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CURRÍCULO DE FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE CIÊNCIAS: UMA REALIDADE INTERATIVA
Meirecele Calíope Leitinho
Este estudo é parte de uma investigação sobre o currículo do Curso de Formação de Professores para as séries finais do ensino fundamental (5ª a 8ª série), na área de Ciências, desenvolvido pela Universidade Estadual do Ceará, no interior do estado, na cidade de Santana do Cariri, chapada do Araripe.
É um estudo sobre o currículo como
uma realidade interativa, analisado a partir do Projeto Pedagógico do Curso e
do documento Sistema de Ação Supervisionada (nível prescritivo) pelo depoimento
de professores-alunos (nível experiencial) e
dos professores orientadores, formadores e ou tutores (nível
perceptivo).
O currículo foi visto na acepção de realidade interativa, que na
opinião de Rasco (1994) é “um currículo em ato, currículo formação”,
constituindo-se em um processo de ação comunicativa, onde ocorrem relações
sociais que interferem de forma positiva ou negativa no processo de construção
curricular; nessa acepção, há o reconhecimento da comunicação e dos processos
sociais como elementos vitais do currículo, considerando os sujeitos e sua ação
educativa como fundamentais à consecução dos objetivos desejados. Nessa acepção
a construção do conhecimento ocorre no ato de ensinar e aprender, mediatizada
pelo diálogo e pelas experiências dos sujeitos envolvidos; o currículo se
apresenta então, como ação prática, em estreita relação com a representação da
ação.
Nesse estudo a avaliação curricular fundamentou-se numa
investigação qualitativa,tomando como paradigma a abordagem
normativo-naturalista que segundo Nóvoa se caracteriza “como holistica, ideografica,reconhecendo a
existência de múltiplas variáveis,integrando partes,idéias crenças e normas
sociais, considerando-se além da
acepção do currículo como realidade interativa, já referenciada, a do currículo como conteúdo e a do currículo
como programação educacional; como conteúdo o currículo é uma representação da cultura,
implicando sempre uma seleção
sistematizada, organizada disciplinariamente ou não, que direciona seus
objetivos para processos cognitivos. Como programação educacional, o currículo
se configura em um documento prescritivo que contém intenções, objetivos e
competências a serem adquiridas, conteúdos culturais, experiências de
aprendizagem, materiais didáticos de apoio ao ensino e processos de avaliação,
formalmente sistematizados.
Ela é normativa,
porque observa os fenômenos de forma holística, percebe e avalia a realidade de
forma idealista, valoriza a introspecção do investigador e desenvolve modos
informais de elaboração da avaliação.
É naturalista porque as teorias e o
seu design, são emergentes, vão surgindo ao longo do processo, em
situação natural da investigação, valoriza os sujeitos e utiliza técnicas
predominantemente qualitativas.
A opção por este paradigma, deveu-se a sua
coerencia com a acepção do currículo como realidade interativa, uma vez
que permitiu um olhar sobre os múltiplos e divergentes fatos do contexto onde
ela ocorreu, considerando conflitos e contradições presentes no processo,sendo
portanto. uma investigação como atividade social, valorada em todo o seu
desenvolvimento ouvindo sujeitos participantes do processo..
A
abordagem normativa-naturalista tem raízes no interacionismo simbólico e na
fenomenologia, considerando os fenômenos sociais, e os valores.
*
Doutora em Educação pela PUC de São Paulo, Professora da Universidade Federal
do Ceará e da Universidade Estadual do Ceará, Conselheira do Conselho de
Educação do Ceará.
Nesta perspectiva o fundamental, não é a
produção científica do conhecimento, mas sim a compreensão de uma ação,
identificando-se os elementos necessários a tomada de decisão em relação ao
repensar dessa ação.
Não é uma abordagem
investigativa neutra, pois considera a diversidade e os valores como elementos
essenciais do processo.
Consideramos como objetivo
principal desse estudo desvelar o currículo do curso de formação de professores
para as séries finais do ensino fundamental em seus pressupostos
teórico-metodologicos, na visão dos professores - alunos e professores
formadores ou orientadores utilizando a entrevista semi-estruturada analisando
tambem o Projeto Pedagógico do curso e o documento sobre Sistema de Ação
Docente Supervisionada (Tutoria). A análise do Projeto Pedagógico do curso,
evidenciou a existencia de uma concepção de
formação profissional de natureza Prática-Reflexiva, assim expressa : “a formação deverá ser
orientada por teorizações crítico-reflexivas, que têm como elementos centrais,
princípios e estratégias que possibilitam a reflexão crítica sobre cada objeto
de estudo discutido ao longo do processo de formação.” Percebe-se ainda
indícios de referenciais de uma
epistemologia da Prática, considerando como possibilidade de organização dessa
prática, um Sistema de Ação Docente Supervisionada onde a reflexão ocorrerá com
a orientação de professores orientadores (tutores). há menção ao aprender a
aprender, pelo desenvolvimento de competências relativas ao ensino-pesquisa, ao processo comunicativo e
`a compreensão das relações sócio-históricas do conhecimento.
