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G. Ciências Humanas - 7. Educação - 7. Educação Infantil |
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EDUCAÇÃO INFANTIL NO MUNICÍPIO DE CAICÓ: ASPECTOS DE UMA
REALIDADE |
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Aldejane Morais dos Santos 1 e Nazineide Brito 2 |
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1 - Depto de Educação - UFRN
2 - Depto de Estudos Sociais e Educacionais - UFRN, UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE - UFRN |
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A educação infantil tem como objetivo proporcionar à criança o seu desenvolvimento
integral. O presente trabalho visa diagnosticar a realidade do ensino infantil no município
de Caicó-RN, ou seja, em que condições administrativas, físico-estruturais e pedagógicas
estão funcionando as escolas infantis do município. Como procedimentos metodológicos,
utilizou-se entrevistas, observações, registro e análise dos dados, onde foram consultadas
todas as instituições públicas de ensino infantil de Caicó, sendo entrevistados seus gestores
e professores. A partir dos dados coletados, verifica-se que em 79% das escolas, o espaço
físico pode ser caracterizado como precário ou muito precário e em 21%, o espaço é bom
ou adequado para o ensino infantil. Aproximadamente 2.300 crianças encontram-se
matriculadas na educação infantil, contando com um professor por sala. A maioria dos
profissionais mais responsáveis pela educação das crianças de 0 a 6 anos possuem
formação superior completa ou incompleta. Cerca de 71% das escolas possuem proposta
pedagógica formalizada, mas no entanto, a maioria delas não foi formulada pelo próprio
corpo técnico das instituições. Das 24 instituições, 09 possuem crianças que têm
necessidades educativas especiais apresentando: deficiência mental, auditiva, física, entre
outros e não contam com um corpo técnico capacitado para trabalhar com elas, sendo dadas
apenas algumas orientações, quando da realização de encontros oferecidos pela Secretaria
de Educação. |
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Instituição de fomento: PROPESQ/UFRN
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Trabalho de Iniciação Científica
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Palavras-chave:
educação infantil; escolas públicas; corpo técnico |
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Anais da 57ª Reunião Anual da SBPC - Fortaleza, CE - Julho/2005
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