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G. Ciências Humanas - 7. Educação - 3. Educação Ambiental |
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CONCEPÇÕES E REPRESENTAÇÕES DE AMBIENTE DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS |
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Milena Ferreira Rego Barros 1 (autor) mfregobarros@yahoo.com.br | Deuzimar Filgueiras da Silva 3 (autor) dezfigueiras@yahoo.com.br | Osmarina Maria dos Santos Dantas 1 (autor) marinadantas@bol.com.br | Luiz Marconi Fontes Magalhães 2 (orientador) marconi@amazon.com.br | Ariadne Peres do Espírito Santo 1 (orientador) ariadne@ufpa.br |
| 1. Núcleo Pedagógico de Apoio ao Desenvolvimento Científico - UFPA | 2. Núcleo Pedagógico Integrado - NPI | 3. Escola em Regime de Convênio Associação dos Moradores do Bairro da Terra Firme |
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INTRODUÇÃO: O presente trabalho é fruto das atividades de ensino, pesquisa e extensão desenvolvidas pelo Grupo de Pesquisas e Estudos em Educação Ambiental/GPEEA do Núcleo Pedagógico de Apoio ao Desenvolvimento Científico/NPADC da Universidade Federal do Pará/UFPA; das atividades de pesquisas desenvolvidas para a construção de uma monografia de Especialização que consistiu numa pesquisa-ação realizada junto aos professores da Educação de Jovens e Adultos/EJA; bem como, da culminância da disciplina intitulada Educação Ambiental do Curso de Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática do NPADC. Com o desenvolvimento concomitante de tais atividades, analisamos as concepções e as representações de ambiente dos professores da EJA do ensino noturno. |
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METODOLOGIA: Nesse trabalho, nos propomos a construir junto aos professores da Educação de Jovens e Adultos da Escola de Educação Infantil e Ensino Fundamental em Regime de Convênio "Associação dos Moradores do Bairro da Terra Firme", um painel integrado contento suas respostas sobre concepções de ambiente e as respectivas representações de ambiente que após a construção do trabalho foram discutidas coletivamente e posteriormente formam analisadas à luz das representações tipológicas de Sauvé (1994). |
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RESULTADOS: Com o desenrolar do trabalho, identificamos que embora no momento das discussões em sala de aula os professores tenham percebido e afirmado que o principal objeto de estudo da Educação Ambiental é o homem, evidenciamos nos seus escritos que suas concepções de ambiente estão voltadas significativamente para a compreensão do ambiente como recurso natural, onde o homem quase não se faz presente, bem como para a concepção do ambiente apenas como um lugar para se viver, daí partirem da idéia e de ilustrações como casas, elementos naturais, entre outros. |
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CONCLUSÕES: A partir das análises realizadas, evidenciamos que as concepções de ambiente dos professores refletem consideralmente em suas práticas docentes, o que os atrelam a um processo de ensino-aprendizagem mais centrado nas abordagens ecológicas, deixando de lado a dimensão de totalidade da Educação Ambiental.
Tais aspectos dificultam as compreensões dos professores sobre a perspectiva da transversalidade, concebendo dessa forma a Educação Ambiental como disciplina a ser trabalhada no currículo escolar.
Quanto ao aspecto humano, percebemos que quando referendado nas respectivas representações, o homem é concebido como um ser individual e isolado do seu mundo exterior. |
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Instituição de fomento: Núcleo Pedadógico de Apoio ao Desenvolvimento Científico/NPADC da Universidade Federal do Pará/UFPA |
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Palavras-chave: Concepções de ambiente; Representações de ambiente; Educação de Jovens e Adultos. |
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