OLIMPÍADAS CIENTÍFICAS: POR QUE E PARA QUE?
Paulo
Cezar Vieira
Departamento
de Química, Universidade Federal de São Carlos
Com o
objetivo de contribuir para a formulação de políticas de C&T para a área de
Química, a Diretoria e o Conselho Consultivo da Sociedade Brasileira de
Química, SBQ, promoveram, em 2002, um conjunto de atividades que resultou no
documento denominado “Eixos Mobilizadores em Química”. Neste documento, foram
identificados
os
seguintes eixos mobilizadores:
i) formação
de recursos humanos qualificados;
ii)
desconcentração regional e combate à endogenia;
iii)
estímulo ao empreendedorismo e à interdisciplinaridade;
iv)
aproximação pró-ativa da academia com a atividade econômica;
v)
vinculação orçamentária de recursos para C&T
vi)
combate aos gargalos institucionais.
http: //www.scielo.br/scielo.php?script=sci_pdf&pid=S0100-40422003000300025&lng=en&nrm=iso&tlng=pt
Dando
continuidade a este trabalho o primeiro eixo a ser mais amplamente discutido
foi o de formação de recursos humanos. Ficou patente em todas as discussões
promovidas pela SBQ que é necessário investir na formação de recursos humanos
qualificados em profusão e em todos os níveis. A este eixo foram associadas
algumas ações como o acesso direto ao doutorado para os alunos que participaram
de programas de Iniciação Científica; incentivo às atividades conjuntas de
graduação e de pós-graduação; estímulo ao intercâmbio entre as IES e entre
estas e as instituições de nível médio; o pós-doutorado como um processo de
formação continuada; a constituição de grupo de trabalho da SBQ para acompanhar
a implantação das diretrizes curriculares nas IES; o incentivo a programas para
formação de docentes de 3o grau e a realização de Semanas Nacionais de Química
com a participação de estudantes do nível médio, de graduação, pós-graduação e
professores, como forma de mobilização e integração entre os vários níveis de
ensino.
http: //www.scielo.br/scielo.php?script=sci_pdf&pid=S0100-40422004000200033&lng=en&nrm=iso&tlng=pt
Como uma
forma de disseminar a química e, principalmente despertar nos estudantes do
nível médio o interesse por esta disciplina a SBQ iniciou o seu projeto de
olimpíadas que tem como objetivo: Trabalho de difusão da química entre os
jovens o reconhecimento e estímulo da vocação científica em química entre os
estudantes do ensino médio e a difusão da ciência e da tecnologia. Poderão
participar da OLIMPÍADA SBQ alunos regularmente matriculados em escolas
públicas ou privadas de ensino médio (1a à 3ª séries).
TEMA DA
OLIMPÍADA SBQ 2005
O tema para a dissertação dos estudantes de
nível médio na Olimpíada SBQ 2005 é:
BIODIESEL: O PROCESSO DE PREPARAÇÃO, -
IMPORTÂNCIA ECONÔMICA E AMBIENTAL
Informações podem se encontradas na
internet: www.sbq.org.br/portal2/olimpiadas/olimpiadas.htm
A SBQ tem
dado grande atenção à divulgação da química em todos os níveis, em diversas
ocasiões. Em 1999-2000 organizou o evento "Um Mundo de Cor: Uma Busca
Internacional de Corantes Naturais”, juntamente com outras 52 sociedades
científicas de química sob a coordenação da American Chemical Society.
Além da
programação proposta pela ACS, a SBQ estendeu o programa promovendo o II
Concurso de Redação e o I Concurso de Obras de Arte, realizadas com os corantes
extraídos pelos estudantes. Atividades como estas destacam o papel
preponderante de sociedades científicas seja na organização de olimpíadas, seja
em outras atividades onde o grande objetivo é estimular o estudante a se
interessar pelas ciências.