|
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 18. Educação |
|
INDISCIPLINA NA SALA DE AULA E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS |
|
MARIA DE LOURDES SELLA 1 (autor) mariasella@unirondon.br |
| 1. FACULDADES INTEGRADAS CANDIDO RONDON - UNIRONDON |
|
|
INTRODUÇÃO: INTRODUÇÃ) Este trabalho investigou as manifestações de indisciplina na sala de aula do primeiro ano do ensino médio, em uma escola particular, em Cuiabá – MT. Buscando compreender as manifestações de indisciplina a partir das relações pedagógicas concretizadas no interior da sala de aula, tomando como suporte o papel da escola como gestora dessas relações. |
|
METODOLOGIA: (METODOLOGIA) Abordagem feita na perspectiva qualitativa, revisão bibliográfica, entrevistas semi-estruturadas com o diretor e dez professores. Com os alunos desenvolveu-se uma dinâmica de grupo. Foram observadas as práticas pedagógicas dos professores. Analisada a proposta pedagógica e o modelo administrativo da escola.Buscando compreender as relações escola/professor/aluno e as manifestações de indisciplinas na sala de aula. |
|
RESULTADOS: (RESULTADOS) Os estudos indicaram ausência de uma proposta pedagógica, capaz de orientar os trabalhos educacionais. Contradições entre os objetivos propostos pelo Diretor, metodologia e argumentação dos professores, evidenciaram desarticulação das práticas pedagógicas. Os professores trabalham de forma individualizada, assumindo posturas contraditórias, em relação a manifestações de indisciplina, gerando dificuldades nas relações professores/alunos, aluno/aluno na sala de aula. Os alunos argumentaram que a falta de critérios pré-estabelecidos, em relação à disciplina/indisciplina deixa-os “perdidos e inseguros”. |
|
CONCLUSÕES: (CONCLUSÕES) Nessa complexa teia de relações, as manifestações de indisciplina dos alunos, materializam as contradições vivenciadas no cotidiano escolar, pela ausência de normas claras e uma proposta pedagógica capaz de agregar os sujeitos envolvidos no processo educativo, que corresponda às expectativas da clientela atendida. |
|
|
|
|
|
Palavras-chave: Indisciplina; Práticas pedagógicas; Proposta Pedagógica. |
|