INCLUSÃO
NA UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO: PROGRAMA DE PERMANÊNCIA DOS ALUNOS
QUE INGRESSARAM NO SISTEMA DE RESERVA DE VAGAS
Profª Drª Marcia Souto
Maior
Profª Drª Raquel Villardi
Com o
objetivo de criar outros espaços de construção/ ampliação de conhecimentos
visando o enriquecimento da estrutura cognitiva e em conjugação com atividades
culturais, desenhamos um projeto para possibilitar a introdução do aluno recém
ingresso na Universidade à vida acadêmica, tendo em vista a demanda por expansão
cognitiva.
A
estrutura desse projeto de permanência foi concebida sob um tripé de atividade
- cognitivas, culturais e tutorias - o que prevêem também três eixos de ação
para os alunos da Graduação, mas prioritariamente destinado aos alunos que
ingressaram na UERJ através do Sistema de Cotas e obrigatoriamente para os
bolsistas do Programa Jovens Talentos II, da FAPERJ.
Estamos construindo uma nova dinâmica e uma prática
universitária inédita que forneçam aos alunos a estrutura necessária para
prosseguir em sua formação acadêmica. Nossa meta é ambiciosa - criar práticas
universitárias afirmativas, impedindo que por força das determinações
econômico-sociais esses alunos seja obrigados a desistir de suas formações a
nível superior e abandonem a UERJ.
Os três eixos
de ação para os alunos da Graduação são os caminhos acadêmico-culturais que
eles deverão percorrer durante o período de dois semestres na Universidade. Um
eixo organizado em torno das já denominadas disciplinas instrumentais: Língua
Portuguesa Instrumental - dois módulos; Matemática Instrumental - três módulos;
Iniciação à Informática - um módulo; Inglês Instrumental - dois módulos. Cada
módulo com duração de 30h.
O segundo
eixo é composto pelas diversas oficinas oferecidas pelas unidades acadêmicas, de
acordo com seu campo de saber e contarão com dez horas de duração mínima,
considerando o tempo de encontros presencias quanto a uma estimativa de tempo
para as atividades a serem realizadas, individualmente ou em grupo, pelos
estudantes, sem a presença do professor.
As
unidades acadêmicas respondem pela criação e oferta dessas oficinas, assim como
indicam os professores responsáveis por usa realização. A carga horária
disponibilizada por esses professores está computada no PLANIND - 1h semanal de
Apoio Acadêmico.
O terceiro
eixo é formado por atividades culturais. Planejamos uma diversidade de
programas culturais, desde a criação de uma cinemateca permanente em um dos
auditórios da UERJ, com mesas de debatedores, até a ida a museus e bibliotecas,
exposições de arte e pequenas excursões. A UERJ via ao Teatro e o Teatro ai a
UERJ será mais um evento adicionado a esse eixo com a colaboração da SR-3.
Em todas
essas atividades que atravessam os três eixos, os alunos têm recebido
orientação acadêmica de um professor responsável ou de um tutor, diretamente
relacionados o processo de construção de significados. A avaliação dos alunos,
por exemplo, segue os padrões da Universidade como um todo. Se todas as
modalidades de bolsas concedidas na
UERJ estão atreladas a um processo de avaliação, não haveria porque criar uma
diferença para os alunos-cotistas e nós não o fizemos. Assim, seus desempenhos
acadêmicos são avaliados bimensalmente através de sua participação e freqüência
nos três eixos de atividades, cabendo aos professores ou aos tutores esse
acompanhamento avaliativo.
Nossa meta é ampliar tanto a duração como a quantidade de bolsas. Para isso, tivemos de lançar não de outras fontes de recursos, além do Governo do Estado do Rio de Janeiro, e de um processo de avaliação justo e eficaz que nos permita acompanhar tanto o desempenho dos alunos como o do projeto. Parafraseando Guimarães Rosa, o real não está na saída nem na chegada, mas ele se apresenta a nós durante a caminhada, e é essa caminhada que precisa ser construída passo a passo.
Convém
esclarecer que o grupo de bolsistas deverá obrigatoriamente cumprir cento e
cinqüenta horas semestrais de atividades, sendo que desse total quinze
necessariamente destinadas ao acompanhamento acadêmico. A avaliação de participação
será feita a partir de parâmetros previamente definidos pela Unidade acadêmica
responsável pelo oferecimento da atividade e deverá ser divulgada aos alunos. A
renovação da bolsa do programa estará condicionada, ao final do primeiro
semestre, à avaliação positiva do bolsista em atividades que perfaçam um mínimo
de noventa horas, além das quinze horas de orientação acadêmica.
Semestralmente,
o bolsista deverá escolher atividades em pelo menos dois dos eixos que compõem
o Programa, sendo obrigatória a realização de pelo menos uma atividade em cada
eixo ao longo dos dois semestres. As atividades previstas no Programa deverão
ser realizadas de modo a atingir todos os campi
da UERJ.
Cabe
ressaltar que as unidades acadêmicas podem escolher aderir ou não ao Programa,
assim sendo se preferirem desenvolver seus próprios programas deverão enviar ao
DEP/SR-1 relatórios com o resultado das avaliações de participação de cada
aluno-bolsista, com a finalidade de renovação da bolsa e avaliação do Programa
implementado.
Vale à
pena acentuar que a UERJ atende um imenso contigente de alunos trabalhadores
que lutam para se manter em seus Cursos e enfrentam um diversidade de
obstáculos, sendo que a maioria desses obstáculos são determinados pela
inserção sócio-econômica dos alunos. Tal realidade já estava posta muito antes
da discussão sobre as políticas de ação afirmativa centradas no sistema de
cotas. Um dos méritos da política de cotas foi dar visibilidade tanto à questão
racial como às desigualdades sociais de nosso país que promovem trajetórias
escolares diferentes, determinando os Cursos de Graduação que podem ou não ser
cursados por determinados alunos.
O
pioneirismo (não planejado) que a UERJ está enfrentando na implantação de cotas
para estudantes negros e de baixa renda exibe todo um iceberg do qual só deslumbrávamos a ponta. Face a face com o
desafio de criar políticas de permanência para os alunos que ingressaram pelo
sistema de cotas e para os muitos outros que já estavam na UERJ nasceu o
Programa ProIniciar. Como o recém nascido precisava de muitos cuidados, foi
urgente encontrar inúmeros colaboradores e parceiros para que essa criança
crescesse robusta, saudável e bem educada, coo afinal tem acontecido.