IMPRIMIRVOLTAR
A. Ciências Exatas e da Terra - 4. Química - 8. Química
JOGOS E PASSATEMPOS APLICADOS À QUÍMICA
Edemar Benedetti Filho 1   (autor)   edemar@uems.br
Noé de Oliveira 1   (autor)   oliv.noe@uems.br
Luzia Pires dos Santos Benedetti 1   (autor)   luziauems@yahoo.com.br
1. Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul - UEMS
INTRODUÇÃO:
As aulas ministradas de Química podem agradar melhor o interesse dos alunos realizando um duplo caráter, teoria e atividades paralelas, as quais auxiliam em uma melhora na relação aluno-professor aumentando os conhecimentos da Ciência. Os jogos e passatempos em Química podem contribuir para despertar o interesse pela Ciência como também proporcionar um aumento do conhecimento teórico e aproximá-los para algumas atividades diferentes das tradicionais impostas pelos professores, obtendo uma significativa melhora na relação aluno-professor, refletindo-se no sistema de aprendizagem. Vale ressaltar a existência de livros alternativos desenvolvidos por pesquisadores brasileiros em Ensino de Química com propostas inovadoras que contemplam este sistema pedagógico, porém, por motivos diversos, estes não são adotados pelos professores do ensino médio. Duas razões da não adoção são a especificidade destes materiais didáticos alternativos e a dificuldade de direcioná-los às necessidades dos alunos que pretendem passar pelos concursos vestibulares. O jogo desperta múltiplas inteligências no aluno, e é importante que o professor explore e forneça o estímulo para estas inteligências. O presente trabalho teve como objetivo a elaboração de um material didático a partir de jogos e passatempos para serem aplicados em atividades pedagógicas junto aos acadêmicos da disciplina de Química no Ensino Médio, utilizando a sala de aula como laboratório de atividades.
METODOLOGIA:
Após o levantamento bibliográfico para a contextualização dos temas a serem abordados, os jogos e passatempos foram montados no laboratório de pesquisa em educação da UEMS e aplicados a escolas da Cidade de Dourados – MS. Como característica aos experimentos foram executados dentro do tempo de 40 minutos, muitos jogos foram confeccionados pelos próprios alunos. Após a aplicação junto aos acadêmicos do Curso de Licenciatura em Química para uma avaliação prévia do material, estes foram repassados aos professores do Ensino Médio que participaram do projeto para aplicação aos seus acadêmicos do primeiro ao terceiro anos. Com o término da atividade os alunos preencheram um questionário avaliando a metodologia proposta.
RESULTADOS:
As elaborações dos jogos e passatempos ocorreram depois de contatado um ponto a ser contextualizado, envolvendo a teoria e a atividade. Elaboraram-se apostilas aos jogos e passatempos para repassar aos professores, os quais tiveram uma boa aceitação e aprovaram sua utilização ao Ensino Médio, o material forneceu o conteúdo didático a ser abordado e as regras dos jogos. Os jogos e os passatempos foram elaborados para serem executados dentro das salas de aula sob a orientação do professor da disciplina de Química em um tempo de 40 minutos, onde o tempo de execução foi importante, pois as disciplinas no ensino médio são dispersa em uma por dia. Vários jogos foram elaborados pelos próprios alunos, e este fato foi importante para a consolidação da metodologia. Houve uma interação muito importante dos alunos na busca de novos jogos envolvendo a Química, assim, os grupos tinham que buscar conhecimentos na teoria e dominar o assunto para propor um novo jogo. A evasão escolar diminuiu 43% e um aumento de 63% pelo interesse em estudar disciplinas da área de ciências. Após aplicação de um exame pelo professor da disciplina, ocorreu um aumento de 12% na média da sala, passando de 51 para 63%.
CONCLUSÕES:
As aplicações de jogos e passatempos demonstraram um aumento significativo da relação aluno-professor, refletindo na melhora da educação do acadêmico. As atividades lúdicas proporcionaram o espírito de grupo e uma maior interação entre os alunos, estes fatores de uma certa maneira, impulsionado pelo compartilhamento de informações e de trocas de conhecimento, contribuíram pela união do grupo e pelo espírito científico da disciplina e estes pontos foram definitivos para alcançar o objetivo esperado.
Palavras-chave:  Contextualização; Jogos; Relação aluno-professor.

Anais da 56ª Reunião Anual da SBPC - Cuiabá, MT - Julho/2004