| H. Artes, Letras e Lingüística - 4. Lingüística - 6. Lingüística | | IDENTIDADES DE MULHERES NA OBRA 'O CORTIÇO' | | Maria Cecília de Lima 1 (autor) cecilialima@ras.ufu.br |
| 1. Departamento de Lingüística, Línguas Clássicas e Vernácula |
| | INTRODUÇÃO: O trabalho com obras literárias de outras épocas (século XIX) pode constituir-se em um problema pelo fato de, por um lado, os(as) alunos(as) , em sua maioria, não gostarem de ler e, por outro, pelo fato de os(as) professores(as) trabalharem sem questionar o status quo, no que diz respeito a identidades de gênero.
Nosso trabalho pode lançar luz sobre essa questão ao ter como objetivo analisar a construção da identidade da mulher por meio do vocabulário da obra "O Cortiço" e analisar se essa obra tem sido estudada no ensino médio como forma de incentivar a Consciência Lingüística Crítica dos(as) alunos(as) no que diz respeito às relações de gênero. | | METODOLOGIA: Em nossa pesquisa, empregamos como metodologia a pesquisa bibliográfica ( Van Dijk, 2001; Magalhães, 2000;Silva, 2000; Walsh, 2001 e outros(as)) e a etnografia crítica, tendo como instrumento principal de coleta de dados a entrevista não estruturada com alunos(as) do ensino médio de uma escola pública de Uberlândia - MG e como principal arcabouço teórico - que também é método - a Análise de Discurso Crítica (Chouliaraki e Fairclough, 1999). | | RESULTADOS: Os resultados obtidos mostram que o vocabulário de "O Cortiço" revela mulheres com identidades submissas, não emancipadas, tendo presentes nessa obra estereótipos para as mulheres de diferentes classes sociais e raças que se apresentam e que o trabalho no âmbito escolar não levanta questões a respeito da identidade da mulher que ali se configura e que, se não questionada, pode ser reproduzida e naturalizada. | | CONCLUSÕES: Uma de nossas conclusões, tendo como referência nossos objetivos e nossos resultados, é a de que o espaço escolar precisa problematizar as questões de identidade de gênero presentes nas obras, mesmo as de outros séculos, nas quais identidades das mulheres sejam constituídas para a submissão, para que haja a possibilidade de que alunos(as) críticos(as) sejam formados(as), para quem a emancipação possa vir a ser uma possibilidade mais viável. | | | | | | Palavras-chave: discurso; identidade; gênero. |
|
Anais da 56ª Reunião Anual da SBPC - Cuiabá, MT - Julho/2004 |