Depreende-se da
análise realizada, que não há uma
concepção de formação profissional especifica para o professor de ciências, que poderia ter sido pensada
contemplando as discussões existentes sobre a Pedagogia Histórico-Crítica na
Educação Científica, o movimento da Ciência, Tecnologia e Saúde, além dos
estudos sobre a reorientação Epistemológica da Educação em Ciências,
possibilitando sem dúvida alguma a expressão de uma concepção de formação
profissional mais adequada a área; existe no documento uma menção indicando que o professor-aluno deve ser visto como “ um sujeito capaz de
reconstruir o conhecimento, trabalhando com categorias de análise que
possibilitem uma leitura da sua prática profissional, gerando aprendizagens
significativas,.” Não há menção de uma
aprendizagem construtivista. Como princípios do currículo estão citados:
flexibilidade, interdisciplinaridade, alternância de estudos, mediação,
avaliação, totalidade, autonomia e qualidade.
O Projeto Pedagógico
do curso aponta para a organização de um Sistema de Ação Docente Supervisionada
para a flexibilização das atividades pela realização de seminários e oficinas,
facilitando a integração da teoria-prática ao longo do desenvolvimento
curricular e um estudo monográfico obrigatório a ser realizado pelo professor-aluno.
De forma clara registra que no currículo haverá a integração da formação
acadêmica com a formação em serviço.
Mais uma vez
observa-se que falta uma relação direta entre as metodologias, e procedimentos
propostos no currículo com a área de
ciências, o que poderia resultar em indicações metodológicas e processuais mais
específicas, que possibilitariam a indicação e posterior efetivação de uma mediação didática mais adequada à área, estabelecendo a interação entre a ciência
dos cientistas e a ciência de sala de
aula, favorecendo , um ensino nos
moldes propostos pelos Parâmetros e Diretrizes Curriculares Nacionais mais
adequado ao nível de formação desenvolvido no curso e `as características dos
alunos.
O perfil profissional do egresso é apresentado
no projeto, a partir das competências a serem adquiridas pelos egressos do
curso, evidenciando uma descrição do professor como um sujeito ativo no seu
processo de desenvolvimento humano, evidenciando atitudes de auto-crítica,
consciente do seu nível de inserção na sociedade, com capacidade de estabelecer
relações interpessoais; um Professor Reflexivo com capacidade de solucionar
problemas, refletindo sobre sua prática pedagógica na sua relação como o
contexto onde ela ocorrerá. ele deverá ser formado como um pesquisador de sua
pratica pedagógica,devendo escrever um
memorial sobre essa ação, realizada ao
longo do curso orientado por um tutor.
Pode-se concluir que
o perfil profissional proposto no projeto, é o do Professor Reflexivo,
Pesquisador de sua Prática Pedagógica;um perfil genérico, que deveria estar associado a um perfil específico de professor de ciências para as séries finais do Ensino Fundamental.
No documento
Sistema de Ação Docente Supervisionada há a citação da professora Isabel
Alarcão, da Universidade de Aveiro,
Portugal que tem estudos sobre essa concepção. Este documento está dirigido
para a sistematização do processo de acompanhamento e avaliaçao da prática
pedagógica dos professores, utilizando a reflexão/ação/reflexão como instrumento
fundamental de análise dessa pratica. O documento apresenta o conceito de reflexão, de Dewey, educador da escola nova nos
Estados Unidos ,que esta sendo reestudado pelos neo-pragmatistas, que afirmam ser ela “uma forma especializada de pensar que
implica em uma prescrutação ativa, voluntária, persistente e rigorosa daquilo
que se julga acreditar, ou daquilo que habitualmente se pratica; evidencia os
motivos que justificam as nossas ações ou convicções e ilumina as conseqüências
a que elas conduzem; fica evidente que
o Sistema de Ação Docente Supervisionada proposto será o instrumento
vital para a formação do professor reflexivo, conforme a concepção adotada pelo
curso.Esta Ação Docente Supervisionada
(ADS) foi definida como “um processo de orientação e acompanhamento do
professor-aluno, efetivado por professores orientadores, com o objetivo de
integrar a formação acadêmica com a
formação pedagógica (...) no cotidiano da sala de aula de uma escola ou
espaço educativo, oportunizando a análise e reflexão sobre a prática pedagógica
do professor à luz de fundamentos teóricos; é evidente uma preocupação com a
reflexão na ação, não havendo menções
sobre uma pratica pedagógica voltada
para a ciência. Encontramos alguma referencia especifica na definição das competências propostas para o egresso do curso:
-
domínio
do raciocínio lógico-matemático na solução de problemas;
-
compreensão
da ciência como processo de produção do conhecimento e como atividade humana,
histórica, associada a aspectos de ordem social, econômica, política e
cultural;
-
conhecimento
e capacidade de selecionar conteúdos das ciências que atendam aos objetivos do
ensino fundamental de 5 a 8 série;
-
capacidade
para investigar, produzir e socializar o conhecimento, planejar e avaliar o processo
de ensino-aprendizagem na área de ciências. considerando os limites de sua
formação e o contexto onde ela se realiza.
