| G. Ciências Humanas - 7. Educação - 15. Formação de Professores (Inicial e Contínua) | | AVALIANDO O POTENCIAL DA EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES | | Elisa Maria Quartiero 1 (orientador) f2emq@udesc.br | Débora dos Santos 2 (colaborador) debipedag@yahoo.com.br | Vanesca Cabral Corrêa 3 (colaborador) meruzinha@yahoo.com.br |
| 1. Professora Dra. no Departamento de Estudos Especializados do Centro de Ciências da Educação da Unive | 2. Acadêmica no Curso de Pedagogia do Centro de Ciências da Educação da Universidade do Estado de Santa | 3. Acadêmica no Curso de Geografia do Centro de Ciências da Educação da Universidade do Estado de Santa |
| | INTRODUÇÃO: Este trabalho organiza-se dentro da discussão sobre as tecnologias de informação e de comunicação disponibilizadas neste momento histórico e os desafios que colocam para o sistema educacional, a partir de dois aspectos: a educação a distância, como uma metodologia viável para as atuais necessidades educacionais, e a formação continuada de profissionais da educação. Com base nesse enfoque realizou-se pesquisa avaliativa junto a um curso de formação pedagógica para professores em exercício docente - o Curso de Complementação para Licenciatura em Matemática - realizado por meio de convênio firmado entre a Secretaria de Educação do Estado da Bahia e a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), na modalidade de educação à distância. A pesquisa foi desenvolvida a partir do seguinte questionamento: a modalidade de educação a distância é uma alternativa viável para as atuais necessidades de formação continuada de professores? A avaliação, realizada ao longo do Curso e por meio de diferentes instrumentos, objetivou analisar o seu processo de desenvolvimento e resultados, com ênfase na metodologia de educação à distância desenvolvida e seu potencial para a aprendizagem dos alunos. O pressuposto que orientou a pesquisa foi a aposta que o acompanhamento e a avaliação dos processos de desenvolvimento de cursos de formação de professores a distancia pode ser um dos caminhos para a construção de um referencial teórico-prático que permita realizar cursos de educação à distância com qualidade. | | METODOLOGIA: A metodologia proposta para esta pesquisa é a pesquisa avaliativa, em uma combinação de abordagem qualitativa e quantitativa. O objeto de análise - o Curso de Complementação para Licenciatura em Matemática – iniciou em maio de 2002 e finalizou em dezembro de 2003, sendo que esta pesquisa iniciou junto com o Curso. Participaram do curso 420 alunos, residentes em diversos municípios do Estado da Bahia e 45 professores e 15 tutores, lotados na Universidade Federal de Santa Catarina. Houve o acompanhamento de todo o processo de constituição dessa formação à distância: da inscrição e seleção dos alunos a montagem da proposta pedagógica, assim como da elaboração e utilização dos materiais didáticos disponibilizados. Foi aplicado a todos os alunos questionários abertos, nos encontros presenciais e questionários fechados, disponibilizados ao final de cada trimestre no ambiente virtual de aprendizagem criado para o Curso, com perguntas referentes ao seu aproveitamento e vivência em um curso a distância, para a maioria dos alunos a primeira experiência. As entrevistas foram realizadas com uma amostra de 20% dos tutores, professores e alunos, procurando aprofundar as questões propostas nos questionários. Neste semestre, finalizando a pesquisa, estamos analisando todos os materiais didáticos utilizados no curso (material impresso, teleconferências temáticas, conteúdos disponibilizados no ambiente virtual de aprendizagem). | | RESULTADOS: Os resultados desta investigação, muito mais que ampliar o conhecimento a respeito da educação à distância, recolocam em discussão os problemas e as possibilidades da educação presencial. A análise dos questionários aplicados aos alunos remete aos seguintes resultados: os alunos reclamam do pouco número de encontros presenciais, apesar de 42% do curso ter sido realizado presencialmente, frente a uma previsão de 30%. Constata-se que existe uma grande dificuldade por parte dos alunos e dos professores de trabalhar/estudar na modalidade à distância, sendo muito forte, entre eles, a idéia de que o conteúdo curricular só é aprendido quando trabalhado na etapa presencial. Quanto aos meios de comunicação disponibilizadas no Curso, o meio mais utilizado foi o telefone, por meio de uma linha 0800. Constata-se que foi em função de os alunos poderem sanar suas dúvidas em tempo real, gratuitamente e com um contato/voz humano/a, no caso o tutor. A aposta dos proponentes do Curso foi que haveria uma grande utilização dos meios informáticos, principalmente o correio eletrônico para contato entre aluno, professores e tutores. A dificuldade de acesso, assim como a necessidade de uma descrição por escrito do esclarecimento a ser solicitado, fez com que os alunos optassem pela facilidade do telefone. Devido a falta de equipamentos nas escolas desses profissionais o uso do ambiente virtual de aprendizagem foi pouco utilizado. | | CONCLUSÕES: Os depoimentos dos sujeitos da pesquisa e as observações realizadas durante os encontros presenciais mostram que esta modalidade de educação é uma alternativa metodológica capaz de dar respostas satisfatórias à questão da formação profissional em serviço. Para isso, no entanto, é necessário que, na elaboração e implementação de cursos a distância, os participantes tenham acesso aos meios previstos, já que o bom resultado do curso é pensado nos possibilidades destes meios. Não adiante montar uma estrutura de curso a distância tendo como base a internet se um grande número de alunos não dispõem de acesso a essa tecnologia. A nossa pesquisa aponta três aspectos fundamentais para um bom funcionamento e aproveitamento em um curso a distância: a) a caracterização do grupo de alunos (essencial para quem ensina a distância); e b) a formação de alunos, professores e tutores para trabalharem/estudarem a distância (principalmente para aqueles em que o curso é a primeira experiência); c) a tutoria (o tutor tem um papel decisivo na motivação e desempenho do aluno no curso). | | Instituição de fomento: PROBIC/UDESC. | | Trabalho de Iniciação Científica | | Palavras-chave: formação de professores; pesquisa avaliativa; educação a distância.. |
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Anais da 56ª Reunião Anual da SBPC - Cuiabá, MT - Julho/2004 |