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G. Ciências Humanas - 7. Educação - 15. Formação de Professores (Inicial e Contínua) |
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(DES)CAMINHOS: DIFICULDADES E CARÊNCIAS NA FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE LITERATURAS DE LÍNGUA PORTUGUESA |
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RODRIGO ALVES DOS SANTOS 1 (autor) guigo@xnext.com.br |
| 1. UNIVERSIDADE DE ITAÚNA - MINAS GERAIS |
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INTRODUÇÃO: O presente trabalho faz uma análise de depoimentos de professores de literaturas de língua portuguesa do ensino médio, quando estes comentam a sua formação e sua prática docente. Tal atitude se faz importante no atual contexto, no qual muito se debate sobre a necessidade da aula de literatura em um ensino que visa a formação para a reflexão. |
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METODOLOGIA: As opiniões aqui analisadas foram gravadas (e depois transcritas com o maior grau de fidelidade possível) a partir de diálogos sobre o tema travados entre o presente autor e docentes com maior ou menor experiência em magistério público e/ou particular e de formação também pública e/ou particular, a depender de cada caso. |
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RESULTADOS: Uma leitura atenta das falas transcritas aponta para a existência de consideráveis carências na formação dos licenciados em Letras que optam pelo magistério das literaturas de língua portuguesa. A fixação em teorias literárias feita pelos professores dos conteúdos específicos, a ausência de uma didática específica para o ensino de literatura, a colocação desta em segundo plano nos estágios e nas aulas de prática de ensino, bem como a falta de um contato com as possíveis dificuldades da sala de aula de literatura de ensino médio são alguns dos itens que evidenciam a necessidade de repensar a formação docente para o magistério de literaturas de língua portuguesa. |
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CONCLUSÕES: Sem a intenção de ser um estudo generalista, nem pessimista, o presente trabalho enfatiza uma realidade ainda ignorada pelos debates em torno da formação dos professores e fomenta a reflexão sobre que caminhos podem ser apontados para que o ensino de literaturas de língua portuguesa possa atender de forma melhor ao propósito de formar boas mentes para o amanhã, seja do ponto de vista estético, seja do ponto de vista histórico-crítico. |
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Palavras-chave: FORMAÇÃO DOCENTE; LITERATURAS DE LÍNGUA PORTUGUESA; ENSINO. |
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