Nas atribuições
definidas para os professores orientadores (tutores) estão expressas as
responsabilidades em promover a reflexão, questionar a prática pedagógica do
professor-aluno, contextualizar o ensino, e promover a interdisciplinaridade;
merece destaque, a orientação para a pesquisa, como instrumento de apoio a
produção de um trabalho final escrito.
Pode-se afirmar que o Sistema de
Ação Docente Supervisionado proposto, apresenta características inovadoras,
criando uma possibilidade concreta de integração da teoria-prática ao
longo do curso, onde os saberes de formação
se integrarão com os saberes da experiência dos professores-alunos,professores
formadores e professores-orientadores (tutores); é sem dúvida alguma, uma ação
didática coerente com a concepção de
professor reflexivo
No
nível perceptivo do currículo, (visão dos professores),escolhidos numa amostra
aleatória destacamos algumas falas,colhidas em entrevistas
semi-estruturadas,que revelam suas percepções sobre o currículo:
“é
um currículo que buscou a integração teórico-prática, através da ação docente
supervisionada e apresentou flexibilidade ao prever horas –aulas para a
realização de seminários temáticos e
oficinas pedagógicas.”
“cumpre
as Diretrizes curriculares estabelecidas pelo MEC para a formação de
professores.”
“o
currículo foi montado de forma técnica e pedagogicamene correta, ,proporcionando
aos educadores-alunos uma visão de fazer e compreender a educação, a ciência,a
escola e o trabalho docente.”
“no
currículo faltou uma integração das disciplinas com a Ação Docente
Supervisionada.”
‘É
um currículo construído com a preocupação com a qualidade da relação
teoria-prática, e com a melhoria do processo ensino aprendizagem.”
“é
um currículo revolucionário do ponto de vista político-pedagógico.”
“um
bom currículo que não se cumpriu completamente pela ausência de biblioteca e de
laboratórios.”
SOBRE
A AÇAO DOCENTE SUPERVISIONADA
”para
mim,...o ponto alto do curso..me fez repensar a minha pratica pedagógica.”
“
ela possibilitou uma revisão de minhas ações como profissional, de conceitos
cristalizados e uma nova postura como educadora.”
é
o “lócus” privilegiado da relação teoria/prática; aprendemos com a
realidade,com o processo, e com o fracasso dos alunos.”
“permitiu
uma nova visão da educação e a análise do cotidiano escolar e a reflexão sobre
a práxis pedagógica.”
No
nível experiencial do currículo, percepção dos alunos, algumas falas merecem
destaque:
“um
currículo difícil para minha compreensão, sem biblioteca e laboratórios.”
um
currículo interessante mas que não dá para ser só no fim de semana e férias.”
“aprendi
muito com as aulas;os professores são bons.”
“tutoria
é um dia de grande reflexão que a gente
tira nossas dúvidas.”
“microscópio,não temos e é nossa
dificuldade,tenho até curiosidade em conhecer.”
“muita
pressão política sobre os alunos, por isso o curso foi difícil.”
“aprendi
muito com a ação docente supervisionada e o
memorial; é difícil pensar sobre o nosso trabalho ,mas é importante
demais.”
‘”As
aulas que nos fizemos foram importantes,fomos avaliados pelos colegas e pelo
tutor,chorei muito ,mas aprendi muita coisa.”
“tudo
que o currículo deu foi de acordo com os Parâmetros curriculares nacionais.”
“aprendi
muito com as aulas lá fora da escola.”
“o
inglês foi difícil, a matemática também, acho que sou velha para essas coisas.”
‘o
computador, eu já conhecia mas não sabia usar,é uma coisa demais importante.”
A
guisa de conclusão, queremos evidenciar que este estudo de avaliação curricular
que coletou dados da investigação que ocorreu ao longo do processo de desenvolvimento do curso (Período de 2
anos); A avaliação curricular efetivada, possibilitou detectar nas falas que
houve um sentimento de que o currículo se desenvolveu com limitações em relação a materiais de apoio,ao nível dos professores- alunos,laboratórios e
bibliotecas; percebeu-se que apesar de tudo, houve um sentimento de satisfação
em relação as ações desenvolvidas e sobretudo percebeu-se um sentimento de auto-estima elevado nos
professores -alunos que dele participaram; os professores formadores e
tutores também se sentiram gratificados e acreditam ter sido a melhor
experiência profissional dos últimos anos; a crença na formação continuada do
professor se manifestou claramente em
outros depoimentos, assim como o
sentimento de que estudar ciências é difícil sem as condições para um
ensino-aprendizagem mais
instrumentalizado e mais cientifico. A questão da presença de professores não habilitados para o ensino de ciências
e para o ensino médio é um fato. Daí a
importância de cursos dessa natureza, com proposições inovadoras, mas que devem
ter as condições adequadas para o seu desenvolvimento.Vale refletir sobre essa
experiência, e pensar em outras alternativas para o Sertão cearense, com
carência de professores habilitados para o ensino de ciências, onde a cultura
se manifesta na sua existência local, mas a ciência ainda passa ao largo do
desenvolvimento social, muito distante do professor e da escola rural.
Recurso
de Apoio Didático – Data Show