Em ordem crescente de custos tem-se: acidentes sem vítimas (R$3,26mil), colisão com vítimas (R$17,5mil) e acidentes com vítima fatal (R$144mil) (IPEA/2003). Dentre os vários fatores que contribuem para que um acidente ocorra temos: fatores humanos; mecânicos; a via; e as condições ambientais. Contudo, devemos levar em consideração as várias combinações possíveis entre os fatores citados; acidentes referentes às deficiências da via em conjunto com outros fatores revelam grande número de casos. Visto que, com o aumento da velocidade e as novas exigências por segurança viária, o conhecimento da textura do pavimento tem se tornado cada vez mais importante, devido ao grande número de acidentes relacionados com a falta de aderência do pneu ao pavimento, fenômeno denominado de aquaplanagem ou hidroplanagem, decorrente da formação de uma lâmina de água sobre a via em dias chuvosos e ligada diretamente a capacidade de drenagem superficial, macrotextura e abaulamento transversal; evidencia-se ainda que o usuário de um sistema viário espera que o pavimento lhe forneça:  segurança, para manter-se na trajetória desejada, conforto e economia operacional. O objetivo deste estudo é medir os valores de macrotextura de diversos tipos de revestimentos, determinados através do ensaio de mancha de areia, classificando desta forma, a superfície de rolamento dos pavimentos.
METODOLOGIA:
Os valores da macrotextura dos pavimentos foram coletados através do ensaio de mancha de areia; este ensaio consiste na determinação da altura média da mancha de areia na superfície do pavimento, conforme preconizado pela ASTM E 965 – 96. O procedimento consiste em preencher os vazios da textura superficial do pavimento com um volume conhecido de 25000 mm³ ± 150 mm³ de areia natural limpa e seca, de grãos arredondados, que passa na peneira de abertura 0,3 mm e fica retida na peneira de abertura 0,15 mm, ou, com microesferas de vidro (caso deste estudo) que apresentam as mesmas características granulométricas. A superfície do pavimento em que se deseja realizar o ensaio é limpa com o auxílio de escova de mão macia, são espalhadas, sobre a superfície seca do pavimento, as microesferas com o auxílio de um disco de madeira, realizando-se movimentos circulares e uniformes, preenchendo os vazios da superfície e obtendo uma área final circular. Mede-se o diâmetro do círculo formado pela “mancha” obtida, em quatro direções; o diâmetro médio (Dm), será o resultado da média obtida nas quatro medições. A altura (Hm) é expressa pela equação: Hm = 4.V / Dm².π, sendo que o volume (V) é conhecido. Foram realizados ensaios in situ em seis tipos de pavimentos flexíveis: CBUQ - Concreto Betuminoso Usinado a Quente, TSD - Tratamento Superficial Duplo, Lama Asfáltica, PMQ – Pré Misturado a Quente, Asfalto-Borracha, CPA – Camada Porosa de Atrito e em um pavimento rígido: Concreto de Cimento Portland.
RESULTADOS:
Foram realizados 140 ensaios, totalizando 560 leituras de mancha de areia. Tais valores foram tabelados e analisados, calculando-se a média, desvio padrão e o coeficiente de variação. A classificação segundo PASQUET (1968), que limita valores de altura da mancha de areia (mm), voltado a aplicação do tipo de revestimento, determinou que: os revestimentos TSD (Tratamento superficial Duplo) e CPA (Camada Porosa de Atrito), apresentaram textura muito grossa; o revestimento PMQ (Pré-misturado à frio) apresentou textura grossa; revestimentos em CBUQ (Concreto Betuminosos Usinado à Quente), AB (Asfalto-Borracha) e CCP (Concreto de Cimento Portland), apresentaram textura média e o revestimento LA (Lama Asfáltica) apresentou textura fina.
CONCLUSÕES:
A execução deste ensaio é simples, sendo que os equipamentos utilizados para a execução são de baixo custo e de fácil manuseio.  Com a pesquisa foi possível determinar os valores característicos de macrotextura de cada revestimento estudado, bem como classificá-los segundo critérios de segurança. Tais parâmetros deveriam ser incorporados em projetos de pavimentos reduzindo, desta forma, os gastos financeiros com acidentes.
Instituição de fomento: FAPERGS - BIC e CNPq - PIBIC
Trabalho de Iniciação Científica  
Palavras-chave: Segurança viária; Pavimentação asfáltica; Macrotextura.
Anais da 58ª Reunião Anual da SBPC - Florianópolis, SC - Julho/2006