OS DESAFIOS DE LEVAR TEMAS DE HISTÓRIA DA CIÊNCIA AO GRANDE PÚBLICO
Antonio Augusto P. Videira
Departamento de Filosofia
Universidade do Estado do
Rio de Janeiro
e-mail: guto@cbpf.br
A história
da ciência e a divulgação da ciência são duas áreas do conhecimento em franco
crescimento no Brasil e muito longe de atingirem os seus limites. Além do
crescimento, uma outra característica das duas áreas que chama a atenção é a
seguinte: as comunidades em história da ciência e divulgação da ciência podem
se consideradas como já tendo atingido níveis de profissionalismo elevados, o
que pode ser comprovado, por exemplo, pelas publicações existentes em nosso
país. Contudo, e apesar das boas perspectivas existentes em nossos dias para essas
duas áreas, elas ainda não mantêm uma colaboração sólida e contínua, isto é, a
colaboração entre elas ainda não rende os frutos que poderia oferecer, caso
certos obstáculos fossem ultrapassados. Nesta palestra, pretendo fazer uma
avaliação das dificuldades que impedem que a história da ciência desfrute de
uma maior presença nos meios, ou espaços, que se dedicam à divulgação
científica. Em particular, penso ser relevante esclarecer de que modo é mais
fecundo compreender a noção de grande público, na medida em que sou favorável à
tese de que a história da ciência também deve atingir o público escolar.
Outro tema
a ser abordado diz respeito aos objetivos da divulgação de conteúdos de
história da ciência. A relevância desse tema explica-se pela sua influência
sobre a escolha dos tópicos que serão veiculados. Em outras palavras, os
tópicos poderão ser escolhidos a partir do público alvo. No caso do público
escolar, isso pode se mostrar um elemento facilitador para que a história da
ciência alcance os estudantes do ensino fundamental, tendo em vista a ênfase
dada à transversalidade entre os conteúdos que são apresentados para estes
últimos.
Além da
relação existente entre conteúdos de história da ciência e público alvo, um outro
tópico desta palestra serão os meios disponíveis à história da ciência para
levar ao grande público os seus assuntos. Em minha opinião, a história da
ciência dispõe de um considerável número de possibilidades, o que facilita, em
tese, o trabalho de divulgação.
A minha
análise será feita a partir da minha própria experiência profissional, ou seja,
as considerações que apresentarei serão formuladas tendo como base a minha
atuação nos domínios da filosofia da ciência e da história da ciência, mas com
uma preocupação e com uma atuação na divulgação da história da ciência para o
grande público. A adoção desse ponto de vista, contribui para a introdução de
um outro tema, aparentemente distante do título desta palestra, a saber: de que
modo a divulgação científica pode auxiliar na preservação da memória científica
e tecnológica do nosso país?