|
G. Ciências Humanas - 5. História - 8. História Regional do Brasil |
|
Leões dos Sem Terra ( Um estudo sobre o vinculo entre a cultura popular e os movimentos sociais
1997-2002) |
|
Michel Zaidan Filho 1 (autor) mzaidan@bol.com.br | Fernando Gonçalves dos Santos Junior 1 (colaborador) fernando23jr@ig.com.br |
| 1. Departamento de Historia, Universidade Federal de Pernambuco |
|
|
INTRODUÇÃO: Ao vincular a cultura popular com as lutas sociais, o movimento do MST traz à tona as historiais de sofrimento e resistência simbolizada através da expressão artística dos grupos marginalizados no campo. O grupo folclórico MARACATU LEÕES DOS SEM TERRA, ligado ao MST é um desses modelos político-cultural que foi estudado. Localizado na Zona- da- Mata Norte de Pernambuco, local que antes concentrava uma grande quantidade de escravos, usados como mão-de-obra pela industria açucareira.
O grupo dos TRABALHADORES RURAIS SEM TERRA usou o maracatu como uma referencia artística para as suas manifestações político-sociais. Arte de origem africana e de cunho religioso, ela não só expressa um passado de luta de classe entre os senhores de engenhos e escravos do eito, mas também conta uma parte dos antepassados daquela região
A importância desse projeto esta na ampliação do conceito de política, através das manifestações culturais das classes subalternas. E particularmente, o estudo da cultura popular como forma de resistência política do campo contra a dominação do latifúndio. |
|
METODOLOGIA: A metodologia utilizada no projeto baseou-se na antropologia política de Antonio Gramsci, principalmente nos conceitos de folclore, senso-comum, cultura popular e cultura nacional popular. A idéia-chave desse autor é que a cultura pode ser pensada como política pelos grupos subalternos. |
|
RESULTADOS: Demontrou a importancia da cultura popular, como forma de conscietização e resgate historica. E o trabalho do MST para concretização do mesmo. |
|
CONCLUSÕES: A atuação dos movimentos sociais, é de suma importâcia neste fenômeno. |
|
|
|
Trabalho de Iniciação Científica |
|
Palavras-chave: LDMST; MZF; FGSJ. |
|