IMPRIMIR VOLTAR
H. Artes, Letras e Lingüística - 3. Literatura - 2. Literatura Comparada
PRODUÇÃO LITERÁRIA DOS ANOS 30 NO RIO GRANDE DO NORTE
Daíse Fernandes Dantas 1 (daise.dantas@bol.com.br), Daniella Lago Alves Batista de Oliveira 1, Maria Aparecida de Almeida Rêgo 1 e Humberto Hermenegildo de Araújo 1
(1. Departamento de Letras, Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN)
INTRODUÇÃO:
Estudo sobre representações literárias acontecidas no Rio Grande do Norte, no contexto da moderna literatura brasileira do século XX, ao longo da década de 30. Toma-se como ponto de partida a expressão literária modernista, com o objetivo de verificar a continuidade e/ou ruptura com o padrão estabelecido, uma vez que a produção literária local caracteriza-se, ao longo do século XX, pelo desejo e tentativa de atualização relativos aos movimentos literários nacionais. O objetivo principal é sistematizar a produção literária potiguar da década de 30, fornecendo elementos para o estudo da moderna literatura do Rio Grande do Norte. Trata-se de um levantamento de dados de um conjunto de textos publicados na imprensa local, além de livros de poetas e escritores potiguares, cuja leitura permite um contraponto entre a perspectiva identificada e o movimento nacional construído sob a perspectiva do chamado “romance de 30”.
METODOLOGIA:
O desenvolvimento da investigação ocorreu em três etapas. A primeira etapa constou de localização, identificação e categorização das informações existentes nos jornais A República e Feitiço. A segunda etapa abrangeu o aspecto da elaboração de instrumentos, coleta de dados e coleta propriamente dita, e sistematização e análise dos dados coletados. A terceira etapa correspondeu à elaboração do relatório final e divulgação dos seus resultados. A coleta, através da transcrição de textos, assim como a sua leitura e análise foi confrontada com o discurso da historiografia literária a respeito da produção literária da década de 30, com discussão em seminários e posterior organização de um banco de dados sobre a produção literária local. No processo, foram observadas condições e conjunturas favoráveis à produção poética no Rio Grande do Norte, durante a década de 30. A definição de um referencial teórico-metodológico revestiu-se da necessidade de organizar a pesquisa em torno de procedimentos para a operacionalização da investigação: pesquisa bibliográfica, com levantamento de informações em documentos escritos.
RESULTADOS:
Ao final da década, foram produzidos contos, artigos, crônicas, capítulos de livros, ensaios, notícias e textos modernistas em geral, relacionados ao modernismo, criando-se uma expectativa de continuidade para as décadas posteriores e abrindo a possibilidade de inserção da produção literária local no sistema literário brasileiro. Foram localizados e transcritos 72 textos em prosa e 84 textos em poesia, de autores diversos, com destaque para Policarpo Feitosa, Luís da Câmara Cascudo, José Bezerra Gomes, Aurélio Pinheiro, Jorge Fernandes, Jayme dos Guimarães Wanderley, Palmyra Wanderley e Renato Caldas.
CONCLUSÕES:
A produção literária pesquisada permitiu uma compreensão do processo literário brasileiro nas suas manifestações regionais e nas suas implicações com o processo de modernização da sociedade. É possível relacionar a produção literária local com os movimentos literários nacionais, dando continuidade ao estudo do movimento modernista em suas várias fases. Estudar a memória literária do Rio Grande do Norte significa estudar o modo como o sistema literário nacional se articula à tradição cultural e ao mesmo tempo se atualiza na relação com o novo.
Instituição de fomento: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Trabalho de Iniciação Científica
Palavras-chave:  Modernismo; Movimento literário; Registro literário.
Anais da 57ª Reunião Anual da SBPC - Fortaleza, CE - Julho/2005