| H. Artes, Letras e Lingüística - 4. Lingüística - 6. Lingüística | | O JOGO DAS EMOÇÕES | | REGINA PEREIRA COTRIM 1 (autor) r.encantadora@bol.com.br |
| 1. GRUPO ESCOLAR COLÔNIA AGRÍCOLA DE CERAÍMA |
| | INTRODUÇÃO: Este trabalho teve como finalidade favorecer a participação dos jovens, auxiliando-os no desenvolvimento da lecto-escrita, priorizando registro de diversos tipos de cartas , portifólios e interpretações visuais.Nessa perspectiva, enfocamos as variedades de emoções presentes em cada texto, procurando analisar a importância do registro diante do desenvolvimento tecnológico. Dessa forma, objetivamos trabalhar com as variedades de textos presentes no cotidiano do aluno..RESULTADO: A atividade desenvolvida teve grande importância, porque despertou no aluno o contato maior com a gama de informações diárias, buscando expressar sua linguagem de forma coerente e coesiva mediante os fatos ocorridos no seu cotidiano.CONCLUSÃO: A partir desse estudo e ações desenvolvidas em sala de aula, observamos que é extremamente importante trabalhar com diversos textos, fazendo com que o aluno tenha maior criticidade, contextualizando conhecimentos e habilidades, fatores indispensáveis ao ensino-aprendizagem. | | METODOLOGIA: O Projeto “O Jogo das Emoções” foi desenvolvido no Grupo Escolar Colônia Agrícola de Ceraíma-Guanambi-Ba, com alunos da 6ª série do Ensino Fundamental, analisando os vários tipos de textos, como: bilhetes, telegramas, ofícios, contas de telefone, correio eletrônico, portifólios, gravuras.Esses gêneros foram selecionados a partir de abordagem metodológica qualitiva, utilizando como instrumento a diversidade textual, sendo que a maioria dos já citados estão presentes no dia-a-dia do educando.Nessa oportunidade, um profissional dos correios compareceu a convite da turma, para abordar algumas questões históricas, relacionando-as com as transformações da atualidade. Foi também confeccionado um mural para troca de recadinhos entre os alunos da escola, escrita de cartas com destino ao abrigo dos idosos e amigos distantes, bem como relatos em portifólios e produção de textos partindo da interpretação de imagens, relatando as emoções que cada uma transmite. | | RESULTADOS: A atividade desenvolvida teve grande importância, porque despertou no aluno o contato maior com a gama de informações diárias, buscando expressar sua linguagem de forma coerente e coesiva mediante os fatos ocorridos no seu cotidiano | | CONCLUSÕES: A partir desse estudo e ações desenvolvidas em sala de aula, observamos que é extremamente importante trabalhar com diversos textos, fazendo com que o aluno tenha maior criticidade, contextualizando conhecimentos e habilidades, fatores indispensáveis ao ensino-aprendizagem. | | | | | | Palavras-chave: O JOGO; DAS; EMOÇÕES. |
|
Anais da 56ª Reunião Anual da SBPC - Cuiabá, MT - Julho/2004 |