| H. Artes, Letras e Lingüística - 1. Artes - 7. Música e Dança | | ESTUDO DAS RELAÇÕES INTERPESSOAIS NO ENSINO COLETIVO DE INSTRUMENTOS DE CORDAS - UMA FUNDAMENTAÇÃO. | | Fernanda Ortins Silva 1 (autor) feortins@yahoo.com.br | Lívia Cristina da Silva 1 (autor) livota@hotmail.com | Flávia Maria Cruvinel 1 (colaborador) fmcruvinel@yahoo.com | Eliane Leão Figueiredo 1 (orientador) elianewi2001@yahoo.com |
| 1. Escola de Música e Artes Cênicas/ Universidade Federal de Goiás/ EMAC-UFG | 2. Escola de Música e Artes Cênicas/ Universidade Federal de Goiás/ EMAC-UFG | 3. Escola de Música e Artes Cênicas/ Universidade Federal de Goiás/ EMAC-UFG | 4. Escola de Música e Artes Cênicas/ Universidade Federal de Goiás/ EMAC-UFG |
| | INTRODUÇÃO: Este trabalho está integrado e dando continuidade ao trabalho desenvolvido no Diretório de “Pesquisa Criatividade, Processos Cognitivos e Interdisciplinaridade”, da EMAC/UFG/CNPq, o qual tem proposto uma investigação dos pressupostos teóricos que delineiam o ensino coletivo de instrumentos de cordas, tendo como ponto referencial as relações interpessoais. Uma vez que a música tem sido entendida como transformação não só do indivíduo, mas sim, do ser humano social pertencente a um grupo. Através da investigação e sistematização de metodologias eficientes do ensino coletivo em música, visando o desenvolvimento interpessoal, suprir-se-á a carência de boa formação musical do cidadão brasileiro, democratizando o ensino musical no país, proporcionando uma melhor convivência social e conscientização do “eu”. | | METODOLOGIA: Realizou-se uma pesquisa bibliográfica, a fim de acompanhar o andamento do trabalho, bem como contextualizar e conceituar termos relevantes ao trabalho, como: o ensino coletivo nas relações interpessoais e as metodologias musicais existentes. O experimento foi aplicado em um grupo de 15 sujeitos que procuraram voluntariamente o Programa de Extensão Universitária, no Auditório da Escola de Música - UFG - Universidade Federal de Goiás - Campus I, onde aconteceram observações das 10 sessões/aulas em 2002/2003, que foram gravadas e assistidas e os protocolos existentes foram lidos e analisados. Acompanhou-se as sessões/aulas subseqüentes (2004) para observar as relações interpessoais existentes entre os 15 integrantes e entre eles e a professora Flávia Cruvinel, bem como, a metodologia aplicada pela mesma. Finalmente, houve a confrontação dos dados teóricos com a pesquisa de campo, realizada em 2002/2003, com o intuito de comprovar a eficácia da nova metodologia de ensino musical, que tem influenciado as relações interpessoais do grupo e a inserção dos mesmos num contexto cultural mais abrangente. | | RESULTADOS: Observa-se que houve mudança na metodologia musical aplicada, baseada numa escola ativa. Dessa forma o aluno ficava livre para construir seu conhecimento, o professor era um instrutor, um coordenador do processo de aprendizagem. O aluno aprendia de forma atuante e interessada, pois a teoria era associada à prática dos conceitos, o que levava o aluno a aprender por um método lógico-dedutivo, além de evitar bloqueios, e promover a fixação da aprendizagem nos dois aspectos. No processo ensino-aprendizagem o aluno, quando estabeleceu relações interpessoais com os outros participantes do experimento, além de ter aprendido por imitação, também aprendeu a respeitar os direitos dos colegas, as limitações, a admirar a capacidade criativa e a performance, chegando a ponto de ter o colega como um referencial para suas aquisições de aprendizado. | | CONCLUSÕES: Aprendeu-se que as relações interpessoais influenciaram no ensino-aprendizado deste grupo, em particular, constituindo um fator primordial no processo de ensino-aprendizagem do sujeito no ensino coletivo de cordas. Concluiu-se que o sujeito torna-se mais auto-consciente de sua função em um grupo, e que, em todos os momentos de sua vida, se estiver em um grupo, poderá tirar proveito das experiências deste grupo, na parte musical e social. A metodologia baseada na escola ativa estimulou o aluno a aprender com mais eficácia, pois ele passou a investigar, vivenciar e desenvolver o que lhe foi proposto pelo coordenador. | | | | Trabalho de Iniciação Científica | | Palavras-chave: Música; Ensino Coletivo; Relações Interpessoais. |
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Anais da 56ª Reunião Anual da SBPC - Cuiabá, MT - Julho/2004 |