IMPRIMIR VOLTAR
B. Engenharias - 1. Engenharia - 3. Engenharia Civil

ANÁLISE DO TRÁFEGO E DAS VAGAS DE ESTACIONAMENTO PÚBLICO NA ÁREA CENTRAL DE IJUÍ

 

Sérgio Copetti Callai 1
Rejane da silva 2
Raquel Kohler 1
(1. Universidade regional do noreste do estado do Rio Grande do Sul-UNIJUI; 2. Universidade federal de Santa Catarina- UFSC)
INTRODUÇÃO:

Sabe-se que os problemas referentes ao trânsito são cada vez mais evidentes nas áreas urbanas e este fato acarreta sérios problemas como o estresse pelo trânsito intenso de automóveis, o excessivo gasto de combustível e a poluição ambiental. Estes problemas estão evidentes também na cidade de Ijuí, definida como local para este estudo, objetivando conhecer o problema e apontar soluções para o mesmo.

METODOLOGIA:

Inicialmente foi realizada a revisão bibliográfica no Código de Obras da cidade de Ijuí e o seu Plano Diretor, a partir da qual foi possível estabelecer a metodologia da investigação. O método incluiu a verificação do número real de vagas disponíveis na área delimitada para o estudo (centro da cidade, área entre as ruas Floriano Peixoto e Ernesto Alves e entre as ruas Treze de Maio e Sete de Setembro); a medição das vias de circulação; a contagem do número de veículos nos horários de pico; e, a análise do tipo de empreendimentos do local.

RESULTADOS:
A análise dos dados demonstrou que há discrepâncias no que diz respeito às recomendações técnicas para as vias públicas. Não há um padrão seguido para os estacionamentos oblíquos, as distâncias entre as esquinas e o início dos estacionamentos, e os limites de entradas de garagens. Observou-se a existência de um grande número de entradas para garagens de residências uni-familiares, representando uma redução significativa da área pública disponível para estacionamento; e há falta de garagens em alguns edifícios comerciais, e noutros, não há vagas suficientes no seu interior para atender a todos os usuários.
CONCLUSÕES:
Na atual conjuntura não há a possibilidade de geração ou uma melhor distribuição do número de vagas de estacionamento público na cidade de Ijuí. A alteração de sentido de fluxo nas vias acarretaria ainda maiores transtornos. As soluções apontam para: a reeducação dos usuários com vistas a uma maior utilização do transporte público; a re-implantação do sistema de estacionamento pago, gerando assim uma maior oportunidade de vagas nesta área; e, nos pontos críticos, sugere-se a intervenção de agentes reguladores de trânsito.
Trabalho de Iniciação Científica  
Palavras-chave: Trânsito ; Estacionamento; Urbanização.
Anais da 58ª Reunião Anual da SBPC - Florianópolis, SC - Julho/2006