IMPRIMIR VOLTAR
D. Ciências da Saúde - 6. Nutrição - 3. Análise Nutricional de População

CARACTERIZAÇÃO DOS FATORES RELACIONADOS AO CRESCIMENTO DE CRIANÇAS COM BAIXO PESO AO NASCER NO MUNICÍPIO DE IJUÍ/RS

 

 

Ivanice Ferreira Rocha  1
Graciéla Müller 1
Ligia Beatriz Bento Franz  1
Maristela Borin Busnello  1
Iara Batistti  1
(1. Universidade Regional do Noroeste do Estado do RS - UNIJUÍ / Ijuí/RS.)
INTRODUÇÃO:

 

INTRODUÇÃO – O estudo de dados de saúde em uma população é requisito essencial para a elaboração e planejamento de políticas de saúde. O acompanhamento do comportamento histórico destes dados possibilita a avaliação dos serviços de saúde e das condições de saúde das populações. A pesquisa proposta insere-se no tema das condições de saúde de grupos populacionais, especificamente a infância. Os objetivos do estudo são: Caracterizar a situação de saúde de crianças nascidas com baixo peso no município de Ijuí/RS no ano de 2001.
METODOLOGIA:
METODOLOGIA - Estudo retrospectivo que busca traçar a curva de crescimento ponderal das crianças nascidas em 2001. A coleta dos dados está sendo realizada do seguinte modo: identificação das crianças a partir do seu registro na base de dados do Sistema de Informação de Nascidos Vivos; solicitação de autorização para participação na pesquisa pelos pais ou responsáveis de acordo com os termos da Resolução 196/96; entrevista com os responsáveis pelas crianças abordando dados sócio-econômicos, escolaridade da mãe, condição de saúde da criança, aleitamento materno e introdução de alimentação complementar; coleta dos dados de peso relacionado à idade constantes no Cartão da Criança; tomada de peso e estatura atual.
RESULTADOS:
RESULTADOS - Até o presente momento foram avaliadas cinco participantes, sendo duas do sexo feminino e três do sexo masculino. Analisando o estado nutricional dessas crianças, observa-se que a maioria delas se encontra eutrófica, estando apenas uma criança do sexo masculino com baixo peso. Quanto ao aleitamento materno exclusivo, apenas duas crianças foram amamentadas exclusivamente até os seis meses. Em relação ao acometimento de agravos à saúde das crianças, todas as crianças já foram acometidas por algum tipo de enfermidade, sendo que as doenças que acometeram duas crianças foram bronquite, diarréia e infecção da garganta. Outras doenças apontadas foram anemia, fratura de braço, otite, gripe e obstipação. Das crianças avaliadas, três já estiveram internadas na rede hospitalar.
CONCLUSÕES:

CONCLUSÕES – Uma vez que o estudo encontra-se em andamento, os resultados apresentados acima são ainda preliminares. Entretanto, destacam-se alguns aspectos: baixo número de crianças amamentadas exclusivamente até os 6 meses e a presença de intercorrências em todas as crianças avaliadas.

Instituição de fomento: PIBIC/CNPq
Trabalho de Iniciação Científica  
Palavras-chave: Nutrição ; Baixo peso ao nascer; SINASC.
Anais da 58ª Reunião Anual da SBPC - Florianópolis, SC - Julho/2006