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G. Ciências Humanas - 7. Educação - 18. Educação
A INCLUSÃO DO PROJETO NOVAS TECNOLOGIAS NO ENSINO PÚBLICO
Eduardo Ruiz Maldonado 1   (autor)   mdavani@cebinet.com.br
Eduardo Ferreira de Souza 1   (orientador)   edu14@uol.com.r
Felipe Benites Manzano 1   (autor)   fbmanzano@bol.com.br
Ariel Pires 1   (autor)   arielpires@bol.com.br
1. Centro Educacional para Desenvolvimeo de Projetos, EE. Dª Idalina Macedo Costa Sodré - IMCS
INTRODUÇÃO:
A inclusão do Projeto Novas Tecnologias no ensino público teve seu início em nossa escola (E.E. Dª Idalina Macedo Costa Sodré / São Caetano do Sul - SP) com a implantação de projetos colaborativos, devido a um convite da Escola do Futuro da USP.
Em 1999 criamos o CEDP – Centro Educacional para Desenvolvimento de Projetos – com o intuito de investir fundo no fato da “educação diferenciada”, trazer os projetos da Escola do Futuro para dentro da sala de aula como apoio fundamental, despertando assim, a curiosidade nos alunos a ponto de começarem a criar seus próprios projetos.Este foi apenas o primeiro passo de nossa jornada rumo a otimização do ensino.
Todos os campos são explorados nos projetos do CEDP, desde o fator científico até o aspecto social econômico.
O Projeto Novas Tecnologias passa a explorar como principal foco a inclusão digital do aluno. Com o auxilio dessa tecnologia temos a possibilidade de criar aulas mais dinâmicas e através do CEDP promovemos a tecnologia e Internet aos alunos que são na sua maioria carentes.
O Projeto Novas Tecnologias vem facilitar o aprendizado direto do aluno nas aulas de Ciências e Física, ilustrando pelo computador os problemas e usando essa dinâmica para aumentar o nível de compreensão do aluno quanto à matéria e ao próprio computador.
METODOLOGIA:
Através do computador o aluno trabalha com um software de animação ( flash 5 ) para poder ilustrar os problemas aplicados na sala de aula desempenhando-se melhor na conclusão dos mesmos e adquirindo um grau mais elevado de absorção do conteúdo.
Além de ilustrar e animar os problemas o aluno ainda tem o auxilio da Internet para realizar pesquisas e também a comunicação com outras fontes de ensino.
O fator inclusão digital é o campo mais explorado tanto no projeto Novas Tecnologias como em todos os projetos do CEDP, tendo como intuito principal a introdução dos jovens no mundo novo que se forma onde a informática, o conhecimento e a comunicação pela Internet começam a ser uma exigência no dia a dia e assim passa a já formá-los e prepará-los para novas etapas da vida como vestibulares e mercado de trabalho.
Utilizamos dos laboratórios de informática e do CEDP para comportar todos os alunos que o projeto engloba, pois as atividades sendo desenvolvidas dentro da escola tem um nível maior de sucesso pelo fato do acompanhamento profissional do professor e dos monitores do projeto. Sendo assim, deixamos claro que as atividades não são solicitadas para serem feitas em casa onde se corre o risco do aluno pedir auxilio de terceiros ou até mesmo não fazê-la por não dispor de um computador. Com o aluno fazendo em sala de aula temos certeza que ele vai estar participando ativamente.
RESULTADOS:
Como já foi citado anteriormente, conseguimos obter resultados um tanto satisfatórios pois o aluno sente mais prazer em participar da aula porque o ensino passa a ser mais dinâmico, proporcionando um nível de absorção de conteúdo bem mais elevado.
Além do fato de aumento de capacidade de aprendizado temos que levar bastante em consideração o fator inclusão de crianças carentes no mundo digital, chegando assim a atingir parte de uma grande meta que é de incluir esses métodos em todas as escolas do ensino publico, criando uma grande teia de informação e de capacitação de alunos.
Como o CEDP não conta apenas com a aplicação do projeto Novas Tecnologias os resultados tem proporção ainda maiores pois os outros projetos do núcleo além de promover o aprendizado dinâmico e a ligação com a Internet, também desperta o senso cientifico de pesquisar, o lado biológico de preservar, preocupar-se mais com problemas que afetam a população e procurar achar soluções através de estudos experimentos e troca de informações com outras instituições colaborativas e coligadas.
CONCLUSÕES:
Temos a visão de que se implantado corretamente, o projeto Novas Tecnologias pode passar a ser um dos mais fortes aliados na busca de novas formas de ensino, de passagem de conteúdo utilizando este e outros projetos que visem a interação de professores e alunos proporcionando uma transparência maior de conteúdo ministrado em sala de aula e juntamente com a preparação intelectual em sala de aula poderemos trabalhar paralelamente na formação de uma nova era de jovens que já saem do Ensino Médio Publico com uma característica diferente pelo fato de ter passado por uma fase de preparação para a vida externa, fora dos portões da escola, onde o aluno precisa além do conhecimento, ter um pouco mais de nível de percepção quanto a competitividade em relação a mercado de trabalho, estruturação familiar, estudos de nível superior e outros fatores que começarão a fazer parte desse novo estágio de vida, exatamente o estágio onde o aluno passa a se adaptar a uma vida com caráter mais adulto, de maior responsabilidade e deveres.
Trabalho de Iniciação Científica
Palavras-chave:  projetos; tecnologia; educação.

Anais da 56ª Reunião Anual da SBPC - Cuiabá, MT - Julho/2004