IMPRIMIR VOLTAR
B. Engenharias - 1. Engenharia - 3. Engenharia Civil

AVALIAÇÃO DA SUSTENTABILIDADE DE EDIFICAÇÕES HABITACIONAIS MULTIPAVIMENTADAS

Júlio Rafael Kotlinski  1
Raquel Kohler  1
Luciana L. Brandli  2
Letícia Bortoluzzi  2
(1. Departamento de Tecnologia – DETEC - UNIJUI; 2. Faculdade de Arquitetura e Engenharia – UPF)
INTRODUÇÃO:
O objetivo da pesquisa é investigar e comparar o mercado habitacional confrontando as necessidades da demanda com as respostas do mercado, com ênfase na definição do conceito de sustentabilidade. Além das instalações elétricas, hidráulicas e de esgoto adequadas, surgem outras necessidades de adaptação: arejamento, ventilação e iluminação dos compartimentos e o afastamento de ruídos, entre outros. É importante que a oferta de novas habitações esteja em sintonia com o mercado, destacando-se a importância da sustentabilidade das mesmas. Para a caracterização da oferta existente quanto ao seu desempenho sustentável, foram propostos indicadores de sustentabilidade sugerindo a forma de coleta de cada um. Desta forma, obteve-se um check list orientado à aplicação no estoque habitacional, subsetor edificações.
METODOLOGIA:
O estudo de caso consubstancia-se em edificações multipavimentadas, construídas para estudantes universitários nas cidades de Ijuí e Passo Fundo, RS, por ser um segmento de grande representatividade no mercado habitacional local. Na cidade de Ijuí, foram selecionadas duas edificações localizadas na rua principal de acesso ao campus universitário, sendo ambas de ocupação mista (residencial/comercial) de quatro pavimentos. Os atributos propostos na pesquisa objetivam a análise da sustentabilidade das edificações escolhidas e referem-se a: legislação, materiais de construção, localização do imóvel, qualidade de projeto, qualidade de uso e manutenção da edificação, conforto ambiental e custos.
RESULTADOS:
Os resultados alcançados até o momento, estão restritos aos atributos legais e de qualidade de projeto. Quanto aos índices urbanísticos os dados mostram que as taxas de ocupação, os recuos e afastamentos foram utilizados de acordo com o plano diretor local, porém o índice de aproveitamento e as taxas de permeabilidade atingiram índices superiores aos permitidos. Sob o ponto de vista da sustentabilidade, a impermeabilização do solo pode acarretar prejuízos em longo prazo se for implementada em grandes áreas. A qualidade de projeto foi avaliada pelo cálculo dos índices de circulação, compacidade e de circulação das garagens, os quais se apresentam dentro dos padrões considerados satisfatórios. Considerando que as duas edificações foram executadas com materiais de construção tradicionais não há flexibilidade de uso dos espaços, no entanto, a organização dos mesmos foi projetada de acordo com os padrões funcionais vigentes.
CONCLUSÕES:
Estima-se que os resultados decorrentes da continuidade desta pesquisa indicarão a necessidade de inovação quanto aos materiais e técnicas construtivas; a capacitação de mão-de-obra e mudança de paradigmas relacionados à gestão e concepção de projetos.
Instituição de fomento: UNIJUI
Trabalho de Iniciação Científica  
Palavras-chave: sustentabilidade; construção civil; edificações multipavimentadas.
Anais da 58ª Reunião Anual da SBPC - Florianópolis, SC - Julho/2006