IMPRIMIR VOLTAR
F. Ciências Sociais Aplicadas - 2. Economia - 7. Economia Regional e Urbana
CONCEPÇÃO DE DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL
Robison Xavier Machado 1
Nádia Gianluppi 1
Argemiro Luís Brum 2
José Dalmo Silva de Souza 3
(1. Curso de Economia/Grupo-PET/Depto de Economia e Contabilidade/UNIJUÍ; 2. Tutor do Grupo-PET/Depto de Economia e Contabilidade/UNIJUÍ; 3. Colaborador do Grupo-PET/Depto de Economia e Contabilidade/UNIJUÍ)
INTRODUÇÃO:
O atual padrão de desenvolvimento dominante no mundo capitalista demonstra há tempos ser insustentável. Do estudo da situação mundial, em especial das economias pobres, surgiu o conceito de um desenvolvimento sustentável em suas múltiplas dimensões. Tanto a não sustentabilidade do padrão atual como a necessidade e a oportunidade de se consolidar um novo padrão de desenvolvimento se expressam claramente nessa fase de globalização econômica. Neste processo, surge como fator importante a existência ou não de capital social e sua ligação com o local-regional como contraste à onda globalizante. Um desenvolvimento sustentável, um mundo para todos, feito com todos, tendo sua base no espaço regional é não só necessário como possível. O desenvolvimento sustentável é um processo que parte de especificidades regionais - tais como o capital social -, admite a inclusão social e preocupa-se com o uso racional dos recursos e do meio-ambiente. Em um processo de desenvolvimento sustentável o aspecto técnico da produção de bens e serviços harmoniza-se com o imperativo da distribuição e apropriação dos produtos sem comprometer a capacidade das gerações futuras de também atenderem as suas necessidades. O objetivo desta pesquisa é refletir sobre a idéia de desenvolvimento sustentável, modelo que se delineia como uma alternativa diante do atual sistema que é também responsável pela crise econômica, social e financeira na qual se encontram os países periféricos, entre os quais o Brasil.
METODOLOGIA:
Este trabalho se baseou nas obras dos autores Ignacy Sachs e Gilberto Montibeller e demais contribuições em livros e textos sobre o assunto disponibilizados pela internet. A pesquisa inicialmente apresenta o tema que explicita a necessidade de um desenvolvimento distinto daquele tido como padrão e dominante, para o qual o caso brasileiro serve de ilustração. Em seguida, é analisada a idéia do Ecodesenvolvimento, sua gênese e seus desdobramentos, sendo completada pela caracterização da situação mundial atual, que foi gerada pelo padrão de desenvolvimento dominante, e as conseqüências de sua expansão para o mundo como um todo. Na seqüência discute-se como andam os movimentos ambientalistas e, na conclusão, enfatizam-se as idéias que podem ser consideradas para orientar uma reflexão e subsidiar a discussão do tema e conceito de Ecodesenvolvimento.
RESULTADOS:
A idéia geral do Ecodesenvolvimento ou Desenvolvimento Sustentável formulada por Ignacy Sachs em 1967 defende que deveria ser estabelecido entre as Nações, um aprofundamento racional ecologicamente sustentável da natureza em benefício das populações locais. O capitalismo deve incorporar a idéia do Desenvolvimento Sustentável em seus planos, pois, todo o crescimento econômico seria afetado significativamente caso ocorresse à escassez de recursos naturais da biosfera. Isso repercutiria também no aspecto social, pois a pobreza é um reflexo da falta de desenvolvimento, dado que para haver um desenvolvimento sustentável é preciso atender às necessidades básicas de todos e dar a todos a oportunidade de uma vida digna e condições de serem também consumidores.
CONCLUSÕES:
O processo industrial está gerando uma destruição do meio ambiente. As tecnologias produtivas não visam à proteção ambiental, mas, à eficiência e ao menor custo na hora de produzir; esta é uma forma de produção que causa o esgotamento das fontes de energia e de recursos naturais, além de gerar resíduos tóxicos altamente prejudiciais à vida do planeta como um todo. Deve haver maior comprometimento dos setores privado e público com o meio ambiente desde a fase de elaboração de seus planos, investimentos de recursos financeiros para a viabilização de formas auto-sustentáveis para a exploração dos recursos naturais e o desenvolvimento de técnicas que poluam menos e com menores efeitos destrutivos ao meio ambiente. Também na área da reciclagem o ideal seria o maior aproveitamento de objetos que são usados na primeira vez e poderiam ser reaproveitados várias vezes. A concepção de desenvolvimento sustentável é exatamente isso, garantir através do melhor aproveitamento dos recursos existentes e da preservação destes, um desenvolvimento inclusivo e duradouro. Dessa forma as gerações futuras, por meio desse esforço, terão a oportunidade de viver em um mundo mais limpo e igualitário.
Trabalho de Iniciação Científica  
Palavras-chave: Desenvolvimento Sustentável; Ecodesenvolvimento; Recursos Naturais.
Anais da 58ª Reunião Anual da SBPC - Florianópolis, SC - Julho/2006