| G. Ciências Humanas - 7. Educação - 3. Educação Ambiental | | EM BUSCA DE UMA DEFINIÇÃO DE MEIO AMBIENTE EM MEIO ESCOLAR | | Edna da Conceição Lima 1 (autor) elima@ufpa.br | Waldelice Maria da Rocha Sedovim 2 (co-orientador) wsedovim@ufpa.br | Luiz Marconi Fortes Magalhães 3 (orientador) marconi@amazon.com.br |
| 1. Profa. Esp. do Núcleo Pedagógico Integrado, UFPA | 2. Profa. Mestranda do Núcleo Pedagógico Integrado, UFPA | 3. Prof. Dr. do Núcleo Pedagógico Integrado, UFPA |
| | INTRODUÇÃO: O conhecimento do meio ambiente e de suas implicações na qualidade de vida é importante para os estudos sobre processo de desenvolvimento social. A noção de meio ambiente tem sido um fator utilizado nas ciências do meio ambiente, sobretudo na ecologia urbana, devido sua compreensão contribuir para a aquisição de comportamento quanto a relação entre a pessoa, a sociedade e o meio ambiente. Para a prática da educação ambiental, a noção de meio ambiente poderá exercer um papel importante na interpretação do ambiente total. O presente estudo teve como objetivo identificar a importância da noção de meio ambiente em alunos do ensino fundamental. | | METODOLOGIA: O estudo foi desenvolvido no Núcleo Pedagógico Integrado da UFPA, em Belém/PA, no período de março a junho de 2001. As observações foram conduzidas em sala de aula de 5ª série (turmas: 501, 26 alunos; 505, 27 alunos), escolhidas de forma intencional, durante os horários da disciplina Geografia. Os alunos expressaram de forma escrita suas idéias sobre o conceito de meio ambiente em uma folha de papel A-4. As observações visaram identificar o desempenho dos alunos durante a representação da noção de meio ambiente e serviram de fontes de dados para a analise e interpretação do estudo. | | RESULTADOS: A partir da análise de conteúdo temática sobre a definição de meio ambiente pelos alunos, obteve-se as seguintes categorias: 1) o lugar onde vivemos e moramos (19%); 2) a planta, o animal, o solo, o ar, a água, e a pressão, tudo que existe na natureza (15%); 3) o conjunto de animais e plantas (11,5%); 4) o lugar onde a gente vive bem, se movimenta, respira o ar puro, faz atividades (8%); 5) qualquer lugar onde ficamos (4%). Para alguns alunos, o meio ambiente inclui todos os seres vivos (animais, plantas e o homem) e as coisas da natureza. Para outros, o meio ambiente contém os animais, as plantas e as coisas da natureza, o homem não faz parte dele. | | CONCLUSÕES: A noção de meio ambiente dos alunos deixa transparecer que existe necessidade de informação sobre o meio ambiente total. Este estudo sugere que informações para a compreensão da noção do meio ambiente através da prática da educação ambiental são fundamentais para o real conceito de meio ambiente (local e global), e conseqüentemente para a sua qualidade e preservação. | | | | | | Palavras-chave: Prática pedagógica; Meio ambiente; Educação ambiental. |
|
Anais da 56ª Reunião Anual da SBPC - Cuiabá, MT - Julho/2004 |