| G. Ciências Humanas - 7. Educação - 3. Educação Ambiental | | IMAGEM DE MEIO AMBIENTE DE ALUNOS DE SÉRIES DO ENSINO FUNDAMENTAL DO NPI | | Sônia Maria Sousa de Sousa 1 (autor) | Camilo de Assis Pereira Torres 2 (colaborador) | Waldelice Maria da Rocha Sedovim 3 (co-orientador) wsedovim@ufpa.br | Luiz Marconi Fortes Magalhães 4 (orientador) marconi@amazon.com.br |
| 1. Profa. Esp. da Rede Estadual, Vigia de Nazaré/PA | 2. Acadêmico do Curso de Pedagogia, UNAMA | 3. Profa. Mestranda do Núcleo Pedagógico Integrado, UFPA | 4. Prof. Dr. do Núcleo Pedagógico Integrado, UFPA |
| | INTRODUÇÃO: Os elementos da paisagem do meio cotidiano exercem um papel importante na percepção do indivíduo para a aquisição de uma representação do meio ambiente onde está inserido. A partir daí, ele cria seu próprio meio para compreender melhor sua sobrevivência. O meio ambiente é um espaço onde o homem sente necessidade de construir e de transformar o seu lugar paisagístico, quer seja, urbano ou rural. A representação de uma imagem, como estratégia de análise é uma proposta que estimula o aluno a externar sua idéia de paisagem ambiental. Este estudo teve como objetivo avaliar a representação de meio ambiente em alunos de séries do ensino fundamental. | | METODOLOGIA: O estudo foi desenvolvido no Núcleo Pedagógico Integrado, NPI, em Belém/PA. As atividades foram realizadas no Clube de Vivência em Educação Ambiental do NPI - VIEANPI, com 19 alunos de ensino fundamental (4ª série, turma 401, idade de 09 a 11 anos), no período de março a Junho de 2002. Para a realização do trabalho os alunos utilizaram lápis nas cores amarelo, azul, preto, marrom, verde, vermelho, laranja e violeta; e folhas de papel A-4, para realizarem seus desenhos e retratarem suas imagens de meio ambiente na atividade programada denominada registre em desenho do seu meio ambiente. | | RESULTADOS: Os principais resultados do estudo mostraram em 19 desenhos como os alunos registram em desenhos o seu meio ambiente. As imagens mais freqüentes dos alunos foram de representantes da flora (plantas) e da fauna (animais) amazônica em 95% e 79% dos trabalhos produzidos respectivamente; o sol foi mostrado em 67% dos desenhos; a nuvem e o ser humano foram retratados em 37% dos desenhos; a montanha, a casa e o veículo foram figuras em 6% das imagens desenhadas. Estes resultados mostraram também que as imagens retratadas estão relacionadas com a forte impressão que os elementos do meio ambiente causam à percepção deles. | | CONCLUSÕES: Os resultados deste estudo revelaram que a representação da imagem do meio ambiente nos desenhos dos alunos foi mostrada pela flora, fauna, sol, nuvem e o ser humano por estar fortemente registrada no imaginário dos alunos. Os elementos presentes no cotidiano da paisagem ambiental imediata foram explícitos através dos desenhos que os alunos utilizaram para representar o seu meio ambiente. Enfim, a partir deste estudo pode-se concluir que a paisagem ambiental deve ser trabalhada no ensino fundamental através de atividades de educação ambiental que permitam o aluno perceber os diferentes elementos da paisagem ambiental para que ele possa construir e aprimorar seu comportamento visando a conservação do meio em que vive. | | | | | | Palavras-chave: Prática pedagógica; Meio escolar; Educação ambiental. |
|
Anais da 56ª Reunião Anual da SBPC - Cuiabá, MT - Julho/2004 |