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G. Ciências Humanas - 7. Educação - 11. Ensino-Aprendizagem
A ARTICULAÇÃO DE LINGUAGENS NA APROPRIAÇÃO PEDAGÓGICA DAS "NOVAS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E DA COMUNICAÇÃO" (NTIC)
Glaucia Guimarães 1   (autor)   glauciaguimaraes@rjnet.com.br
Ligia Karam Corrêa de Magalhães 2   (autor)   ligiakaram@terra.com.br
Raquel Goulart Barreto 2   (autor)   raquel@uol.com.br
1. Depto. de Educação, FFP, Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ.
2. Faculdade de Educação, Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ
INTRODUÇÃO:
Hoje, frente às novas configurações textuais multimidiáticas, há um expressivo elenco de autores que desenvolve, em diversos países, reflexões sobre a relação, participação, implicações e perspectivas entre os meios de comunicação e a cultura contemporânea. Trata-se de um movimento coletivo de ponderar sobre as articulações entre as práticas de comunicação e os movimentos sociais, mais especificamente entre a comunicação mediada pelos meios de comunicação e a reconfiguração de hábitos e culturas (Martín-Barbero, 1998), entre as estratégias de construção de sentidos e a sociedade (Fischer, 2001; Ramonet, 2001; Sarlo, 2000), entre as mudanças no uso lingüístico e os processos sociais e culturais (Fairclough, 2001). Com base nestes estudos e na pesquisa Os sentidos produzidos na/pela articulação palavra-imagem: novos desafios para a leitura na escola, a presente investigação analisa as concepções de linguagem que fundamentam práticas pedagógicas no movimento de apropriação das novas tecnologias da informação e da comunicação (NTIC) pela escola.
METODOLOGIA:
Analisa histórico-discursivamente a articulação de linguagens e seus efeitos de sentido, sobretudo as exercidas na televisão, no contexto do referencial teórico-metodológico da análise de discurso de Fairclough (2001), caracterizada como Análise de Discurso Textualmente Orientada (ADTO).
RESULTADOS:
Através da análise dos efeitos de sentido (re)produzidos na articulação das matérias significantes, refuta o comportamento pedagógico de centramento da imagem, em detrimento da linguagem verbal escrita, em face de uma sociedade multimidiática marcada pela predominância de imagens e sons, bem como a conservação dos modelos de leitura centrados na língua, tendo em vista a dimensão ideológica da tensão entre paráfrase e polissemia: a fixação dos sentidos hegemônicos.
CONCLUSÕES:
Indica um redimensionamento das condições de produção da leitura na escola e propõe que as matérias significantes sejam focalizadas na sua articulação, de modo a permitir que, na apropriação das NTIC pela escola e, desta forma, ao se trabalhar com múltiplas linguagens, se rompa com o pressuposto do sentido único.
Instituição de fomento: CNPQ
Palavras-chave:  articulação de linguagens; novas tecnologias da informação e da com; leitura.

Anais da 56ª Reunião Anual da SBPC - Cuiabá, MT - Julho/2004